Administração AngelCosta Postado Setembro 29, 2014 Administração Compartilhar Postado Setembro 29, 2014 São vários os motivos que podem deixar a conta do seu cliente indisponível. A lista é extensa e pode ir de problemas na configuração do servidor a ataques DDoS e falhas no data center. O problema é que não importa tanto o motivo, o único fato que interessa é a indisponibilidade do serviço que você oferece e se seu cliente tem alguma compensação por esta inconveniência. Vamos lá, dê uma olhada nos seus termos de uso. Procure por algo que se assemelhe a uma política de reembolso por conta de downtime. Pois eu fiz isso no site das grandes empresas de hospedagem e a maioria oferece reembolso na forma de crédito ou de estorno de pagamento. O curioso é que todo mundo oferece 100% de uptime, site sempre no ar, tudo sempre funcionando. Porém, quando isso falha, [highlight]cabe ao cliente reclamar e solicitar[/highlight] explicitamente o reembolso para que o procedimento de estorno seja iniciado. Tivemos uns downtimes (o PDH usa e recomenda a Digital Ocean) por conta de manutenção no servidor e alguns dias após a mesma, notei algo diferente no extrato financeiro do painel de controle. É uma prática que eu não havia visto em nenhuma empresa de hospedagem pela qual passei. E achei a atitude louvável. Por que reembolsar? O reembolso passa confiança e sensação de transparência para o cliente, mostra que você está honrando seu compromisso com ele e que o dinheiro dele está sendo usado somente quando ele tem o serviço contratado. Automático ou não Aí cabe a você decidir o tipo de abordagem. Reembolso automático é bom e impressiona o cliente, mas não é para todos os bolsos. Caso não possa arcar com isto, tenha uma política bem definida em seus termos de uso. Tipos de reembolso É possível devolver o dinheiro do cliente na forma de desconto na próxima fatura, crédito para gastar com outros produtos da sua empresa ou devolução do dinheiro. Enfim, é bom saber exatamente o que você está prometendo para não ser pego de surpresa por centenas de clientes pedindo o dinheiro de volta. [poll id=25] 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Compartilhar Postado Setembro 29, 2014 De fato tudo depende de como está especificado no contrato, se for downtime de 99% ao chegar a um patamar inferior a este o cliente deveria ser automaticamente ressarcido ou ao menos ser ressarcido assim que enviasse a solicitação, o que sabemos, infelizmente não é assim. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Compartilhar Postado Setembro 29, 2014 Angel, você conhece alguma solução para WHMCS que faça isso? Eu fiquei interessado em implementar no meu. Abraço! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Compartilhar Postado Setembro 29, 2014 Rick, eu já consultei com o Edvan, mas acho que teríamos que fazer algo baseado na api de uma ferramenta de uptime como o Pingdom por exemplo. Se tiver ideias, diga aí, para vermos se dá pra fazer algo bacana. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Compartilhar Postado Setembro 29, 2014 O WHMCS tem um recurso que monitora o IP e portas. Eu uso pra saber se tem algum problema nos meus servidores. Não sei se poderia ser usado pra calcular o tempo de Downtime, mas seria interessante, porque seria direto do servidor. Saber o tempo de Downtime não seria difícil com ferramentas de monitoramento, o mais complicado seria o WHMCS calcular esse tempo e descontar das faturas, seja retirando o valor ou creditando na conta. De qualquer forma seria muito bom tem um recurso assim. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 30, 2014 Compartilhar Postado Setembro 30, 2014 O problema do Pingdom é que nem sempre ele notifica uma real queda. Muitas vezes é algum problema dos servidores deles. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 30, 2014 Compartilhar Postado Setembro 30, 2014 Como diz o Vicente Neto da EVEO - NETREVENDA, o cliente quer qualidade pagando menos do que custa um sanduiche? Se meu sanduiche vier menor do que o de outro cliente eu ganho reembolso? Sinceramente discutir centavos é o fim mesmo desse serviço de hospedagem. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2014 Compartilhar Postado Outubro 1, 2014 Vendo hospedagem por R$ 5,00 mensais. Meus clientes ficam muito felizes quando há downtime e reembolso o valor de R$ 0,03 centavos no mês. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 1, 2015 Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2015 É melhor pagar centavos de reembolso por isso e manter o cliente satisfeito do que perde-lo por tão pouco, já que para conseguir um novo cliente é bem mais caro do que manter um ativo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.