Administração AngelCosta Postado Setembro 29, 2014 Administração Postado Setembro 29, 2014 São vários os motivos que podem deixar a conta do seu cliente indisponível. A lista é extensa e pode ir de problemas na configuração do servidor a ataques DDoS e falhas no data center. O problema é que não importa tanto o motivo, o único fato que interessa é a indisponibilidade do serviço que você oferece e se seu cliente tem alguma compensação por esta inconveniência. Vamos lá, dê uma olhada nos seus termos de uso. Procure por algo que se assemelhe a uma política de reembolso por conta de downtime. Pois eu fiz isso no site das grandes empresas de hospedagem e a maioria oferece reembolso na forma de crédito ou de estorno de pagamento. O curioso é que todo mundo oferece 100% de uptime, site sempre no ar, tudo sempre funcionando. Porém, quando isso falha, [highlight]cabe ao cliente reclamar e solicitar[/highlight] explicitamente o reembolso para que o procedimento de estorno seja iniciado. Tivemos uns downtimes (o PDH usa e recomenda a Digital Ocean) por conta de manutenção no servidor e alguns dias após a mesma, notei algo diferente no extrato financeiro do painel de controle. É uma prática que eu não havia visto em nenhuma empresa de hospedagem pela qual passei. E achei a atitude louvável. Por que reembolsar? O reembolso passa confiança e sensação de transparência para o cliente, mostra que você está honrando seu compromisso com ele e que o dinheiro dele está sendo usado somente quando ele tem o serviço contratado. Automático ou não Aí cabe a você decidir o tipo de abordagem. Reembolso automático é bom e impressiona o cliente, mas não é para todos os bolsos. Caso não possa arcar com isto, tenha uma política bem definida em seus termos de uso. Tipos de reembolso É possível devolver o dinheiro do cliente na forma de desconto na próxima fatura, crédito para gastar com outros produtos da sua empresa ou devolução do dinheiro. Enfim, é bom saber exatamente o que você está prometendo para não ser pego de surpresa por centenas de clientes pedindo o dinheiro de volta. [poll id=25] 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Postado Setembro 29, 2014 De fato tudo depende de como está especificado no contrato, se for downtime de 99% ao chegar a um patamar inferior a este o cliente deveria ser automaticamente ressarcido ou ao menos ser ressarcido assim que enviasse a solicitação, o que sabemos, infelizmente não é assim. 0 Citar
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Postado Setembro 29, 2014 Angel, você conhece alguma solução para WHMCS que faça isso? Eu fiquei interessado em implementar no meu. Abraço! 0 Citar
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Postado Setembro 29, 2014 Rick, eu já consultei com o Edvan, mas acho que teríamos que fazer algo baseado na api de uma ferramenta de uptime como o Pingdom por exemplo. Se tiver ideias, diga aí, para vermos se dá pra fazer algo bacana. 0 Citar
Visitante Postado Setembro 29, 2014 Postado Setembro 29, 2014 O WHMCS tem um recurso que monitora o IP e portas. Eu uso pra saber se tem algum problema nos meus servidores. Não sei se poderia ser usado pra calcular o tempo de Downtime, mas seria interessante, porque seria direto do servidor. Saber o tempo de Downtime não seria difícil com ferramentas de monitoramento, o mais complicado seria o WHMCS calcular esse tempo e descontar das faturas, seja retirando o valor ou creditando na conta. De qualquer forma seria muito bom tem um recurso assim. 0 Citar
Visitante Postado Setembro 30, 2014 Postado Setembro 30, 2014 O problema do Pingdom é que nem sempre ele notifica uma real queda. Muitas vezes é algum problema dos servidores deles. 0 Citar
Visitante Postado Setembro 30, 2014 Postado Setembro 30, 2014 Como diz o Vicente Neto da EVEO - NETREVENDA, o cliente quer qualidade pagando menos do que custa um sanduiche? Se meu sanduiche vier menor do que o de outro cliente eu ganho reembolso? Sinceramente discutir centavos é o fim mesmo desse serviço de hospedagem. 0 Citar
Visitante Postado Outubro 1, 2014 Postado Outubro 1, 2014 Vendo hospedagem por R$ 5,00 mensais. Meus clientes ficam muito felizes quando há downtime e reembolso o valor de R$ 0,03 centavos no mês. 0 Citar
Visitante Postado Fevereiro 1, 2015 Postado Fevereiro 1, 2015 É melhor pagar centavos de reembolso por isso e manter o cliente satisfeito do que perde-lo por tão pouco, já que para conseguir um novo cliente é bem mais caro do que manter um ativo. 0 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.