Alexandre Duran Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 Caros, existe uma forma de configurar o firewall CSF para bloquear qualquer tentativa de envio de email via SMTP ou IMAP de um determinado pais - ou o contrário, permitir que apenas os IPs do Brasil possam enviar emails bloqueando os demais ? Encontrei isso mas não compreendi corretamente: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Rafs Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 Alexandre, não sei se servirá para você! Eu costumo bloquear as portas, da seguinte maneira: Pelo menos para mim costuma bloquear o acesso para IPs do exterior corretamente, deixando apenas o País que informei acessar as portas e com isto IPs do exterior não conseguem acesso ao serviço devido a porta estar bloqueada. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante dessideriojr Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 Olá Alexandre, Usamos esse recurso, vocÊ também deve fazer uma configuração no exim, tem um tutorial simples em: /etc/csf/readme.txt Seção 26. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
avonni Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 Alexandre, não sei se servirá para você! Eu costumo bloquear as portas, da seguinte maneira: Pelo menos para mim costuma bloquear o acesso para IPs do exterior corretamente, deixando apenas o País que informei acessar as portas e com isto IPs do exterior não conseguem acesso ao serviço devido a porta estar bloqueada. Guto, o problema é que desta forma indicada (se a porta 25 for restringida apenas para o BR, por exemplo) o servidor não irá receber e-mails de dos demais países. E com isso adeus e-mails do Gmail, Outlook.com, Yahoo, etc. O que certamente tratá muitos problemas. A opção que o Duran apontou parecer ser a ideal neste caso. Mas confesso que também nunca a usei, então estou curioso para ver as respostas dos demais colegas que estão usando. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
avonni Postado Agosto 10, 2014 Compartilhar Postado Agosto 10, 2014 Passei a usar a opção "cc_allow_smtp" durante esta última semana, permitindo apenas Brasil e Portugal, e realmente funciona muito bem. E a configuração foi bem fácil (é como o @ citou, basta seguir as instruções do readme do CSF), então a dica tá mais que aprovada! :) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Agosto 10, 2014 Compartilhar Postado Agosto 10, 2014 Olá @, Você configurou o exim e csf via whm? Além dessas configurações é preciso editar o arquivo /etc/csf/csf.smtpauth ? Confesso que fiquei confuso com as instruções. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
avonni Postado Agosto 10, 2014 Compartilhar Postado Agosto 10, 2014 Olá @, Você configurou o exim e csf via whm? Além dessas configurações é preciso editar o arquivo /etc/csf/csf.smtpauth ? Confesso que fiquei confuso com as instruções. Sim, configurei tudo pelo WHM mesmo. O procedimento é este: 1- No CSF habilite a opção "SMTPAUTH_RESTRICT" e na opção "CC_ALLOW_SMTPAUTH" você especifica quais são os países que deseja permitir a autenticação SMTP. Se for permitir apenas Brasil é só inserir BR neste campo e salvar as alterações. 2- Volte na tela principal do CSF e verá um novo botão disponível, chamado "Edit SMTP AUTH". Através desta opção você pode incluir IPs para os quais também deseja habilitar a autenticação SMTP. (Exemplo: Se você permitir apenas autenticações do BR mas tem um servidor na Europa para o qual também deseja permitir a autenticação, então você inclui o IP deste outro servidor ali). Aqui nesta etapa eu inclui também o bloco de IPs do meu próprio servidor porque percebi que após ativar esta restrição os formulários de contato de alguns sites tinham parado de funcionar. Então depois que incluí o bloco de IPs do próprio servidor ali, tudo ficou ok. Agora é só fazer a configuração no Exim: 1- Então no WHM vá em "Service Configuration" > "Exim Configuration Manager" e clique em "Advanced Editor" 2- Localize e clique no botão "Add additional configuration setting" e selecione na lista a opção "auth_advertise_hosts" 3- Na caixa de texto que irá abrir insira este código: ${if match_ip{$sender_host_address}{iplsearch;/etc/exim.smtpauth}{*}{}} 4- Por fim é só salvar as alterações e testar para ver se está tudo ok e funcionando como o esperado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Agosto 10, 2014 Compartilhar Postado Agosto 10, 2014 @ Valeu mesmo pela contribuição. Eu só não tinha realizado o passo 2 do seu tutorial. Muito obrigado à você e ao @ . 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matt Postado Agosto 12, 2014 Compartilhar Postado Agosto 12, 2014 Pessoal, fiz isso como no tutorial mas alguns clientes da oi e da net reclamaram que não conseguiam enviar emails, principalmente da NET. Tem como ver como eu posso criar essas exceções para a NET e Oi no caso? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Agosto 12, 2014 Compartilhar Postado Agosto 12, 2014 Pessoal, fiz isso como no tutorial mas alguns clientes da oi e da net reclamaram que não conseguiam enviar emails, principalmente da NET. Tem como ver como eu posso criar essas exceções para a NET e Oi no caso? Verifique o IP de seus clientes, recentemente descobri que o bloco de ips 191.0.0.0/8 usado pela NET em alguns casos não foi reconhecido pelo CSF com sendo um IP Brasileiro. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.