Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Período gratuito x Seu dinheiro de volta

Recommended Posts

Afirmo com segurança que 75% de vocês, queridos leitores, ao procurar por hospedagem compartilhada, já se deixou seduzir pela frase "período gratuito" ou "30 dias para testar". Talvez até tenha procurado especificamente por empresas que oferecessem este tipo de garantia.

 

O motivo do artigo/post é que várias pessoas perguntam se eu dou os tais 30 dias grátis. Não dou. Quando fiz os cálculos dos meus preços, não incluí essa possibilidade. Optei por garantir o dinheiro de volta em caso de insatisfação. Entretanto vou traçar aqui os prós e os contras de cada um dos dois.

Período gratuito

Vantagens

Algumas empresas são, justa ou injustamente, mal faladas outras tem planos que deixam qualquer um com o é atrás ou simplesmente não são conhecidas pelo cliente. Neste caso, o período de testes serve como "uma chance" para a empresa mostrar que pode sim oferecer a qualidade esperada.

 

Serve também para o cliente conhecer sua estrutura - se você não provê um demo, por exemplo. Se familiarizar com painéis, integrações e serviços. Às vezes, um painel complicado ou simples demais é decisivo na saída de um cliente.

 

No mercado, é possível ver ofertas de 15 a 90 dias grátis. O período tem que ser calculado com sabedoria para cobrir os seus custos, senão em um mês ou outro você pode acabar com mais cliente de cortesia do que pagante.

Desvantagens

Costuma atrair spammers, clientes problemáticos e inadimplentes e muita confusão.Conheço gente especializada em pular de trial em trial - é basicament como viver de amostra grátis.

 

Se você não tiver definido nos seus termos de uso os limites (oferece backup? transferência? uso pleno dos serviços?) e vencimentos pode arrumar confusão com seu cliente novo. Usar um filtro anti-fraude também é uma boa pedida.

Reembolso

Vantagens

Mais fácil de gerenciar, o reembolso nada mais é que um direito do consumidor. Quer mais segurança do que um vendedor dizer pra você: "Se você não gostar, devolvo o seu dinheiro". Denota muito mais confiança em seu produto e profissionalismo. Afinal, quantas empresas grandes você vê oferecendo período de testes por aí?

 

O cliente paga assim que entra - é um investimento que ele faz em você. Basta você entregar tudo que prometeu e não terá problemas.

Desvantagens

É preciso ter sempre uma reserva no caixa para casos de desistência. Lembre-se que, geralmente, o reembolso aplica-se somente aos três primeiros meses - e raramente aos demais.

 

O reembolso pode ser prejudicial em alguns casos, como em um mês em que haja um downtime extensivamente logo (mais de um ou dois dias bastam). É certeza de ver clientes indo embora e desembolsar alguns dinheiros.

Testes X Reembolso

Os dois possuem suas vantagens, cabe a você escolher qual cabe melhor no perfil da sua empresa. É muito importante - qualquer que seja a sua escolha - que esteja tudo definido no seu contrato (embora admitamos que a maioria não lê o que está ali) para evitar maiores confusões com os clientes.

 

Vocês oferecem algum dos dois? Os dois? Nenhum? Por que?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
O reembolso ao cliente acaba promovendo a empresa de modo mais positivo, ao invés de trial que o cliente acha que é uma obrigação e que a empresa nao tem custo nenhum se oferecer um periodo grátis, o que não é verdade. Aqui oferecemos trial para desenvolvedores cadastrados conosco e temos uma politica de reembolso. Para este ano algumas coisas serão alteradas e serão divulgadas melhor. Acho que se tiver uma publicidade dizendo devolução do seu dinheiro seria e acabaríamos obtendo novos clientes.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Concordo com você Rulio. Oferecemos 30 dias de satisfação ou o dinheiro de volta. Válido para Hospedagem Revenda e Streaming. Ao meu ver, é muito melhor oferecer a devolução que ter problema com spammers.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Com certeza, o spammer pode te comprometer com o data center e prejudicar diretamente outros clientes. Enquanto o reembolso só afeta o seu financeiro.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
De fato, anunciar o reembolso em caso de insatisfação seria uma boa forma de marketing.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Putaaaa merda angel...rsrsrs show de bola.... essa pratica de dias gratis pelo menos aqui em nossa empresa, sempre quando abri esta possibilidade so veio tranqueira, não adoto nada disso aqui, nem dias gratis, nem garantia de satisfação, penso eu que este tipo de coisa atrai muita gente mesquinha. Todavia sempre pode existir alguma excessao quando a pessoa pessoalmente conhece agente e tal....

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Realmente Angélica, o período gratuito é perigoso, mas em muitos casos acaba sendo o diferencial de uma pequena empresa ante as gigantes. Um outro ponto de destaque do período gratuito (positivo e negativo) é que muitas vezes a liberação é feita na hora, pelo próprio WHM/WHMCS, o que, para pessoas como eu que são ansiosas e não aguentam esperar compensações bancárias, pode ser positivo. O ponto negativo é, como você e os nossos amigos acima já mencionaram, o bando de espírito de porco que tem por aí...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Olha sabendo usar com sabedoria qualquer hum pode ser vantajoso.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Olá, Eu acho que depende do seu publico alvo. Por exemplo um iniciante , 30 dias grátis é o tempo para aprender. Mas já um desenvolver de sites a oferta de dinheiro de volta é tentadora. Sinceramente eu prefiro 30 dias gratuitos, pois 30 dias ou + é tempo para conhecer a qualidade do host e tomar decisões. E como o zamorablog citou o inicio é imediato na maioria dos casos. Já se for plano "dinheiro de volta" eu cinto uma certa burocracia, enquanto "30 dias grátis" se o serviço não for bom simplesmente cancela no dia 30. Mas agora também depende se for pós ou pré-pago. Pós simplesmente é só não pagar no final se você não gostar. Pré-pago já gera maior burocracia. O plano ideal no meu ponto de vista seria "30 dias gráis" + pagamento pós pago, nem que a empresa leve prejuízo no último mês, acho que atrairia mais clientes. Até mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Acho que é um daqueles casos de compensação. Se a gente oferece um serviço bom, não se torna tão importante oferecer os recursos mencionados. Mas que fica bem no marketing não dá pra negar...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...