Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

servidores "caseiros" para testes.


Posts Recomendados

32 minutos atrás, gupix disse:

Cara, lendo o seu 'projeto' achei bastante interessante. Creio que estudando possa conseguir muita coisa, ainda mais em portais como esses, sempre terá alguém dando dicas de como ir atrás do conteúdo.

A intenção é boa, ainda mais com todas as dicas e ideias que o pessoal está dando, sucesso pra ti!

Valeu mesmo, a principio como eu disso quero utilizar recursos que já tenho, contratar o que precisar e utilizar tudo isso como aprendizado (claro como falei no começo pretendo usar tudo como estudo) e ao longo do tempo quando adquirir mais experiência, entendimento e conseguir realmente manter estabilidade do recurso transformar em meu próprio DC pessoal para minha e hospedar meus clientes, ou até mais... as possibilidades futuras são infinitas... 

Link para o comentário
3 minutos atrás, MauricioLucena disse:

Valeu mesmo, a principio como eu disso quero utilizar recursos que já tenho, contratar o que precisar e utilizar tudo isso como aprendizado (claro como falei no começo pretendo usar tudo como estudo) e ao longo do tempo quando adquirir mais experiência, entendimento e conseguir realmente manter estabilidade do recurso transformar em meu próprio DC pessoal para minha e hospedar meus clientes, ou até mais... as possibilidades futuras são infinitas... 

Claro, primeiro você irá "brincar" com as possibilidades e com os erros (que podem ocorrer) e depois você fica craque nisso e pode usar para muitas coisas, como você mesmo disse.

Ter seu próprio negócio para hospedar os clientes é algo bem vantajoso ainda mais se você montou do zero e tem o conhecimento para manter isso funcionando todo tempo

Link para o comentário

Depois, com um tempo você consegue alugar blocos de IPs, que são bem caros mensalmente. e tem que arruma um provedor que aloque eles para você.

Não entendo muito dessa parte, mas se não me engano se chama ASN e também acredito não liberar diretamente para Pessoa Física.

No caso, sendo pessoa física, vai precisar de um PJ para intermediar e os IPs não vão estar em seu nome.

Acho que é mais ou menos isso.

Link para o comentário
14 horas atrás, Flavio Cesarino disse:

Depois, com um tempo você consegue alugar blocos de IPs, que são bem caros mensalmente. e tem que arruma um provedor que aloque eles para você.

Não entendo muito dessa parte, mas se não me engano se chama ASN e também acredito não liberar diretamente para Pessoa Física.

No caso, sendo pessoa física, vai precisar de um PJ para intermediar e os IPs não vão estar em seu nome.

Acho que é mais ou menos isso.

Mas pelo que eu entendi, como falei anteriormente, algumas operadoras fornecem IPs, até já solicitei contato de algumas, tenho 2 CNPJ (se precisar) 1 MEI mais recente e uma EIRELI mais antiga, mas enfim, a internet dedicada (até onde pesquisei) já vem com IP fixo, aparentemente a operadora fornece mais IPs, algumas como a vivo e claro já fornecem até com6, 12, 15 IPs Fixos para utilizar, acredito que posso pedir mais conforme precisar, pelo dedicado (me corrija se eu estiver errado, faz tempo que não mexo em dedicado kk) enfim pelo dedicado quando a gente vai criar uma VM, colocarmos IP daqueles disponíveis que o DC disponibiliza, logo EU IMAGINEI O SEGUINTE: Se eu contratar um plano LINK dedicado com uns 16 IPS (por exemplo), precisaria apenas manter todas na mesma rede (ai onde que vai entrar problema pq não sei como ficaria no Switch) mas todas as maquinas conectadas na mesma rede, virtualizadas da forma correta, acredito que seria só colocar IP disponível dentre aquelas que a operadora disponibilizou.

Passei a semana pesquisando e tem alguns pontos que estão entre as minhas dúvidas... 

1º Vi um vídeo de um cara virtualizando uma única maquina, dela ele criar diversas VMs, ai entrou minha primeira dúvida: - È possível eu transformar todas as minhas maquinas em um Cluster (operando todas juntas)  e depois fazer esse mesmo processo de virtualizar? 

- PQ tenho muitas maquinas que posso montar, algumas processadores mais tops, outras mais fracos, algumas suportam até 64GB de RAM, outras 32 e outras 16, algumas tem mais e outras menos entradas Sata e algumas até tem entrada NVME (Minha ideia era utilizar apenas SSD Sata e NVME em todas elas de tamanhos diferentes, unificar todas em um "super dedicado" e depois virtualizar, criar as maquinas, mas ai entra 1º porém que é sobre a pergunta acima, se poderei unificar maquinas de configurações diferentes, e quando eu for criar uma Vm, o sistema permitirá eu escolher qual processador ficará visível ao cliente? pq digamos que no futuro eu queira vender VPS a partir do meu servidor, e ai preciso divulgar ao cliente obviamente qual processador a maquina dele terá, núcleos e etc, sobre os núcleos e ram, notei no vídeo que eu posso definir quantos núcleos terá cada VM e a RAM (Claro), além de armazenamento e tal mas e o processador? se for possível unificar maquinas de diferentes processadores, eu poderei escolher qual processador será exibido ao cliente? 

 

2ª Dúvida é sobre tráfego, como e quem define o tráfego? seria a operadora? seria meus equipamentos como Switch ou roteador, rapaz falou ai em cima sobre mikrotik e fiquei com essa dúvida. 

3º 100MB de internet dedicada seria suficiente? pq de inicio pretendo configurar 10 maquinas para trabalhar deste modo, será que não seria pouca internet mesmo que dedicada... ?

 

4º Ataques: Sobre segurança e proteção do servidor, imagino que a empresa de internet não tenha nenhum tipo de proteção (me corrijam se eu estiver errado), logo também não consigo imaginar que somente configurar bem firewall seja o suficiente.. o que resta contratar uma empresa para cuidar de mitigação dos ataques e tal... alguma sugestão? 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?