Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HTTP/1.1 para HTTP/2.0


LeandroRS

Posts Recomendados

E aí amigos, se falou muito do "novo" HTTP/2.0 esta semana. O que me dizem, qual será o impacto do lado dos servidores? Será aumentado ou reduzido o load dos servidores? E quanto a segurança, muda algo?

 

Para migrar ou atualizar, bastará recompilar o Apache ou NGinx para uma versão mais recente já compatível com o HTTP/2.0, usando o EasyApache, por exemplo?

 

Abraço! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi muitos rumores mas ainda não tive tempo pra parar pra ler a respeito, mas vou compartilhar o que já sei :)

 

De início os servidores terão seu tráfego mensal reduzido, uma vez que na nova versão o GZIP é obrigatório. Além disso, os headers são binários e comprimidos, diminuindo o volume de dados trafegados nos headers. Outra prática relacionada a isso, é que agora o protocolo envia apenas os cabeçalhos diferentes, por exemplo: dentro do cabeçalho de uma requisição há o navegador que está sendo utilizado. Se a pessoa continuar a navegar por aquele servidor, o dado sobre o navegador só será enviado na primeira conexão com aquele servidor, deixando ainda mais rápido os sites e diminuindo o tráfego mensal. 

 
Sobre segurança, o uso do HTTPS (SSL) também será obrigatório: "O HTTP 2.0 até pensa em permitir uso sem SSL, mas na prática todo mundo vai suportar apenas conexões seguras HTTPS."
 
Outra novidade é que a versão é paralela. No HTTP 1.1 quando abrimos uma conexão, podemos fazer 1 request por vez. Apenas depois que recebemos a resposta de uma requisição que podemos fazer outra. Já no HTTP 2.0, as requisições e respostas são paralelas automaticamente em uma única conexão (se quiser saber mais, pesquise por multiplexing).
 
Também fala-se da priorização das requisições, algo que inclusive fazemos hoje manualmente para SEO. No HTTP 2.0 o navegador pode indicar nos requests quais deles são mais importantes. O browser pode, por exemplo, dar prioridade máxima a um arquivo CSS no head que bloqueia a renderização, enquanto deixa prioridade mais baixa para um JS assíncrono no fim da página.
 
Sobre atualizar o protocolo, acredito que o cPanel esteja trabalhando nisso ainda.
 
Tem mais bastante novidade relacionada a nova versão do HTTP, mas as principais que lembrei estão ai, espero que ajude  :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral então, podemos entender que haverá maior processamento, visto que todo o conteúdo obrigatoriamente será compactado... além disso, a conexão do cliente com o servidor durará mais tempo, embora sejam milésimos de segundos, é isso?

 

E quanto a implementação, as atualizações automáticas do servidor cuidarão disso ou teremos que recompilar o Apache, por exemplo, manualmente ou através do EasyApache para implementar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?