Janio Sarmento Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Recentemente o wordpress.com anunciou que quem quiser tirar seu blog do serviço gratuito e hospedá-lo em um host comercial vai ter de enfrentar um processo simplificado, de apenas uma etapa contra cinco de antes, pelo mesmo preço. A justificativa é simples: quanto mais fácil for para as pessoas saírem, maior a tendência delas a quererem ficar. Pra mim, faz todo sentido a teoria do Matt. Não é raro que novos clientes tenham verdadeiros casos de horror para contar quando chegam à minha empresa. São domínios que ficam sob controle do host, e portanto o cliente vai perdê-lo logo em seguida; é o cPanel que tem a funcionalidade de backup capada (isso quando permitem que o cliente use cPanel); ou, o mais comum, é a comunicação deficiente, nunca liberam realmente o cliente para ir para onde deseja, na eterna promessa de que agora vão resolver o problema. Sempre tive por política não registrar domínios, embora os clientes vivam pedindo por essa funcionalidade. A razão é que prefiro que o cliente esteja realmente livre para trocar os DNSs de seu domínio quando bem entender, independente do meu painel de controle. Embora eu venda só VPSs e servidores dedicados atualmente, nunca bloqueei o backup no cPanel. E sempre que o cliente pede eu mesmo faço um backup total da conta e disponibilizo pra ele. Até um tempo atrás eu até dava acesso FTP ao meu servidor de backup, mas com o crescimento da estrutura acabou tornando-se inviável esta prática (antes era um "storage", hoje são três e em breve entrará o quarto em operação). E você? Como você encara as desistências dos clientes? Como age quando ele avisa que vai embora? Você dá ferramentas para que o próprio cliente tire os arquivos da sua máquina quando bem entender? Gostaria de saber como os leitores do Portal do Host encaram essa questão, que é tão importante para a saúde de uma empresa quanto as questões relativas a captação de novos clientes. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Aqui temos um política de total negociação com o cliente, mas se ele realmente que ir embora... Disponibilizamos o backup total desde que o cliente abra um ticket! e liberamos o domínio se este foi registrado por mim. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Olha no meu host os clientes tem a liberdade total não colocamos nenhuma barreira para isso. Por que e melhor ter um cliente satisfeito do que um que saia gritando aos quatro ventos que nos somos ruins. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Jânio, ótimo artigo, eu acho que as pessoas tem que ser livres mesmo! " o cPanel que tem a funcionalidade de backup capada (isso quando permitem que o cliente use cPanel);", a TeHospedo usa o cPanel e pretende manter, mas não quer dizer que o cPanel é a tecnologia que deve ser usada. Alguns criam paineis próprios e isso é muito bom, pois resolve alguns problemas. A funcionabilidade de backup do cPanel deve ser removida das features habilitadas. Ela usa MUITOS recursos do servidor e muitas vezes pode travar o servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Trabalhei muito tempo no comércio (e host nao deixa de ser também) e não existe cliente fiel. O cliente precisar ser fidelizado todos os dias. Seja com novos serviços, qualidade e relação custo x benefíco. Ainda nao aconteceu conosco de um cliente querer migrar para outra empresa, mas se ocorrer as portas estarão abertas sem qualquer impedimento, poderemos até oferecer alguma condição especial para que ele permaneça com a nossa empresa mas sem exageros. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Nunca tivemos problemas em relação a saída de algum cliente. Apenas 1 decidiu sair e solicitou a mudança dos DNS, mudamos e ele foi para a Hostnet, depois passou pela UolHost e hoje está novamente conosco. Veja só, dei a liberdade ao cliente, isso foi bom, pois por fim ele entendeu que estar numa empresa que fornece um bom serviço com liberdade de escolha o deixa bem mais seguro. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Temos um host bem pequeno (eurohost.com.br) levando em consideração a muitos sites de host q vejo por aê, mas a nossa política é sempre dar liberdade ao cliente, geralmente não temos problemas com clientes deixando de usar os nossos serviços! Sempre q uma revenda começa apresentar problemas o que posso dizer é q em seguinda vem uma bola de neve. Então sempre procuro uma nova revenda e informo a todos os clientes que estamos mudando nossos serviços para algo melhor e acho que esse tipo de atitude tem deixado nossos clientes seguros a continuar conosco. Mas a idéia é essa liberdade para o cliente ir e vir... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 Roberto. Tem hosts que usam cPanel no servidor (e não paineis personalizados, como você sugere) e ainda assim só dão acesso FTP para o cliente. E normalmente cobram bem caro, muito acima do preço de mercado. Por fim, não creio que o backup do cPanel deva ser desabilitado, mas não é o escopo deste artigo discutir isso. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 12, 2010 Compartilhar Postado Outubro 12, 2010 A minha pergunta é, e quando o cliente está em atraso, quando o seu plano já foi removido por falta de pagamento ou suspenso. Ainda assim devemos disponibilizar o backup do plano? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 12, 2010 Compartilhar Postado Outubro 12, 2010 Aqui disponibilizamos por até 60 dias após o cancelamento - existe um plugin no cPanel que limpa os backups de contas não existentes/deletadas, após 60 dias ele roda e libera espaço em disco. Liberamos porque com hospedagem é um serviço pré-pago na verdade o cliente não se torna "inadimplente", apenas não renovou sua hospedagem conosco. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.