Administração AngelCosta Postado Dezembro 1, 2014 Administração Compartilhar Postado Dezembro 1, 2014 Se tem uma coisa que pode atrapalhar a comunicação entre o cliente e o setor de suporte é o uso de termos técnicos demais ou a simplificação de problemas mais complexos. Por exemplo, um cliente leigo está com problemas de URLs amigáveis porque não tem noção de que é preciso ter um arquivo .htaccess na raiz do site. Se você responde simplesmente que ele tem que "verificar as regras do mod_rewrite no .htaccess", isso gerará uma série de tickets em seguida até que o problema seja resolvido. É preciso saber exatamente o nível do seu cliente para poder falar numa linguagem que ele possa entender. Felizmente, há uma solução muito simples, que pode ser empregada em qualquer plataforma. Pergunte ao cliente o nível de conhecimento dele no assunto. Vi isso pela primeira (e única) vez no setor de suporte da Sucuri e achei fantástico. No caso deles, há 4 níveis de conhecimento: Não sou técnico. Por favor faça para mim; Estou aprendendo. Por favor, explique tudo com cuidado; Tenho um bom conhecimento técnico. Eu provavelmente sei mais do que vocês. Isto é o suficiente para cortar alguns tickets pela metade. No caso do nosso exemplo acima, o cliente teria marcado a primeira opção, solicitando que o suporte faça a alteração para ele. No WHMCS Para quem usa o WHMCS, basta adicionar um campo personalizado em cada departamento de suporte com o nome nível de conhecimento para fazer esta filtragem. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 1, 2014 Compartilhar Postado Dezembro 1, 2014 Caramba, ótima dica. Obrigado Angélica! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...