hostbr Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Pessoal, procurei aqui no fórum mas não encontrei nada relativo a este problema em especifico. Qual seria a melhor hora para a cron do whmcs executar? No inicio era sempre a meia noite, mas com o passar do tempo fui vendo que muitas vezes os emails de faturas chegam no email do cliente essa hora, e durante a noite junta-se a outros spam, e quando chega de manha muitas vezes o cliente nem viu o email devido aos spam, ou então não da muita moral para o email por ter sido enviado meia noite ( não me perguntem porque, rs) Então, pensando nisso, passei a executar a cron as 9 da manha, no inicio foi maravilha, as faturas em atraso caiu bastante, parece que essa hora o pessoal esta com o email aberto, e eles imprimem a fatura na hora ou paga com cc ali mesmo. Entretanto surgiu outra reclamação, quando os clientes pagam no dia anterior, e depois recebem um aviso de atraso as 9 do dia seguinte, eles acham ruim e dizem que o sistema está errado, abrem tickets de suporte sem necessidade, ou ligam, para dizer que na verdade ele já pagou. O que ocorre é que ele pagou dia 10 por exemplo, e no dia 11 as 9:00 am a F2B ainda não processou o pagamento e mesmo assim ele ainda recebe um novo lembrete. Enfim, qual seria a melhor hora para rodar a cron sabendo desses problemas? Para melhorar um pouco eu coloquei um aviso nos emails de lembrete de fatura (caso este pagamento tenha sido realizado favor desconsiderar o mesmo), mas, mesmo assim gostaria de saber a opinião de vocês, obrigado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor B Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Olá, Eu acho que você não deve considerar muito o cron em relação as faturas. Eu priorizo o horário de acordo com o pico. Rodo sempre às 3h da manhã, um horário calmo que não afetará o desempenho do servidor. Pode ser que outros e-mails cheguem depois dos meus à caixa de entrada do cliente, mas mesmo assim, nunca tive problemas com faturas em atraso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hostbr Postado Abril 17, 2012 Autor Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Olá, Eu acho que você não deve considerar muito o cron em relação as faturas. Eu priorizo o horário de acordo com o pico. Rodo sempre às 3h da manhã, um horário calmo que não afetará o desempenho do servidor. Pode ser que outros e-mails cheguem depois dos meus à caixa de entrada do cliente, mas mesmo assim, nunca tive problemas com faturas em atraso. Olha, com certeza esse problema que eu estou tendo não se aplica a todos. Sobre o horário de pico, utilizo um servidor separado e dedicado ao whmcs, sendo assim o horário de pico para mim é o que menos importa. O mais importante é ter uma margem de abertura do email mais alta, e quando envio de madrugada essa margem não é a mesma, de enviar logo pela manhã por exemplo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Você pode dividir sua com em duas ou mais. Tipo gera as faturas de madrugada e envia os emails de manhã, não testei mas acho que funciona numa boa. Pra saber mais olha no blog do Edvan: http://www.whmcs.blog.br/principal/cron-job-whmcs/#.T40eGPtYtTI Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Newton Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Eu também nunca tive problemas relacionados ao Cron. Comecei também a rodar sempre meia-noite, depois fiquei para as 16hrs. Acho um horário bom e não me afeta em nada. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Pessoalmente, Acho que se o cron as 9hrs da manhã está trazendo bons resultados, poderia manter ele, e poderia mudar o primeiro aviso de fatura em atraso lá nas opções de automação. Então apenas os clientes que fazem o pagamento em atraso seriam os maiores prejudicados com isso, porque receberiam o aviso de atraso, mesmo que tenha feito o pagamento no dia anterior. Isso também poderia ser resolvido com alguma nota explicativa no próprio email da fatura, falando sobre o tempo de compensação...etc :) EDIT: Pessoal que coloca o cron na madrugada para não sobrecarregar o servidor, deve ter uns 300mil clientes heim hehehehe █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Abril 17, 2012 Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Aqui eu rodo às 09:00 am e não tenho problemas.. É normal que clientes abram tickets reclamando porque receberam email avisando sobre o atraso, mas basta explicar e fica tudo certo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados