Administração AngelCosta Postado Abril 7, 2010 Administração Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Você abre seu e-mail e lá está uma solicitação de cancelamento de conta ou algo igualmente importante. Você tem 100% de certeza de que é mesmo o seu cliente que está solicitando isso? Esta questão é muito interessante e foi levantada em nosso fórum. Bem, certeza absoluta é impossível. Porque qualquer cidadão com posse de alguns dados seus pode fazer o que bem entender na sua conta. Eu tenho todos os dados da minha irmã: CPF, RG, data de nascimento, números de cartão, etc. Quando ela precisa comprar algo pela internet ou cancelar algum serviço pelo telefone, advinha quem faz? Eu. O atendente não tem como ver que eu sou 20 anos mais nova e fisicamente diferente. É obrigado apenas a confirmar dados. Para evitar erros e fraudes, algumas soluções foram propostas: Telefonar para o cliente Apesar de terem mencionado que fazer isso é amadorismo por ser impossível reconhecer a voz, eu discordo em partes. Reconhecer voz é impossível para quem tem centenas de clientes ou quem nunca ouviu a voz deles antes. Porém, serve como uma confirmação de solicitação mais séria, como cancelamento. Para vocês verem como não é tão incomum, eu solicitei cancelamento de serviços com duas empresas do Sul do país e ambas me ligaram confirmando o pedido. Confirmação de dados Isso é o mínimo a se fazer. Em geral, pede-se CPF, nome do domínio e/ou telefone. Mas tudo vai depender do que você tem no seu banco de dados. Não adianta pedir para escanear a última fatura do cartão de crédito porque isso vira um transtorno para o cliente - que pode ficar irritado com tanta burocracia. Autenticação via helpdesk/gerenciador Como foi dito no post, parece a melhor alternativa, pois assume-se que o cliente só passa estes dados de login para pessoas de confiança. A vantagem é que este método fornece uma prova da solicitação: data, ip, localização e outros dados do emissor. Enfim, é preciso ter cuidado com solicitações vindas de e-mail que não constam no seu banco de dados e até mesmo com estas, já que é possível fazer-se passar por outros. Atenção dobrada para os clientes importantes, pois a concorrência pode querer fazer graçinhas. E você, como faz essa verificação de autenticidade? 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Recebo as solicitações via WHMCS até coloquei um botão Solicitar Cancelamento na página inicial Meus Produtos e Serviços ( http://img10.imageshack.us/img10/7760/cancela.jpg ) após isso abro um ticket para o cliente e confirmo se é isso mesmo que ele deseja! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Nosso cliente pode solicitar o cancelamento via Painel de Controle, via HelpDesk ou através de nosso 0800. Após a solicitação, quando não sabemos quem é a pessoa (caso não seja nenhum dos contatos) pedimos um FAX com a assinatura do responsavel. Mesmo apos o recebimento do FAX ou quando é solicitado pelo proprio responsavel, entramos em contato para confirmar o cancelamento e confirmamos alguns dos dados de nosso cadastro. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Mas você tem uma assinatura dele em banco de dados para validar? Eu desde o tempo de colégio sei assinar igual a minha mãe. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Angel, O Crime de falsidade ideológica é figura tipificada no artigo 299 do Código Penal Brasileiro. kkkk Meu irmão mais novo na época que trabalhavamos no comércio do meu pai preenchia os cheques dos fornecedores com a assinatura de minha mãe. Quase perfeito! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 EU SABIA que vc ia falar!!! kkkkk Então, teu irmão me faz companhia na prisão! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Olá, só aceitamos pedidos de cancelamentos ou de novos produtos/serviços quando o e-mail do remetente é o mesmo e-mail do cadastro, ou quando o pedido é realizado através de ticket (que necessita autenticação no whmcs). Ainda assim sempre suspendemos a conta antes de cancelar, e efetivamos a removação da conta 48hs após o pedido. Abraço Eder 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Eder, Eu já fiz melhor deixei a conta suspensa por 30 dias e depois o cliente voltou atrás. kkk 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 kkkk Você agora é advinha é? Mãe Angel do Portal do Host kkk 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 7, 2010 Compartilhar Postado Abril 7, 2010 Putz!!! Ai é sacanagem... mas realmente pode acontecer... Abraço 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.