Administração AngelCosta Postado Janeiro 19, 2009 Administração Compartilhar Postado Janeiro 19, 2009 É muito comum quem está na área de informática usar o tecniquês (?) com outras pessoas. Mesmo termos comuns como memória, disco e usb se confundem na cabeça dos menos acostumados com tecnologia. Apesar de representar uma barreira de comunicação, o uso de termos técnicos pode ser usado desde que bem explicado para seus clientes. Usar um glossário - e não um dicionário da Língua Portuguesa - pode ajudar a tirar dúvidas. O seu contrato, ou termo de uso, deve ter os termos técnicos em português, quando eles existirem. Então certifique-se de que seus clientes saibam o que são algumas destas palavras/expressões: Recursos do servidor - Normalmente, ela vem junto com alguma restrição ou limitação. É a tal da letra miúda em alguns contratos. Do mesmo jeito que o seu computador só suporta uma determinada demanda de serviços, com o servidor não há de ser diferente. Se algum cliente abusar da memória ou banda, tem de ser notificado, pois isso pode prejudicar as demais contas hospedadas no mesmo servidor; Conexões de banco de dados - Dependendo do seu plano de hospedagem, haverá um determinado número de conexões com bancos de dados disponível para você. Se o cliente X tem direito a 25 conexões simultâneas, ele tem de saber que apesar de um script conectar-se por segundos a um banco de dados, basta que neste pequeno espaço de tempo ele faça isso 26 vezes para ter problema. Apesar de ser algo que pouco acontece, é bom que os clientes saibam; Limites de envio de e-mail - Sim, existe um número de e-mails máximo que pode ser enviado. Esta providência tem sido tomada para combater o spam. Se você usa listas de emails, boletins/newsletters, verifique que o limite não seja ultrapassado. Alguns scripts permitem envio de e-mail em ciclos de acordo com os seus limites. Ilimitado - Não existe nada ilimitado em hospedagem. O termo é usado apenas para atrair clientes, pois as pessoas gostam de pagar pouco por muito. Em geral, deve haver alguma coisa relacionada a uso de recursos do servidor ou espaço no contrato, de forma que ilimitado ganha um novo significado... Overselling - Pode ser chamado de "propaganda enganosa", na minha opinião. É oferecer mais do que se tem. O resultado direto disso é um servidor apinhado de gente, usando recursos demais e muita reclamação. Quando não oferecem hospedagem ilimitada, alguns hosts oferecem 100GB por R$9,99. Fazem isto na esperança do cliente não usar, de fato, tudo o que seu plano promete. Uptime e Downtine - Saber há quanto tempo um servidor está online sem "parar" é importante. O peso do uptime é grande na escolha de um host. Mas, hoje em dia, todos estão sujeitos à falhas. O que se deve procurar é como as empresas contornam os problemas com downtime. Pagamento mensal e anual - Quem já não clicou em um anúncio que dizia 10gb por apenas 10 reais mensais? Porém, quando você chega no formulário descobre que esse valor é apenas para pagamento anual, ou seja, para "sentir" que está pagando apenas 1o mensais, você deve desembolsar 120 reais por um plano anual! Eu acho isso um absurdo. Se a pessoa tivesse 120 reais não clicaria em um link para ver um plano de 10 reais, certo? Mais algum termo ou esclarecimentos que os seus clientes precisam entender? 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.