Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Parallels Plesk 10


Posts Recomendados

parallels-plesk-10.jpgUm grande salve a todos os amigos do Portal do Host. Escrevo hoje sobre um assunto que deve trazer bastante esperança para os amigos que assim como eu vendem hospedagem em servidores Windows/Plesk.


Considerado por muitos a melhor solução em painel de controle para hospedagem Windows, o Plesk chega a sua decima versão trazendo muitas novidades e prometendo resolver grande parte dos problemas presentes em suas versões 8.x e 9.x e que afetaram drasticamente o mercado de hospedagem Windows, principalmente no exterior.


Entre as novidades disponíveis posso destacar as seguintes:



Planos, assinaturas e hospedagem com vários domínios


Na versão 9.x tentaram resolver esta questão mas não se obteve muito sucesso, sendo assim se você tivesse um cliente com 10 domínios você era obrigado a criar 10 contas diferentes para ele, ou seja, 10 logins e senhas diferentes.


Na versão 10 os templates deixam de existir e são substituídos por planos de recursos, com isso seus clientes poderão assinar quantos planos quiserem, gerenciando todos os recursos com um único usuário e senha se assim desejarem. Esta mudança também gerou a facilidade de se ter uma hospedagem com múltiplos domínios/subdomínios.



Painel de controle dos clientes


Uma das mais notáveis alterações desta versão foi realizada no painel dos clientes, outro grande motivo que gerava insatisfação aos usuários do Plesk. Este painel agora é diferenciado do painel do administrador ou da revenda fazendo com que seu uso fique menos complicado para o usuário final.



Painel de controle dos administradores e das revendas


Este painel se tornou exclusivo para as funções de administração e revenda. Ele teve um ganho em performance e tornou-se mais fácil de utilizar. Um recurso que chama a atenção aqui é a maior facilidade de integração dos serviços do servidor com o Google Apps. Esta funcionalidade já existia a partir da versão 9.5, porem pela inexperiência/pouco caso da maioria dos administradores de servidores Windows/Plesk este recurso quase não foi utilizado.



Otimização para o uso em VPS


O grande consumo de memória quando utilizado em VPS também parece ser coisa do passado.  O Plesk passa a ter um suporte nativo aos VPS. Acredito que com isso a utilização dos VPS se popularize mais lá fora reduzindo os custos também para nós brazucas.



SiteBuilder


O SiteBuilder foi totalmente remodelado e passa a ser fornecido gratuitamente quando o usuário contratar a licença para domínios ilimitados.



Sistema de faturamento e Acesso direto via API


A Plesk também prometeu melhorias no seu sistema de faturamento que deixou de se chamar Plesk Billing e passou a se chamar Customer and Business Manager. Como a versão 10 ainda é bem recente esperamos que logo eles passem a oferecer suporte ao Real. De qualquer forma a API do Plesk foi toda remodelada, o que permite a integração com sistemas de terceiros (entenda-se aqui WHMCS, Hostbill, etc) de uma maneira muito mais fácil.


Estou testando todas as versões disponíveis no site da Parallels, a fabricante do painel. Você também pode testar acessando o endereço https://plesk10.demo.parallels.com:8443/ utilizando os dados abaixo de acordo com o nível de usuário que desejar.


Administrador
Login: admin
Senha: panel


Revenda
Login: reseller
Senha: panel


Clientes
Login: customer
Senha: panel


Usuário de domínio
Login: [email protected]
Senha: panel


Em alguns sites no exterior encontrei pessoas afirmando que o ganho de performance da versão 10 em relação as versões anteriores é de mais de 40%. O que é um valor bem consideravel se tratando de servidores Windows. Já contabilizei mais de 30 empresas, também no exterior, vendendo hospedagem com esta nova versão, o que é um bom sinal tendo em vista o seu recente lançamento. A Parallels começou a venda do Plesk 10 oferecendo 4 idiomas a menos de 6 meses atrás, hoje o número de idiomas disponíveis já esta em 10 e deve aumentar consideravelmente nos próximos meses.


Concluindo, entendo que a Parallels esteja cuidando de sua parcela de responsabilidade melhorando seu sistema, principalmente nos pontos onde estavam localizadas as maiores críticas. Agora falta a parte dos donos/administradores de servidores Windows estudarem e se especializarem mais nesta poderosa ferramenta para que assim deixem de alegar problemas de segurança para bloquear grande parte das funcionalidades quando o problema realmente esta na má gestão do sistema.


Aproveitando deixo aqui o meu desejo de grande sucesso em seus hosts neste ano de 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, longe de mim ir contra o seu post, eu só gostaria de salientar que, assim como as versões anteriores do Plesk, a versão 10 também não oferece suporte ao HMailServer, uma das únicas se não a única alternativa gratuíta à disponibilização ao cliente, do uso do IMAP, pasta de ítens enviados, entre outros. Ou seja, a gente coloca um sistema de gestão de servidor 2011 e continua utilizando o hMailServer versão 2007, que foi o último ano em que os 2 softwares conversaram. Com isto, além dos custos das licença Windows e do Plesk, caso a empresa de hospedagem queira alguma alternativa IMAP, também tem que pagar U$ 500,00 para 2000 caixas postais. Para mim, gol contra. Abraço! Alekis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivian, na verdade eu tinha algumas atualizações neste post, mas já não faço mais parte da equipe deste portal. De qualquer forma, a massiva maioria ainda é de fora do Brasil. Infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Alexandre. Isso de fato é uma falta grave que não foi resolvida na versão 10. Eu cheguei a desistir de um VPS por conta da licença profissional do MailEnable que é impraticavel para quem possui poucos clientes Windows. Tomara que isso se resolva nas próximas versões ou o jeito será aguardar o Enkompass mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esse problema do IMAP é complicado, eu hoje tenho pouco mais de 50 clientes Windows, o resto é tudo linux, para sanar esse problema, eu deixo os sites rodando no Windows e os emails no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?