Visitante Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 (editado) Pessoal, recebi a indicação de um amigo no email, desta campanha que ajudará a baixar a conta de luz dos brasileiros.. Basicamente, é o seguinte: No Brasil, 77% de toda a energia produzida vem de usinas hidrelétricas, a fonte mais barata que existe. Mas a construção das usinas e sistemas de transmissão e distribuição é um investimento bilionário. Para viabilizar essa construção, o governo faz contratos de concessão com empresas e o investimento é recuperado cobrando-se um valor adicional nas contas de luz. Portanto, quem paga pela construção do sistema elétrico é o consumidor. As contas são mais altas no período de amortização. Porém, passados 35 anos, limite máximo definido pela lei para a recuperação do investimento, a tarifa tem que baixar, e muito... As concessões das usinas mais antigas do Brasil venceram em 1995. Na época, as companhias receberam compensações bilionárias, equivalentes a aproximadamente 144 bilhões de reais, em valores de hoje. Além disso, tiveram seus contratos prorrogados sem leilão, sem concorrência, por mais 20 anos, totalizando uma média de 56 anos de concessão. Ou seja: os brasileiros já estão pagando essa conta há mais de cinco décadas. Tempo mais que suficiente para pagar os investimentos. Esses contratos vencerão de novo em 2015. Documento completo: http://www.energiaaprecojusto.com.br/material/Folder_Energia_210x300cm.pdf SITE DA CAMPANHA: http://www.energiaaprecojusto.com.br Vote! Editado Setembro 5, 2011 por Visitante Link para o comentário
Clebson Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Eu já fiz a minha parte! :-) Link para o comentário
Visitante Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Eu já fiz a minha parte! :-) Valeeeu! =). Link para o comentário
Rafael Cresci Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 A título de comparação: na minha conta de luz aqui no Rio, pago R$ 0,45/kWh sem impostos. Com impostos isso sobe mais ainda. Em Miami, pagava US$ 0.08 sem impostos (US$ 0.10 com impostos) pelo mesmo kWh. Absurdo, não? E olha que o valor na Florida é alto porque não tem competição, só tem 1 concessionária que monopoliza (em outros estados tem competição). Link para o comentário
Visitante Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 A título de comparação: na minha conta de luz aqui no Rio, pago R$ 0,45/kWh sem impostos. Com impostos isso sobe mais ainda. Em Miami, pagava US$ 0.08 sem impostos (US$ 0.10 com impostos) pelo mesmo kWh. Absurdo, não? E olha que o valor na Florida é alto porque não tem competição, só tem 1 concessionária que monopoliza (em outros estados tem competição). Caraca! Isto que lá não tem tanta hidrelétrica como tem aqui! A maioria é outras fontes de energia, como nuclear, etc (corrijam-me se eu estiver errado), que são mais caras e exigem mais manutenção.. Link para o comentário
lucasippon Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Daqui a pouco voto, estou meio ocupado. Link para o comentário
Andre Juliano Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Ja fiz minha parte. WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais (OpenVZ / KVM). Link para o comentário
Rafael Cresci Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Energia nuclear não é mais cara... Só dá mais trabalho. Link para o comentário
Igor B Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Energia nuclear não é mais cara... Só dá mais trabalho. O que a torna mais cara. Link para o comentário
Visitante Postado Setembro 5, 2011 Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Energia nuclear não é mais cara... Só dá mais trabalho. Sim, em termos de rendimento ela é mais econômica, mas em mão de obra, manutenção, etc.. vai somando custos e a tornando mais cara. Pois precisa de técnicos qualificados, equipamentos bilionários, reagentes, varetas, etc.. e cada peça não deve ser nada barata! Link para o comentário
Posts Recomendados