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Problemas ao configurar o hostname e configuração de webmail no cwp


Arthurcvm

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Pessoal estou tendo alguns problemas quanto ao envio e recebimento de emails no meu VPS, o que acontece é que não estou conseguindo uma configuração efetiva do hostname e consequentemente dos emails, segue prints: 

Dyo1i4.png

Essa é a configuração do meu hostname e domínio, tenho consciência que não está correta, o hostname, pelo que entendi, deveria ser apenas "srv1" e o domínio "youster.com.br", a questão é que quando defino o hostname para apenas "srv1" ele não resolve o rDNS/PTR.

Aqui segue parte do maillog:

V50E77.png

Se alguém tiver uma luz eu agradeceria!

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O hostname está correto, ele é formado pelo subdominio.dominio ex. server.seudominio.com.br. O que não está correto ai é o reverso pois está apontando para o padrão da Contabo.

Primeiramente você deve apontar os dns corretamente no Domínio br ou no registrante do seu domínio e aguardar propagar. Depois que estiver propagado e o endereço srv1.youster.com.br estiver pingando corretamente no IP do servidor, então você tem que entrar em contato com o DC e solicitar a configuração do reverso apontando para o seu hotname(srv1.youster.com.br). Depois só aguardar a alteração ter efeito.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

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12 minutos atrás, RevendaHost disse:

O hostname está correto, ele é formado pelo subdominio.dominio ex. server.seudominio.com.br. O que não está correto ai é o reverso pois está apontando para o padrão da Contabo.

Primeiramente você deve apontar os dns corretamente no Domínio br ou no registrante do seu domínio e aguardar propagar. Depois que estiver propagado e o endereço srv1.youster.com.br estiver pingando corretamente no IP do servidor, então você tem que entrar em contato com o DC e solicitar a configuração do reverso apontando para o seu hotname(srv1.youster.com.br). Depois só aguardar a alteração ter efeito.

Já consegui solucionar parte do problema!!! Obrigado pela a ajuda nunca imaginei que fosse o reverso, a configuração ficou a seguinte:

l7ptJS.png

Consegui receber emails no endereço "contato@youster.com.br" o que eu não consigo agora é enviar emails ou respostas a partir do meu servidor, o que pode ser?

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8 minutos atrás, Arthurcvm disse:

Ah! Descobri que o problema só acontece quando o endereço de destinatário é um hotmail, só não consegui nada atualizado com a solução desse problema...

Hotmail, Gmail, UOL são os mais enjoados para receber emails, se o seu servidor estiver com alguma configuração errada ou faltando eles podem receber seus e-mais como também podem não receber. Outra coisa que você tem que verificar é se o seu IP não está em nenhuma blacklist, se estiver o Hotmail e Gmail são os mais criteriosos quanto a isso (principalmente a Microsoft) e certamente será muito difícil seus emails chegarem lá. Se seu emails estiverem em blacklist, você vai ter que correr atrás para remover e ou pedir ao DC para que tome as providências em remover os IP da blacklist ou trocar os IPs do servidor por outros limpos. Agora tem um detalhe: Se não me engano a Contab usa DC Hetzner e é bem comum os IPs lá estarem sujos.

Agora em relação a configuração do seu servidor, verifique se estão corretamente configurados SPF, DKIM e DMARC. Também seria interessante, criar uma entrada A por exemplo: r-dns2 e apontar para o IP secundário do seu servidor. Depois neste IP você configura o reverso apontando para r-dns2.youster.com.br.

Com essas configurações corretas e IPs limpos a maioria dos meus servidores tem nota 9.5 ou 10 no mail-tester, e as mensagens chegam de boa nos destinatários. Mas mesmo assim outros fatores por parte dos destinatários podem influenciar: reputação do IP ou domínio, filtros de email, lista de remetentes confiáveis etc.

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29 minutos atrás, RevendaHost disse:

Hotmail, Gmail, UOL são os mais enjoados para receber emails, se o seu servidor estiver com alguma configuração errada ou faltando eles podem receber seus e-mais como também podem não receber. Outra coisa que você tem que verificar é se o seu IP não está em nenhuma blacklist, se estiver o Hotmail e Gmail são os mais criteriosos quanto a isso (principalmente a Microsoft) e certamente será muito difícil seus emails chegarem lá. Se seu emails estiverem em blacklist, você vai ter que correr atrás para remover e ou pedir ao DC para que tome as providências em remover os IP da blacklist ou trocar os IPs do servidor por outros limpos. Agora tem um detalhe: Se não me engano a Contab usa DC Hetzner e é bem comum os IPs lá estarem sujos.

Agora em relação a configuração do seu servidor, verifique se estão corretamente configurados SPF, DKIM e DMARC. Também seria interessante, criar uma entrada A por exemplo: r-dns2 e apontar para o IP secundário do seu servidor. Depois neste IP você configura o reverso apontando para r-dns2.youster.com.br.

Com essas configurações corretas e IPs limpos a maioria dos meus servidores tem nota 9.5 ou 10 no mail-tester, e as mensagens chegam de boa nos destinatários. Mas mesmo assim outros fatores por parte dos destinatários podem influenciar: reputação do IP ou domínio, filtros de email, lista de remetentes confiáveis etc.

Analisando a situação creio que essas configurações genéricas não sejam bem o problema, até porque o GMail está recebendo e enviando tranquilamente, entrei em contato com o provedor e com a microsoft para rever isso, a mensagem vista no maillog referente a isso é a seguinte:

Unfortunately, messages from 5.189.180.38 weren't sent. Please contact your Internet service provider since part of their network is on our block list. You can also refer your provider to http://mail.live.com/mail/troubleshooting.aspx#errors.

 

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@Arthurcvm, isso quer dizer que a range inteira está em blacklist, e mesmo que o seu IP esteja limpo ele vai continuar bloqueado. Neste caso só depende do DC, você não tem como fazer nada, eles tem que entrar em contato com a Microsoft e solicitar a remoção da range inteira ou pelo menos do seu IP. Você pode tentar fazer isso por conta própria e torcer para ser atendido. Eu já fiz algumas vezes e quando o problema é com uma range inteira não obtive sucesso.

informe seu IP e estiver sujo preencha o formulário e aguarde a resposta. https://support.microsoft.com/en-us/getsupport?oaspworkflow=start_1.0.0.0&wfname=capsub&productkey=edfsmsbl3&locale=en-us&ccsid=635909000547713110

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Em 08/09/2016 at 15:40, RevendaHost disse:

@Arthurcvm, isso quer dizer que a range inteira está em blacklist, e mesmo que o seu IP esteja limpo ele vai continuar bloqueado. Neste caso só depende do DC, você não tem como fazer nada, eles tem que entrar em contato com a Microsoft e solicitar a remoção da range inteira ou pelo menos do seu IP. Você pode tentar fazer isso por conta própria e torcer para ser atendido. Eu já fiz algumas vezes e quando o problema é com uma range inteira não obtive sucesso.

informe seu IP e estiver sujo preencha o formulário e aguarde a resposta. https://support.microsoft.com/en-us/getsupport?oaspworkflow=start_1.0.0.0&wfname=capsub&productkey=edfsmsbl3&locale=en-us&ccsid=635909000547713110

Entrei em contato com a MS e consegui resolver, aos poucos o fluxo fica normal, acredito.

Em 08/09/2016 at 14:57, RevendaHost disse:

Hotmail, Gmail, UOL são os mais enjoados para receber emails, se o seu servidor estiver com alguma configuração errada ou faltando eles podem receber seus e-mais como também podem não receber. Outra coisa que você tem que verificar é se o seu IP não está em nenhuma blacklist, se estiver o Hotmail e Gmail são os mais criteriosos quanto a isso (principalmente a Microsoft) e certamente será muito difícil seus emails chegarem lá. Se seu emails estiverem em blacklist, você vai ter que correr atrás para remover e ou pedir ao DC para que tome as providências em remover os IP da blacklist ou trocar os IPs do servidor por outros limpos. Agora tem um detalhe: Se não me engano a Contab usa DC Hetzner e é bem comum os IPs lá estarem sujos.

Agora em relação a configuração do seu servidor, verifique se estão corretamente configurados SPF, DKIM e DMARC. Também seria interessante, criar uma entrada A por exemplo: r-dns2 e apontar para o IP secundário do seu servidor. Depois neste IP você configura o reverso apontando para r-dns2.youster.com.br.

Com essas configurações corretas e IPs limpos a maioria dos meus servidores tem nota 9.5 ou 10 no mail-tester, e as mensagens chegam de boa nos destinatários. Mas mesmo assim outros fatores por parte dos destinatários podem influenciar: reputação do IP ou domínio, filtros de email, lista de remetentes confiáveis etc.

Eu já ia "descontratar" o IP adicional que contratei, pra que serve finalmente esse IP? O pessoal tava dizendo que é só enganação dois IPs numa mesma máquina.

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13 horas atrás, Arthurcvm disse:

Entrei em contato com a MS e consegui resolver, aos poucos o fluxo fica normal, acredito.

Eu já ia "descontratar" o IP adicional que contratei, pra que serve finalmente esse IP? O pessoal tava dizendo que é só enganação dois IPs numa mesma máquina.

O 2º IP o pessoa contrata para DNS, na verdade é mais para questões de apontamento de domínio, por exemplo registro.br não aceita o mesmo IP para mais de um DNS. Agora isso você pode resolver tendo apenas 1 IP usando uma CDN, pode ser Cloudflare.

Agora em questões prática de DNS isso realmente é enganação pois se o servidor (bind) da máquina parar não adianta em nada o 2º IP já que está no mesmo servidor. O correto é ter o 2 IP em outro servidor, ou seja, se o DNS cair no servidor principal o outro servidor segura.

Agora você poder usar o 2º IP no mesmo servidor por exemplo para envio de emails(balanceamento) assim ajuda um pouco em relação a não deixar cair em blacklist.

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Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

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25 minutos atrás, RevendaHost disse:

O 2º IP o pessoa contrata para DNS, na verdade é mais para questões de apontamento de domínio, por exemplo registro.br não aceita o mesmo IP para mais de um DNS. Agora isso você pode resolver tendo apenas 1 IP usando uma CDN, pode ser Cloudflare.

Agora em questões prática de DNS isso realmente é enganação pois se o servidor (bind) da máquina parar não adianta em nada o 2º IP já que está no mesmo servidor. O correto é ter o 2 IP em outro servidor, ou seja, se o DNS cair no servidor principal o outro servidor segura.

Agora você poder usar o 2º IP no mesmo servidor por exemplo para envio de emails(balanceamento) assim ajuda um pouco em relação a não deixar cair em blacklist.

Ahh entendi!

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