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Protegendo sua empresa de clientes ruins


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Estamos acostumados a reclamar quando as empresas descumprem prazos e desrespeitam nossos direitos, correto? Existem até órgãos oficiais e não oficiais para monitorar e intermediar esta relação. Em geral, as empresas são penalizadas e o cliente - a parte "fraca" - é indenizado ou tem sem problema resolvido.

 

Mas quando é o cliente que fere a sua parte do acordo, as empresas contam somente com os órgãos de proteção ao crédito para se protegerem. (Não entraremos no mérito de bancos de dados compartilhados)

 

Pois é... e por duas ou três vezes chega em meu email - ou até em nosso fórum - pedidos de um SPC para serviços de hospedagem. Um lugar onde empresas possam ter conhecimento dos "scammers", golpistas e mau pagadores.

Nasty Client

A ideia em si não é má, mas seria muito complicado executar algo assim de modo ético, sem falar no compartilhamento de dados de clientes - não sei qual a legislação sobre o assunto. Mas... como a Internet é uma terra de ninguém, fui apresentada no começo deste ano ao Nasty Client.

 

Isto mesmo, senhores, é um lugar onde empresas podem fazer avaliações de clientes ruins. O site é americano e afirma estar de acordo com a legislação do Tio Sam. A ideia surgiu depois que o proprietário do site levou vários calotes de clientes no ramo da construção civil.

 

A assinatura do serviço custo 15.99 dólares anuais. Veja algumas características:

  • Sua empresa pode permanecer anônima;
  • Você pode editar suas avaliações dos clientes;
  • O banco de dados abrange somente os EUA, por enquanto.

Clientes ruins

Fiz uma lista abaixo do que considero clientes ruins:

  • Os que não pagam;
  • Os que não pagam em dia;
  • Os que atolam o helpdesk com dúvidas que não estam sequer remotamente relacionadas com hospedagem;
  • Os que estão somente atrás do período de testes pra obterem hospedagem grátis;
  • Os que saem falando mal da sua empresa quando o erro é visivelmente deles (ex: falta de pagamento).

Ainda assim, acho bastante complicado divulgar por aí que cliente X ou Y é um péssimo cliente. Acontece que alguns clientes são empresas e podem ter acesso a um site deste tipo se fizerem o cadastro. E aí? Vale a pena? O que vocês acham?

 

O site é http://www.nastyclient.com/

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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