RevendaHost Postado Março 2, 2016 Compartilhar Postado Março 2, 2016 Eu estou liberando o backup para os clientes através do cPanel em horário definido e está funcionando perfeitamente em um servidor com a versão 11.52. Uso o famoso método: if grep -q "backup=0" /var/cpanel/features/default then sed -i "/backup=0/ d" /var/cpanel/features/default else echo "backup=0" >> /var/cpanel/features/default fi Agora implementei no cPanel 54 e o fullbackup está sendo bloqueado e liberado corretamente, mas está acontecendo o seguinte: 1- Só oculta o ícone do backup. O ícone "backup wizard" permanece visível. 2- Esta abrindo a tela de backup caso digite o caminho(... /backup/index.hrml ...) no navegador. Alguém sabe dizer se isso realmente acontece na versão 54 ou teria uma outra alternativa para fazer a liberação/bloqueio do backup via cPanel e principalmente o FullBackup? 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 2, 2016 Compartilhar Postado Março 2, 2016 Não faça isso! A menos que você garante em contrato que a responsabilidade do backup é 100% sua. Mas, sobre o seu problema. Na cron, simplesmente crie um script para modificar o nome do script de backup (/scripts/pkgacct) durante o horário desejado. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Março 2, 2016 Autor Compartilhar Postado Março 2, 2016 31 minutos atrás, Rodrigo Baldasso disse: Não faça isso! A menos que você garante em contrato que a responsabilidade do backup é 100% sua. Mas, sobre o seu problema. Na cron, simplesmente crie um script para modificar o nome do script de backup (/scripts/pkgacct) durante o horário desejado. Não entendi. O que eu não fazer? Eu não estou impedindo os clientes de fazerem backup, eu apenas estou liberando a opção em um horário específico e neste intervalo o cliente poderá usar o backup do próprio cPanel. Até porque mesmo que nunca fosse permitido usar a ferramenta de backup do cPanel, os clientes não estão impedidos ou privados dos seus próprios arquivos, emails etc, já que ele tem acesso normal a conta e assim como ele envia dados nada o impede de realizar cópias. Quanto a renomear o arquivo pkgacct o resultado prático é o mesmo de usar o script acima. 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 2, 2016 Compartilhar Postado Março 2, 2016 12 minutos atrás, RevendaHost disse: Não entendi. O que eu não fazer? Eu não estou impedindo os clientes de fazerem backup, eu apenas estou liberando a opção em um horário específico e neste intervalo o cliente poderá usar o backup do próprio cPanel. Até porque mesmo que nunca fosse permitido usar a ferramenta de backup do cPanel, os clientes não estão impedidos ou privados dos seus próprios arquivos, emails etc, já que ele tem acesso normal a conta e assim como ele envia dados nada o impede de realizar cópias. Quanto a renomear o arquivo pkgacct o resultado prático é o mesmo de usar o script acima. Bom, prefiro não comentar profundamente esta parte. Mas, posso te afirmar que se um cliente quiser te 'incomodar' por esta prática, ele vai conseguir e com razão. Não, não é. Como você mesmo falou, o script não está funcionando e é possível acessar a página manualmente. Remover o script de backup você impossibilita todos os meios de backup, inclusive via xml-api e json. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Março 3, 2016 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2016 1 hora atrás, Rodrigo Baldasso disse: Bom, prefiro não comentar profundamente esta parte. Mas, posso te afirmar que se um cliente quiser te 'incomodar' por esta prática, ele vai conseguir e com razão. Não, não é. Como você mesmo falou, o script não está funcionando e é possível acessar a página manualmente. Remover o script de backup você impossibilita todos os meios de backup, inclusive via xml-api e json. Então quer dizer que realizar a cópia dos arquivos por FTP, gerenciador de disco, compactar... gerar o SQL das bases de dados pelo phpmyadmin... não tem nenhuma finalidade? Backup só é aquilo que é realizado usando ferramentas nomeadas como tal e designadas para esta atividade? E então o cliente alega que ele não consegue adquirir os seus próprios arquivos, pois não tem como fazer "backup" sem a ferramenta do cPanel, uma prática que impede ele de ter os seus arquivos... Só se for por burrice ou incompetência! Também prefiro nem comentar uma coisa dessas! 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maercio Postado Março 3, 2016 Compartilhar Postado Março 3, 2016 3 horas atrás, RevendaHost disse: Então quer dizer que realizar a cópia dos arquivos por FTP, gerenciador de disco, compactar... gerar o SQL das bases de dados pelo phpmyadmin... não tem nenhuma finalidade? Backup só é aquilo que é realizado usando ferramentas nomeadas como tal e designadas para esta atividade? E então o cliente alega que ele não consegue adquirir os seus próprios arquivos, pois não tem como fazer "backup" sem a ferramenta do cPanel, uma prática que impede ele de ter os seus arquivos... Só se for por burrice ou incompetência! Também prefiro nem comentar uma coisa dessas! No caso de programação de um horário específico eu indicaria quando se tem muitas contas no servidor acima de umas 150 a 200 contas. E também em servidores com recursos reduzidos, pois já penso 10 clientes gerando backup em horário de pico. O servidor terá load alto e até mesmo as vezes pode apresentar quedas devido a essa sobrecarga que os usuários ocasionaram. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Março 3, 2016 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2016 9 horas atrás, Maercio disse: No caso de programação de um horário específico eu indicaria quando se tem muitas contas no servidor acima de umas 150 a 200 contas. E também em servidores com recursos reduzidos, pois já penso 10 clientes gerando backup em horário de pico. O servidor terá load alto e até mesmo as vezes pode apresentar quedas devido a essa sobrecarga que os usuários ocasionaram. É por essa razão que eu ativo o backup do cPanel somente fora do horário comercial. 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.