Janio Sarmento Postado Novembro 3, 2010 Compartilhar Postado Novembro 3, 2010 É ponto pacífico que hoje em dia a maioria das empresas de hospedagem só funciona graças a pacotes como o Plesk, o cPanel e o Kloxo (antigo LXAdmin), este bem mais raro que os demais. Algumas empresas --- normalmente as maiores --- investem no desenvolvimento de ferramentas próprias, quase sempre representadas por paineis de controle personalizado. Mas, e as empresas pequenas? Como elas encaram a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento? Certamente não tenho a resposta à pergunta acima, mas posso falar de minha própria experiência e do que observo no mercado. Desde o início minha empresa investiu muito em pesquisa, nem sempre investiu em desenvolvimento (do ponto de vista dos servidores). Sempre tivemos um esforço constante, incessante, em busca das melhores configurações, da melhor seleção de módulos para o Apache, etc. Com o advento da virtualização Xen nós passamos então a desenvolver. Não paineis de controle personalizados, mas configurações de servidor. A primeira coisa que fizemos foi incluir o Nginx como acelerador web "na frente" do Apache, nas máquinas cPanel. Não é uma solução viável para todo mundo (quem precisa de controle relativamente preciso de consumo de banda não pode se dar ao luxo de usufruir de toda a aceleração facultada pelo Nginx). Logo em seguida investimos esforços na criação de servidores extremamente otimizados: sem painel de controle, sem serviço de e-mail (usa-se Google Apps gratuito), só Nginx, PHP e MySQL, para servir páginas em velocidade extrema. Estas máquinas, atualmente, são um diferencial de nossa empresa. Agora, estamos trabalhando numa nova geração de máquinas, com soluções de software ainda baseadas no Nginx mas corrigindo alguns pequenos problemas que os meses de uso com as mais diversas configurações de clientes evidenciaram. Somos uma empresa minúscula, mas ainda assim investimos em pesquisa e desenvolvimento, com vistas em tornar nossos serviços diferenciados dentro do mercado. O caminho de escrever um painel de controle personalizado, sendo que já existem tantas alternativas estáveis e plenamente funcionais, não nos pareceu válido até o momento (mas está incluído nos planos para algum dia), em função de nossos recursos humanos serem limitados; preferimos investir em desenvolvimento de estrutura básica, com vistas a elevar ao máximo o desempenho possível dos servidores que vendemos. E você? Qual o porte de sua empresa de hospedagem, e qual a sua política de pesquisa e desenvolvimento? Quais suas prioridades? O que você aprendeu nos últimos tempos e gostaria de compartilhar com seus colegas de mercado? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 3, 2010 Compartilhar Postado Novembro 3, 2010 Olha janio , para pequenas empresas fica inviavel algo assim. Uso e recomendo sempre o WHMCS como gerenciador , e Cpanel Ou Plesk , agora quem pode investir em tal , seria otimo acho , pois seria um serviço exclusivo da empresa , assim atraindo novos clientes. Mais para quem sabe jogar um bom marketing , Vende ate mais se nao tiver essas exclusividades penso eu . No meu caso , eu prefiro investir em um site exclusivo (ainda nao tenho um totalmente meu , mais to providenciando) E um Otimo sistema de SEO . Boa sorte ao nossos nobres colegas ! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 4, 2010 Compartilhar Postado Novembro 4, 2010 Acho esse ponto relativo do quanto "vale" o desenvolvimento de uma ferramenta. O que me admira é a desvalorização do trabalho alheio nesta área. Faço websites sob medidas de média a alta complexidade e fico surpreso ao um cliente solicitar um orçamento para algum produto voltado para o ramo de hosting e acabar trocando uma solução que vai 100% ao encontro das necessidades dele por outras ferramentas que custam 29,90 no mercado livre pirateadas e que nem chega perto do que ele precisa. Se falarmos então da construção de um gerenciador de hosting.. meu Deus!!! Aí que o pessoal se mata mesmo... Eu vejo que as pequenas empresas não querem e não gostam de investir em tecnologias novas, preferem ficar a refens de tudo o que precisam e usar e abusar da pirataria quando é possível. Concordo em 100% que investir em tecnlogia é sinônimo de produtos mais sofisticados e um passo a frente do concorrente tão pequeno quanto você. Acho que se cada empresa tivesse uma % mensal para pesquisa, para publicidade, para isso ou aquilo, seria bem mais fácil. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 4, 2010 Compartilhar Postado Novembro 4, 2010 A maior barreira para quem quer uma ferramenta personalizada, por incrível que pareça, é a comunicação. Mesmo vivênciando na era da comunicação, quem não trabalha diretamente com desenvolvimento não é capaz de compreender o mínimo custo que ele têm para operar. Criar uma ferramente personalizada hoje em dia é muito simples, rápido e fácil. As linguagens de programação são evoluídas, pouco esforço (falando de codificar agora) realiza milagrosos resultados. No entanto, empresas de desenvolvimento cobra fortunas por programas personalizados e grandes empresas pagam. Pagam mesmo. De verdade. Um programa que custa à empresa $ 20 mil reais para ser desenvolvido (incluido salario de desenvolvedores durante o tempo de produção, luz, agua, biscoitos, café, bolinhos, pizza, fotografias, combustivel, telefone, internet e tudo mais que precisar) chega a custar 800 mil reais!! Absurdos como esse acontencem porque desenvolvedores currptos estão no comando. Um freelancer é capaz de desenvolver uma boa ferramenta personalizada a custos extremamente reduzidos, custos reais! É necessário conhecer os reais desenvolvedores, aqueles que fazem o serviço de qualidade a preço justo e sem burocracia. Estes sim irão lhe tratar com respeito. Ir atrás de grandes empresas de desenvolvimento é ser tapeado. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 5, 2010 Compartilhar Postado Novembro 5, 2010 É uma pena que a galera esteja pensando exclusivamente em desenvolver paineis de controle personalizados. Desenvolvimento não é só isso, e parece que não consegui deixar isso claro no artigo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 7, 2010 Compartilhar Postado Novembro 7, 2010 Claro você deixou. O problema é que as pessoas não sabem interpretar texto. Somado a isso, junta-se o outro problema: além de ler e não entender, tem os que nem leem nada. Leem apenas o comentário mais recente (que já não fala nada com nada) e dá continuidade ao devaneio. Simples (e triste) assim. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 24, 2010 Compartilhar Postado Novembro 24, 2010 Inovar sempre é necessário - ainda mais no mercado amalucado de hosting. Eu fico as vezes fazendo uma comparação com o que existia a 5, 8, 10 anos atrás com o que temos hoje - é muita diferença. Pesquisa e desenvolvimento, procurando novas ferramentas para acompanhar a evolução do mercado é fundamental. Um exemplo nosso foi o uso do NGINX, porém tivemos que desenvolver uma ferramentas para corrigir alguns problemas do uso do NGINX no sistema CPANEL. Foram 8 meses de desenvolvimento com investimento aproximado de 8.000,00 e muita, mas muita dor de cabeça com desenvolvedores - muito dinheiro para uma pequena empresa, mas no final valeu cada centavo. Esse é apenas um exemplo dentro outros que aplicamos. Sobre o uso do painel de controle próprio, eu deixo uma pergunta: Será que vale a pena investir no desenvolvimento de uma ferramenta própria se já existe ferramentas bem mais completas e prontas para uso no mercado a um preço acessível ? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 24, 2010 Compartilhar Postado Novembro 24, 2010 Nossa, eu tento focar justamente na qualidade do server, ainda mais agora que estou dando foco para hospedagem. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2010 Compartilhar Postado Novembro 25, 2010 Bom Janio, Considero minha empresa ainda de pequeno porte pelos seguintes motivos: aproximadamente 100 clientes e uma renda mensal ainda váriavel, tendo em vista os diferentes ciclos de pagamentos escolhidos pelos clientes. Os mais antigos nesta área como eu, acredito terem focado muito em como extrair o maior potencial de suas revendas tendo em vista que o custo dos servidores era relativamente alto. Acho que minha Pesquisa e Desenvolvimento hoje ainda busca maneiras de como melhorar meu relacionamento com o cliente (tendo em vista que minha maior fonte de clientes são as propagandas boca-a-boca), estudar as novas versões dos paineis para ver o que é possível oferecer de melhor para os clientes e descobrir novos segmentos neste mercado para aumentar meu mix de serviços e assim deixar menos espaço para a concorrência. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.