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A importância de marcar presença em eventos


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Muitos pequenos empresários têm receio de estar em eventos. Muitas vezes pensam que para presenciá-los, deve-se patrociná-los. Nesta postagem mostrarei rápidas e eficazes dicas de como você (ou um de seus funcionários "braço-direito") poderão ser figuras constantes nos eventos de TI, Web e Host pelo país.

Não tenha vergonha de ser pequeno

Não tem problema se você tem dois funcionários ou duzentos, o que importa é o tamanho da solução que você pode prestar para o seu cliente. Muitas empresas gostam de ser tratadas de forma exclusiva e não apenas como um número. Neste ponto, por você ter uma pequena empresa, sairá em disparado ante às maiores.

 

A presença em eventos não requer tamanho mínimo empresarial, mas sim a capacidade comercial e de pós-venda que a sua empresa terá como os novos prospects que poderão se tornar seus clientes em breve.

 

Muitos com certeza dirão que eventos não trazem resultados e eu responderei: Depende do resultado que você deseja. Com certeza sua marca não ficará conhecida e as pessoas confiarão nela de uma hora para a outra, mas aos poucos, cativando e fidelizando os seus clientes, com certeza sua marca crescerá.

Como em tudo, defina nichos

Se você está pensando em ir a eventos para angariar novos revendedores de seus serviços de hospedagem, procure pelos que tenham relação direta com estes profissionais, como eventos de código fonte livre, por exemplo. Não adianta você querer estar em todos os acontecimentos apenas para distribuir os seus cartões, mas sim com o objetivo de aumentar quantitativa e qualitativamente a sua cartela.

 

Há um tempo atrás li (e não lembro onde, infelizmente) que não importa quantas pessoas você tenha em sua agenda de contatos, mas sim quantas pessoas têm você em suas agendas.

A metedologia "da coisa"

É simples: compareça aos eventos como uma pessoa comum e assista às palestras, vá até os stands das empresas (e aproveite para ver as novidades de suas concorrentes maiores), faça amizades e divulgue sua marca no "boca-a-boca".

 

Imagine que o João, diretor de uma agência digitial, hospede 35 domínios na empresa XYZHost. Ele está passando por sérios problemas com seu CMS Joomla!. Você, como já está conversando com ele há alguns minutos, lembra que sua empresa é especialista na hospedagem de soluções em Joomla! e informa que pode ajudá-lo, dizendo que sua plataforma não tem aquele tipo de problema, pois a solução para aquela situação é A, B C, enfim... De uma simples conversa, de um pequeno investimento em um evento, você poderá ter diversos contatos com gente importante.

 

É fato que nem todos que vão aos eventos são especialistas, empresários, mas com certeza você falará com muitos deles em um só evento e poderá divulgar a sua pequena empresa, fazendo sua ascenção rapidamente.

Ok, Zamora. Estou com os contatos "dos caras". E agora?

Você está com a faca e o queijo nas mãos. Se sua empresa sobreviveu até agora, com certeza saberá ligar ao seu cliente e dizer que o encontrou no evento anterior, que tem a solução para a situação dele e que sem compromisso algum você poderá enviar um PDF com um demonstrativo de suas soluções.

 

Quando temos uma pequena empresa, o que nós queremos é CONTATOS! Imagine-se nesta situação: você está com o contato da pessoa certa da empresa (responsável pela TI, CEO, Diretor...), estão esperando o seu contato e, principalmente, você tem a solução que eles necessitam!

 

Não há "quebra-cabeças" tão bem montado como este.

Na prática funciona melhor

O primeiro passo é mais difícil, eu sei, mas respire fundo, levante a cabeça e vá à batalha!

Com certeza sua cartela aumentará e você angariará uma grande parcela de clientes corporativos.

 

Nota: Grande parte dos clientes que frequentam eventos são corporativos (obviamente, depende do tipo de evento), portanto cautela na euforia de "eu comporto tudo". Saiba sempre o limite da sua empresa. Nem os maiores braços conseguem abraçar o mundo de uma só vez.

 

Espero realmente que sua busca seja satisfatória.

Obrigado pela paciência e pela visita.

 

Um grande abraço,

Carlos Zamora.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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Gostei muito deste post... participar de eventos com o intuito de aumentar o networking é uma estratégia que pode trazer uma relação custo x benefício extremamente satisfatória. Outra questão interessante é a de patrocinar pequenos eventos, mas claro, escolhendo bem o evento para não ter surpresas desagradáveis. Para quem achar que isso não vale a pena, vou citar um caso que participei e que trouxe um retorno fantástico para a minha empresa. Patrocinamos um evento pequeno de Muay Thai em uma cidade vizinha a nossa empresa, pelo porte do evento os custos foram muito baixos (aproximadamente R$ 450,00) e tivemos direito a um "stand" onde poderíamos divulgar nossos produtos. Apesar de pequeno, este evento contava com a participação de mais de 50 equipes, de aprox. 100 academias e mais de 400 atletas (entre profissionais e amadores). Como nosso foco é desenvolvimento de sistemas e trabalhamos também com desenvolvimento e hospedagem de web sites, tínhamos muito oferecer a este público, desde sistemas de gerenciamento de academias, até desenvolvimento de web sites para equipes, academias e atletas. O resultado final foi a venda de um sistema e 5 web sites (com suas respectivas hospedagem, trazendo no final das contas um lucro (já descontando despesas com funcionários, impostos, etc...) de quase 10 vezes o valor investido. E para nossa surpresa, 3 meses após o evento, a federação que havia organizado o mesmo nos procurou para oferecer uma parceria, onde nós ofereceríamos custos diferenciados para seus filiados. Poderíamos não ter conseguido nenhum cliente ? SIM... Existe o risco ? SIM... Mas estudando bem os eventos e seus públicos, os riscos podem ser minimizados ao extremo. Ficar sentado na cadeira esperando os clientes nos procurarem nem sempre dá certo, portanto, vamos atrás deles ! Mais uma vez parabéns pelo excelente post... Abraços a todos Alexandre

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Olá Alexandre, fico muito feliz pela sua presença no Blog! E depois dizem que não há "árvore do dinheiro", hein? hehehe. Te asseguro que os seus R$ 450,00 foram muito mais bem investidos do que os R$ 5.000,00 cobrados por revistas do setor. Em uma empresa de host que trabalhei, fazíamos mensalmente este investimento e o retorno era mínimo (custa-se praticamente o mesmo para participar de um evento de medianas proporções). Outro ponto muito importante é a parceria com empresas e associações. Você matou duas questões (importantíssimas ao meu ver) com uma atitude só! Meus parabéns, sucesso à Trevisani e, se novamente for merecedor de seus inteligentíssimos comentários, o faça por gentileza!!! Um grande abraço, novamente foi um prazer "vê-lo" por aqui.

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