DELTA SERVERS Postado Março 2, 2014 Compartilhar Postado Março 2, 2014 Olá galerinha, Vou ensinar como colocar include em seu website, primeiramente vou explicar com minha palavras o que é include. Include é uma forma de paginação, onde você pode repetir várias vezes o header, footer, sem necessitar colocar em todas as páginas e sim somente em 1 página para ficar melhor a editação do mesmo. Vou explicar um pouco como funciona, mas logo no final tem um exemplo e o download do exemplo que eu mesmo fiz. (está muito simples) Primeiramente você tem que colocar tudo em php, pois irá utilizar o comando include. 1) A página index.php do seu website, tem que puxar 3 include, serão as seguintes (header.php ; home.php (pode variar) ; footer.php), essas são as principais de qualquer website. Na index.php irá conter esse seguinte código php. <!-- puxa o header, ou seja, o menu do seu website --> <?php include "header.php" ?> <!-- puxa a página home, ou seja, a primeira página do seu website --> <?php include "home.php" ?> <!-- puxa a página footer, ou seja, o final do seu website --> <?php include "footer.php" ?> Vamos puxar agora as informações.. 2) De acordo com a index.php, para ficar o seu menu, ficou definida como a header.php, então você irá colocar a partir do <html> até <body>, será somente a header.php, veja o código: <!doctype html> <head> <title>Ensinando a utilizar Include.</title> <meta charset="utf-8"> <meta name="keywords" content="palavras chaves" /> <meta name="description" content="descrição da sua página" /> </head> <body> <center>Aqui será o seu HEADER.</center> <br /><br /> 3) De acordo com a index.php, para ficar a sua página home, que será o início, ficou definida como a home.php, então você irá colocar depois do <body> até o terminar o conteúdo da sua página home, não é para colocar nenhum pedaço do footer, veja o código: <center>Aqui será a sua página HOME.<br /> <a href="pagina1.php">CLIQUE AQUI PARA IR PARA OUTRA PÁGINA, PARA VER EXEMPLOS COMO FICARÁ SEU CÓDIGO EM OUTRA PÁGINA.</a></center> 4) De acordo com a index.php, para ficar a sua pagina footer, que será o rodapé, ficou definida como a footer.php, então você irá colocar depois que terminou o conteúdo da home.php, veja o código: <br /><br /> <center>Aqui será o seu FOOTER.</center> </body> </html> OBS: Eu fiz outras páginas, de uma olhadinha para você entender melhor, fiz do jeito mais simples possível, para todos entenderem como foi feito o sistema. Veja a paginação como ficou: https://www.deltaservers.com.br/site-com-include/ Download do exemplo: https://www.deltaservers.com.br/site-com-include/site-com-include.rar (Se alguém quiser fazer mirror fique a vontade) Espero que eu tenha ajudado alguém :D 1 DELTA SERVERS SOLUÇÕES CORPORATIVAS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jamis Henrique Postado Março 2, 2014 Compartilhar Postado Março 2, 2014 Yves, Eu prefiro utilizar o "require_once" não existe uma grande diferença entre eles.. A diferença dele para o "include" ou "include_once" é a sua verificação e que o mesmo exibe erro fatal (E_COMPILE_ERROR) ao invés de um aviso (E_WARNING), caso ocorra falha na inclusão do arquivo. Essa diferença entre erro fatal e apenas o aviso é boa em projetos grandes, com muitas linhas de comando, com o erro fatal o carregamento de tudo é cancelado quando se chega ao erro (que para mim torna mais fácil de identificar e resolver), já com o aviso, ao chegar ao erro você é apenas notificado e o servidor continua a executar os comandos que tem pela frente, que em muitos casos vem a gerar outros erros (onde normalmente ocorre uma desconfiguração da página)... Documentação dos mesmos: http://www.php.net/manual/pt_BR/function.include.php http://www.php.net/manual/pt_BR/function.include-once.php http://www.php.net/manual/pt_BR/function.require.php http://www.php.net/manual/pt_BR/function.require-once.php Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mr Bomber Postado Março 2, 2014 Compartilhar Postado Março 2, 2014 include(): Tenta incluir uma página. Caso de algum erro, o script retorna um warning (aviso) e prossegue com a execução do script. Aceita a passagem de variáveis (GET) na string. Pode ser utilizado em uma estrutura de condicionais que terá seu efeito perpetuado todas as vezes que for chamado. Require(): Tenta incluir uma página. Caso de algum erro, o script retorna um fatal error(erro fatal) (Que maravilha!) e aborta a execução do script. Aborta mesmo, já era não roda nada mais dali pra frente. Não aceita a passagem de variáveis (GET) na string. Não recomendo que utilizem nas estruturas condicionais, a menos que se deseje o seu efeito, de ser executada apenas uma vez. include_once() e require_once(): Idênticas as suas funções simples, porém se o arquivo referenciado já foi incluso na página anteriormente, a função retorna ‘false’ e o arquivo não é incluido. É bom quando temos muitos includes e já estamos perdidos, sem saber o que está incluindo o que. http://webpub.wordpress.com/2007/11/11/diferenca-entre-require-require_once-include-include_once/ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Lopes Postado Março 2, 2014 Compartilhar Postado Março 2, 2014 Era o que eu precisava @Yves Cleuder, valeu man!! :P Editado: @Yves Cleuder, eu segui a sua estrutura e funcionou perfeitamente, do jeito que eu queria, não sei nem como de agradecer, Vlw! Eu usei assim: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <meta name="description" content="Minha Descrição" /> <meta charset="utf-8" /> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> <link rel="shortcut icon" href="favicon.ico" /> <title>Meu título</title> </head> <body> <?php include "header.php" ?> <div> CONTEÚDO DA PÁGINA! </div> <?php include "footer.php" ?> No caso o header.php eu usei para colocar só o menu, e o footer.php só para o rodapé, e o conteúdo do site eu coloco na própria página mesmo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DELTA SERVERS Postado Março 3, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2014 @Jamis Henrique @Mr Bomber Obrigado pelo comentário de vocês, bom é isso mesmo que falaram, os comandos fazem a "mesma" função, tendo uma pequena diferença. Para quem quiser utilizar o comando é só editar no código para require_once no lugar de include @Alexandre Lopes Porque não coloca esse código acima do primeiro < ?php dentro do header.php, pois se você colocar, não irá precisar ficar editando o título em todas as páginas, não somente título, mas como as outras informações como css, style, js, entre outros. DELTA SERVERS SOLUÇÕES CORPORATIVAS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Lopes Postado Março 3, 2014 Compartilhar Postado Março 3, 2014 Não entendi muito bem o que você quis dizer, porque vamos supor que são 5 páginas, cada uma terá que ter seu título e descrição separado, e não vou utilizar as mesmas folhas de estilos em todas as páginas, ex: Página - Contato <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> Página - Hospedagem de sites <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="elementos-hospedagem.css" /> Entende? Na minha humilde opinião, assim me dá mais praticidade, acho que vou continuar assim mesmo. @Yves Cleuder, você poderia ser mais específico? :rolleyes: Obrigado! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anger Postado Março 3, 2014 Compartilhar Postado Março 3, 2014 Não entendi muito bem o que você quis dizer, porque vamos supor que são 5 páginas, cada uma terá que ter seu título e descrição separado, e não vou utilizar as mesmas folhas de estilos em todas as páginas, ex: Página - Contato <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> Página - Hospedagem de sites <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="elementos-hospedagem.css" /> Entende? Na minha humilde opinião, assim me dá mais praticidade, acho que vou continuar assim mesmo. @Yves Cleuder, você poderia ser mais específico? :rolleyes: Obrigado! Alexandre, Ele quer dizer da seguinte forma. Quando seu site estiver todo pronto, e você precisa adicionar alguma coisa na parte primordial do código, você teria que editar em todas as páginas. Porém, como falaste desta forma tu tem uma liberdade maior para definir algumas metatags para páginas especificas, e também movimentar o seu css. 1 Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Março 3, 2014 Compartilhar Postado Março 3, 2014 Nas recomendações da OSWAP recomenda-se sempre o uso de require_once ou require. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Lopes Postado Março 3, 2014 Compartilhar Postado Março 3, 2014 Obrigado pela participação, @Anger agora eu entendi por exemplo, vamos supor que eu altere um nome de um CSS, ex: estilos.css eu mude para elementos.css, no caso eu teria que editar todas as páginas, mais fazendo isso será muito mais prático e fácil alterar. No caso deixo manual apenas as meta tags. Vou fazer isso sim, vou colocar alguns CSS's no header.php, e os outros que são somente para uma página ex: elementos-hospedagem.css eu faço manual!! @joaopaulo Sim, eu usei include vou alterar para require_once. obrigado pela dica! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DELTA SERVERS Postado Março 3, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2014 @Alexandre Lopes Se os códigos da elementos-hospedagem.css não tiver sendo igual aos outros códigos, suponha que tenha prefix (hospedagem-style1) creio que não irá interferir em nada, você colocando no header ou não, agora se não tiver prefix, irá interferir na sua estrutura. E isso mesmo que o @Anger falou. @joaopaulo Obrigado por mencionar isso. 1 DELTA SERVERS SOLUÇÕES CORPORATIVAS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados