Marco Antonio Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 Assim como no comércio tradicional, isto é, de lojas físicas, no e-commerce, as relações com o público determinam o sucesso do negócio. A forma com que os empresários recebem reclamações, por exemplo, mostra se a empresa tem capacidade de lidar com situações que fogem do previsto. O quê fazer quando o consumidor usa a força das redes sociais para criticar a sua marca? Abaixo, algumas dicas de como encarar o problema e livrar-se dele: - Ao identificar uma menção negativa à sua marca, intervenha. O monitoramento faz-se necessário justamente para que tudo o que é falado na web sobre o seu negócio seja localizado. É bom sempre estar atento a tudo e havendo a necessidade de intervir, não hesite. Mostre-se interessado em ajudar quem reclama do que você comercializa. Quanto antes isso for feito, melhor; - Leve a conversa para o privado e evite, deste modo, que o motivo da reclamação tenha proporções ainda maiores. Com a força da internet, isto pode acontecer rapidamente e reverter esta situação não é nada fácil; - Dê a informação correta ao reclamante. Respostas vagas e que não o ajudam a resolver o problema podem ser ainda piores. Não corra o risco de manchar o nome do seu negócio. Leve a solução ao consumidor; - Resolvido o problema, invista no pós-venda. Faça do reclamante um divulgador da sua marca. Um atendimento de qualidade, que resolva o problema apresentado, é muito bem visto. Uma vez satisfeito, este consumidor pode se dedicar a falar bem do seu negócio. A tarefa pode não ser fácil, mas não é impossível. Fique atento a tudo o que é falado de sua marca na internet. Ao identificar um problema, mostre-se atencioso e interessado em resolvê-lo o quanto antes. Você só tem a ganhar com isso. Link to comment
catupa Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 Muito bom na teoria, mas na pratica nem sempre funciona dessa forma, eu por exemplo, preferiria nao intervir pois muitas vezes se torna uma discussão onde ao invés de você proteger sua marca você prejudica mais. Minha opinião é que entrar em fóruns por exemplo e ficar respondendo questionamentos, não vale a pena. Link to comment
Jesmarcelo Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 @Marco Muito bom mesmo @Catupa Acho que vale a pena sim intervir, não para tentar se justificar mas sim para tentar solucionar o problema do cliente da melhor maneira possivel. Link to comment
catupa Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 Alguns sites/foruns/blogs não devem ser incluidos em trabalhos de midias sociais, esse é um deles, somente uma Empresa sem qualquer noção poderia vir aqui e se justificar, estou me baseando nas tentativas que estão aqui documentadas nesse fórum, que é bem útil diga-se de passagem. É um custo humano muito grande, como jogar "pérolas aos porcos" . O fórum tem uma temática interessante, mas não deve ser levado muito a sério. PS: Respeito todas opiniões contrárias. Link to comment
Jesmarcelo Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 Alguns sites/foruns/blogs não devem ser incluidos em trabalhos de midias sociais, esse é um deles, somente uma Empresa sem qualquer noção poderia vir aqui e se justificar, estou me baseando nas tentativas que estão aqui documentadas nesse fórum, que é bem útil diga-se de passagem. É um custo humano muito grande, como jogar "pérolas aos porcos" . O fórum tem uma temática interessante, mas não deve ser levado muito a sério. PS: Respeito todas opiniões contrárias. Concordo com você, realmente não deve se justificar, pois isso traria mais prejuizos a empresa, mas como disse no outro post, tem que tentar resolver o problema do cliente o quanto antes... Link to comment
Marco Antonio Posted December 10, 2010 Author Share Posted December 10, 2010 (edited) Alguns sites/foruns/blogs não devem ser incluidos em trabalhos de midias sociais, esse é um deles, somente uma Empresa sem qualquer noção poderia vir aqui e se justificar, estou me baseando nas tentativas que estão aqui documentadas nesse fórum, que é bem útil diga-se de passagem. É um custo humano muito grande, como jogar "pérolas aos porcos" . O fórum tem uma temática interessante, mas não deve ser levado muito a sério. PS: Respeito todas opiniões contrárias. Bom, discordo plenamente de você, respeito a sua opinião e um exemplo do erro de seu comentario esta aqui mesmo no forum visita a opçao é bronca e verá um exmeplo de como nao se deve tratar um cliente... (o exemplo e citado no post mais vistado do sistema). valorizar o Cliente hoje em dia é esencial assim como saber lidar com ele, e isso so se aprende na marra, com o tempo... e anos de experiencia. Lembrando que um cliente satizfeito traz um ou dois clientes novos, um cliente revoltado, negativa seu nome por dezenas de pessoas..... isso é um fato Edited December 10, 2010 by Marco Antonio Link to comment
catupa Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 (edited) escrevi mas desisti. Edited December 10, 2010 by catupa . Link to comment
Marco Antonio Posted December 10, 2010 Author Share Posted December 10, 2010 (edited) escrevi mas desisti. Mesmo asim eu recebi a sua resposta, e repito.... Valorizar o Cliente hoje em dia é esencial assim como saber lidar com ele, e isso só se aprende na marra, com o tempo, evitar erros, e mesmo errrando, aprender com eles para que nao se repitam, esta é uma lição de anos de experiencia na area de host, continuo errando, mais tenho aprendido bem mais ainda e aprendo a evitar os erros, os quais cada vez sao menores, especialmente com os clientes... Edited December 10, 2010 by Marco Antonio Link to comment
Angel Junior Posted December 10, 2010 Share Posted December 10, 2010 O Cliente tem sempre razão. Mas não quer dizer que ele esteja certo, e sim que deve ser escutado, compreendido e ter suas requisições solucionadas dentro da possibilidade. OFF: Alguem convida o carvalho para lher o topico. Huhahauhauhauh. Link to comment
Recommended Posts