Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Munin, usar ou não?


LeandroRS

Posts Recomendados

Olá amigos!

 

Tive lendo que o Munin pode ser uma boa mas somente se tiver recursos "sobrando" no servidor.

 

Mas afinal, qual a real utilidade de um software destes? Existem recursos realmente interessantes e necessários para que valha a pena utilizá-lo?

 

Atualmente tenho 2x 2.0Ghz + 2Gb RAM ... load geralmente não passa de 0.4 em horários de pico.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluga um VPS, instala o Cacti e nos servidores que quer monitorar instala o SNMP.. os dois são bem semelhantes.

 

Eu já estou usando um VPS, hospedo cerca de 15 sites próprios onde 3 são mais visitados, somando algo em torno de umas 2.000 visitas / dia, como pode ver, nada demais.

 

É que recentemente vi um aviso sobre o Munin disponível no WHM e queria saber se realmente seria interessante utilizá-lo.

 

Esse Cacti faz a mesma função do Munin? Em que ele é melhor? É gratuito (opensource)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas que tipo de informações ele disponibiliza? Que tipo de informação vou ter? É isso que quero saber... vale a pena usá-lo pelo que ele vai consumir, o custo x benefício?

 

Uai, simples!

 

Instala.

Faça os testes, navegue, descubra.

É a melhor forma de obter as respostas.

Instalar s[o pra conhecer, não trará problemas.

 

Eu não recomendo deixar o sistema com ele, no entanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, simples!

 

Instala.

Faça os testes, navegue, descubra.

É a melhor forma de obter as respostas.

Instalar s[o pra conhecer, não trará problemas.

 

Eu não recomendo deixar o sistema com ele, no entanto.

 

É a mais pura verdade, hehe... mas é que eu não entendo quase nada disso tudo, é tudo muito novo para mim, só trabalhei até hoje com revendas... fazem 4 meses que estou com VPS e acesso Root.

 

Tenho medo de instalar, não gostar e depois na hora de desinstalar dar algum problema e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a mais pura verdade, hehe... mas é que eu não entendo quase nada disso tudo, é tudo muito novo para mim, só trabalhei até hoje com revendas... fazem 4 meses que estou com VPS e acesso Root.

 

Tenho medo de instalar, não gostar e depois na hora de desinstalar dar algum problema e tal...

 

*** Do livro "coisas que não te dizem por medo de te magoarem"... ***

 

Na ausência de segurança / conhecimento / competência, faça assim:

- contrate um VPS barato em algum lugar (com no mínimo 768MB de ram e uns 15GB de espaço)

- instale o cPanel trial (terás 15 dias pra tocar o horror)

- dentro destes 15 dias, faça seus testes sem culpa ou medo.

 

É muito melhor do que ficar tentando encontrar respostas que dependem mais de seu interesse do que da experiência alheia. Sem contar que tem muita muita coisa espalhada pela Internet esperando ser encontrada pela sua atitude de buscar.

 

Eu não gostaria de ser cliente de uma empresa cujo dono fica lançando perguntas de qualquer maneira, demostrando pouca ou nenhuma intimidade com o negócio em suas mais diversas áreas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*** Do livro "coisas que não te dizem por medo de te magoarem"... ***

 

Na ausência de segurança / conhecimento / competência, faça assim:

- contrate um VPS barato em algum lugar (com no mínimo 768MB de ram e uns 15GB de espaço)

- instale o cPanel trial (terás 15 dias pra tocar o horror)

- dentro destes 15 dias, faça seus testes sem culpa ou medo.

 

É muito melhor do que ficar tentando encontrar respostas que dependem mais de seu interesse do que da experiência alheia. Sem contar que tem muita muita coisa espalhada pela Internet esperando ser encontrada pela sua atitude de buscar.

 

Eu não gostaria de ser cliente de uma empresa cujo dono fica lançando perguntas de qualquer maneira, demostrando pouca ou nenhuma intimidade com o negócio em suas mais diversas áreas.

 

Você está totalmente correto e não me magoa ou ofende, de forma alguma, disse a mais pura verdade.

 

No entanto, todo mundo começou algum dia, ninguém nasceu sabendo e perguntar não ofende, não é?

 

Além do mais, as minhas perguntas são exatamente devido à minha vontade de fornecer o mais seguro ambiente para meus clientes, que embora sejam poucos, são na maior parte mais amigos do que exatamente clientes. Como estou começando, tenho uns 10 sites próprios e apenas 5 clientes, cujos sites são bem simples e não requerem tanta preocupação com segurança pois não fazem gerenciamento de dados confidenciais ou de grande importância, são basicamente sites institucionais com informações sobre a empresa como portfólio, clientes, etc., sem cadastros, dados pessoais, etc.

 

Voltando ao tema do tópico, testei o Munin e para o perfil do meu VPS não gostei do resultado. O load ficou um pouco alto e pelos gráficos exibidos não achei que valha a pena, pelo menos agora, usá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?