Jump to content

[Tutorial] CSF Interface Web sem cPanel/DA/Webmin

Thiago Sabaia

Recommended Posts

Navegando pelo fórum encontrei o tópico do sr @Glariston perguntando como ter uma interface web para gerenciar o CSF, como tem para cPanel e outros painéis. 

Lembrei que já tinha pesquisado isso um tempo atrás e funcionou perfeitamente, tanto em um servidor puro(apenas CentOS) quando em um com zPanel.

Caso venha utilizar com o zPanel, ele pode ser instalado antes ou depois do firewall, fiz testes das 2 maneiras para garantir que nenhuma complicação fosse gerada.

Vamos a instalação:

Acesse o SSH do servidor e rode o comando abaixo e instale as atualizações pendentes.

yum update

Após efetuar a atualização(caso tenha alguma), rode os comandos abaixo.

wget https://raw.github.com/stokes84/ConfigServer-Firewall-Installer/master/install.sh
bash install.sh

Após rodar esse comando, será solicitado algumas informações como na imagem abaixo:

rS520k7.jpg

1. Será perguntado se você deseja acessar a interface de qualquer IP ou apenas de IPs escolhidos, como eu tenho IP dinamico, coloquei n

s = apenas ip listado

n = qualquer ip

2. Escolha um nome de usuário, ele será usado para acessar a interface do CSF

3. Escolha uma senha.

4. Escolha um e-mail para receber os alertas do firewall

5. Escolha a porta de acesso a interface web.

6. Coloque y

O próximo passo é gerar o certificado SSL, basta preencher com seus dados como na imagem abaixo.

hANkTy0.jpg

Após isso você deve receber uma mensagem informando que o firewall foi iniciado com sucesso.

Agora basta acessar https://seuip:porta e acessar com os dados definidos no processo.

TWNKIQD.png

Para esse tutorial eu contratei o VPS mais barato da Host1Plus, fiz a instalação com o VPS do jeito que ele veio, sem precisar de nenhuma pré configuração antes.

Caso por algum motivo você esqueça a senha do CSF, acesse o SSH abra o arquivo /etc/csf/csf.conf com o editor de texto de sua preferencia e pesquise por UI_PASS 

Ai você poderá conferir sua senha ou altera-lá. 

Código: https://github.com/stokes84/ConfigServer-Firewall-Installer

@Thiago Sabaia

Parabéns Thiago... excelente tutorial, cara... como estava procurando isso! :D

Você citou que utilizou com o zPanel, também quero para utilizar no zPanel, poderia me confirmar se instalou antes ou depois do zPanel?

Tenho um sistema em produção usando esse painel e fiquei com o pé atrás de instalar em um ambiente já em produção.

@Thiago Sabaia

Parabéns Thiago... excelente tutorial, cara... como estava procurando isso! :D

Você citou que utilizou com o zPanel, também quero para utilizar no zPanel, poderia me confirmar se instalou antes ou depois do zPanel?

Tenho um sistema em produção usando esse painel e fiquei com o pé atrás de instalar em um ambiente já em produção.

Olha, o meu eu instalei com o zPanel já instalado, pois eu já estava com o zPanel, ai fucei a internet para colocar um firewall nele.

Vou aproveitar que ainda não formatei a maquina que usei para o tutorial e vou tentar instalar o zPanel nela, para saber se da algum problema instalar o firewall primeiro e depois o zPanel.