Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hora Correta Para Rodar A Cron Whmcs?

Posts Recomendados

Pessoal, procurei aqui no fórum mas não encontrei nada relativo a este problema em especifico.

Qual seria a melhor hora para a cron do whmcs executar?

No inicio era sempre a meia noite, mas com o passar do tempo fui vendo que muitas vezes os emails de faturas chegam no email do cliente essa hora, e durante a noite junta-se a outros spam, e quando chega de manha muitas vezes o cliente nem viu o email devido aos spam, ou então não da muita moral para o email por ter sido enviado meia noite ( não me perguntem porque, rs)

Então, pensando nisso, passei a executar a cron as 9 da manha, no inicio foi maravilha, as faturas em atraso caiu bastante, parece que essa hora o pessoal esta com o email aberto, e eles imprimem a fatura na hora ou paga com cc ali mesmo.

Entretanto surgiu outra reclamação, quando os clientes pagam no dia anterior, e depois recebem um aviso de atraso as 9 do dia seguinte, eles acham ruim e dizem que o sistema está errado, abrem tickets de suporte sem necessidade, ou ligam, para dizer que na verdade ele já pagou.

O que ocorre é que ele pagou dia 10 por exemplo, e no dia 11 as 9:00 am a F2B ainda não processou o pagamento e mesmo assim ele ainda recebe um novo lembrete.

Enfim, qual seria a melhor hora para rodar a cron sabendo desses problemas?

Para melhorar um pouco eu coloquei um aviso nos emails de lembrete de fatura (caso este pagamento tenha sido realizado favor desconsiderar o mesmo), mas, mesmo assim gostaria de saber a opinião de vocês, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu acho que você não deve considerar muito o cron em relação as faturas.

Eu priorizo o horário de acordo com o pico. Rodo sempre às 3h da manhã, um horário calmo que não afetará o desempenho do servidor.

Pode ser que outros e-mails cheguem depois dos meus à caixa de entrada do cliente, mas mesmo assim, nunca tive problemas com faturas em atraso.

Link para o comentário

Olá,

Eu acho que você não deve considerar muito o cron em relação as faturas.

Eu priorizo o horário de acordo com o pico. Rodo sempre às 3h da manhã, um horário calmo que não afetará o desempenho do servidor.

Pode ser que outros e-mails cheguem depois dos meus à caixa de entrada do cliente, mas mesmo assim, nunca tive problemas com faturas em atraso.

Olha, com certeza esse problema que eu estou tendo não se aplica a todos.

Sobre o horário de pico, utilizo um servidor separado e dedicado ao whmcs, sendo assim o horário de pico para mim é o que menos importa.

O mais importante é ter uma margem de abertura do email mais alta, e quando envio de madrugada essa margem não é a mesma, de enviar logo pela manhã por exemplo.

Link para o comentário

Pessoalmente,

Acho que se o cron as 9hrs da manhã está trazendo bons resultados, poderia manter ele, e poderia mudar o primeiro aviso de fatura em atraso lá nas opções de automação.

Então apenas os clientes que fazem o pagamento em atraso seriam os maiores prejudicados com isso, porque receberiam o aviso de atraso, mesmo que tenha feito o pagamento no dia anterior.

Isso também poderia ser resolvido com alguma nota explicativa no próprio email da fatura, falando sobre o tempo de compensação...etc :)

EDIT:

Pessoal que coloca o cron na madrugada para não sobrecarregar o servidor, deve ter uns 300mil clientes heim hehehehe

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?