Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quem é o dono da Internet?

Posts Recomendados

Galera, procurando o MAPA da rede submarina de cabos de 2011, achei este post, e achei muito interesante, dem uma olhada..

O jornal Correio Braziliense publicou na última Sexta 2 de julho uma reportagem que deve ter passado desapercebida para a maioria das pessoas, mas que foi tratada com seriedade pela equipe do jornal. Sei que o Correio está longe de ser a fonte mais confiável do mundo, mas dada a profundidade da reportagem resolvi verificar com uma rápida pesquisa no Google o que estava sendo escrito e me parece que podemos confirmar a veracidade das informações. Um Senador que se diz independente chamado Joe Lieberman, apresentou uma proposta de lei que poderia bem ser republicana, apesar de o mesmo já ter sido membro do partido Democrata. O seu projeto tenta, de maneira resumida pelo Correio:

…aumentar o controle estatal da Internet, dando poderes ao presidente de, inclusive, desligar a Internet em situação de ataque.

Sim, o termo pode parecer um pouco calamitoso para quem não conhece a rede, mas de fato a ideia é essa mesmo. Os americanos já sacaram há algum tempo que a rede não é tão controlável como as outras mídias “independentes” que eles estão acostumados a lidar, e também já entenderam há muito tempo que ideias não podem ser combatidas com bombas. Assim, é fundamental vencer a guerra da informação, que já disse ser a guerra do futuro quando citei a disputa Google x China, e eles estão querendo dar um passo à frente nesse caminho. Há duas análises importantes a serem feitas:

É possível aos EUA cortar o acesso à Internet?

O que um possível corte da rede nos EUA afetaria a minha vida?

Os Verdadeiros donos da rede

Vamos tentar responder à primeira pergunta: é possível aos americanos cortar o acesso à Internet?

Antes de responder é preciso entender o que é a Internet. De maneira resumida poderíamos dizer que é um conjunto de redes interligadas entre si através de grandes conectores, que chamamos de backbones. Para tentar entendê-los, vamos partir da sua rede doméstica. Para acessar a internet, precisamos nos conectar a um provedor de serviços de comunicação, que vai passar um cabo, uma linha telefônica, rádio, enfim, vai nos fornecer algum tipo de meio para nos conectar à grande rede. Ganhamos então um endereço IP de Internet, que normalmente está dentro de uma determinada faixa de endereços que pertence ao provedor, que dentro de sua onipotência nos “empresta” para acessarmos a Internet. Uma boa referência é esse artigo do Guia do Hardware, e reproduzo uma de suas imagens aqui para ilustrar:

O texto é grande, entao continuem lendo neste link: http://eduardosan.wordpress.com/2010/07/13/quem-e-o-dono-da-internet/

Fonte: http://eduardosan.wordpress.com/2010/07/13/quem-e-o-dono-da-internet/

Link para o comentário

A muito tempo não paro tanto tempo para leitura de um post, achei que o mesmo possui grande informação, no entanto é meio "fanatismo", a internet não pode ser simplesmente desligada, pois ele existe justamente pela existência de computadores que se comunicam entre si, logo se somente os DCs nacionais existissem, nos teríamos um modelo de internet próprio, se eles quiserem sair, perderemos serviços, sim, mais a internet não teria o seu fim.

Link para o comentário

Ele não poderia desligar A INTERNET

Mas imagino que com algumas providencias seja possível sim cortar boa parte da internet nos estados unidos e deixar a internet mundial abaladíssima.

O que afetaria minhe vida? Minha fonte de renda está em servidores nos estados unidos, eu perderia aprox. 700 reais por dia de EUA sem internet uhaehueahuehuuahe

;)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?