Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É mesmo o seu cliente que está solicitando isso?

Posts Recomendados

Olá Angel, obrigado por publicar aqui o assunto do post. Acho esse assunto muito importante e ao contrário do que eu mesmo já disse antes, a confirmação via telefone pode ser útil sim (pois é, eu não vejo problemas em mudar de opinião rsrs). Mas essa confirmação não é determinante, é no máximo "relevante". Alguns citaram que o email deve ser o mesmo. Isso também não prova nada pois posso enviar um email para qualquer um aqui, agora mesmo, constando o remetente que eu quiser. E para quem utiliza o help-desk com importação de emails em tickets, pior ainda. Pois o WHMCS vai ler o email com remetente falso e abrir um ticket no painel do cliente verdadeiro como se fosse um pedido autêntico. Porém, como disse no post, a solução simples e definitiva é utilizar a necessidade de abertura de um ticket para validar um pedido de alteração qualquer. Porém, para não acontecer o que eu disse acima com quem usa importação de emails em tickets (eu sou um deles), basta criar um departamento específico para essas alterações que não faça a conversão de emails em tickets (chamado por exemplo de "intervenção"). Para este departamento, abrir um ticket só é possível através do acesso ao painel do cliente. Então, o cliente continua podendo enviar emails que serão convertidos em tickets. Mas para solicitar alterações ele tem que abrir um ticket no dpto "intervenção" que só pode ser aberto através do painel do cliente. Está aí a autenticação. Observação 1: Em qualquer sistema é necessário um critério de autênticação do cliente. No caso, a autenticação é no painel do WHMCS. É responsabilidade do cliente a privacidade de seus dados de acesso. Ou seja, acessou e solicitou, então o pedido é "autêntico" (mesmo que não tenha sido feito pelo cliente). Observação 2: Em casos de solicitação de cancelamento, o mais seguro é não ter esta opção e instruir o cliente que ele pode ficar tranquilo que após x dias sem pgto a conta é automaticamente excluída. Dessa forma, mesmo que o pedido fosse fraudulento a inadimplência já validaria a exclusão da conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc sabe "quem é" a pessoa? Algum critério fixo de autenticação vc deve utilizar. E se vc utiliza um critério de autenticação, pra que pedir fax com assinatura? Ou abedeceu ao critério e é autenticado, ou não.

Link para o comentário

eu acho que deixar de pagar também seria uma boa opção. ligar p/ cliente eu não vejo como amadorismo, pelo contrario, no momento depois do "ilimitado" agora a febre é ter um gerente de conta...rs...se você liga p/ cliente, acho que é + interessante do ponto de vista [empresa = tabu = cliente], como eu tenho cerca de 25 clientes e não 4mil como cheguei a ler em um comentario aqui no portal hehehehe eu faço algumas ligações estrategicas...sendo assim, o cliente ja terá o habito de receber minhas ligações. agora, supondo que, quem responder a ligação não é responsavel pela conta...ai ja é outros 500, afinal, a responsabilidade do telefone no cadastro é do cliente. e conversando também, acho que da p/ perceber quando uma pessoa esta decidida.

Link para o comentário

Sidnei, não são "outros 500", e sim "os mesmo 500", pois o problema é o mesmo. Vc está dizendo que se alguém atender o telefone no lugar do cliente e fizer uma confirmação fraudulenta a responsabilidade é dele. Errado, a responsabilidade é sua por não possuir um critério válido de autenticação. Pense bem, o cliente tem que fazer plantão pra não deixar ninguém atender o telefone? Outra coisa: Que história é essa de "conversando dá pra perceber quando uma pessoa está decidida"? Este é o seu critério de autentcação? Uma "percebida" na voz? Valeu

Link para o comentário

Boa ideia sobre um departamento "intervenção" Outro detalhe que esqueci, sempre enviamos um e-mail para o cliente informando que a conta foi suspensa, e como aguardamos 48hs para cancelar a conta definitivamente as chances de ser engano é pequena, mas nunca se sabe... nesses casos o melhor é prevenir. Abraço Eder

Link para o comentário

Mas se houve o telefonema, é pq o cliente solicitou por meio de e-mail, ticket, sei lá... O telefonema é só um meio de vc checar se é isso mesmo que ele quer, e vc demonstrar q está dando atencao para o cliente. Agora, se é uma fraude o pedido de cancelamento partindo do cliente por e-mail e quando vc ligar o mesmo fraudador atender o telefone do cara, bom.. ai já é demais né?

Link para o comentário

Eu gostaria de avisar que a seção de comentários se destina a fazer adições, opiniões AO POST. Se vocês querem se pegar uns aos outros - façam isso no fórum. Estou avisando porque o último post gerou uma reca de comentários nada a ver e muitas discussões. Não quero mais gastar minha miopia com isso, hein!

Link para o comentário

O FAX somente é solicitado quando a pessoa que esta solicitando o cancelamento não for nenhum dos responsaveis e no FAX deve constar o nome do responsavel. Se for falsificado, é crime e ai o cliente verdadeiro sendo prejudicado, acionamos os advogados.

Link para o comentário

Porque vou pegar telefone e e-mail dos clientes se não posso me comunicar por tais meios? p/ que serve estes dados então? pense bem nisso. quanto sua pergunta sobre criterio de autenticação, prefiro nem responder p/ não fugirmos do topico. só recomendo que leia com calma meu post e depois e seu e reflita melhor sobre isso!!! hoje cancelei um plano na kinghost pelo chat, no inicio ainda teve uma forçadinha de barra, querendo saber motivo, p/ ver se eu continuasse com eles...mas depois foi tranquilo, pediu apenas minha senha do painel de controle, forneci e o cancelamento se da automatico deixando de pagar o boleto (simples rapido) no momento, eu fiquei avaliando bem a situação e me senti bastante confortavel, e acho isso importante porque no meu ponto de vista, se um dia eu achar necessario, volto abrir conta no servidor deles.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?