Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hospedagem de sites é coisa séria

Posts Recomendados

[caption id=attachment_6433" align="alignright" width="300" caption="Brincadeira de criança, como é bom, como é bom...][/caption]

No meu artigo anterior (Como enfrentar os concorrentes gigantes) comentei sobre os principais aspectos que eu, pessoalmente, considero fundamentais para uma empresa crescer a despeito da concorrência. Entre os tópicos abordados discorri sobre a importância de se estar tecnicamente preparado, de forma a depender o mínimo possível ou nada dos fornecedores.

No presente artigo pretendo discorrer um pouco mais a respeito da necessidade de ser tecnicamente independente, a despeito de quem sejam nossos fornecedores, a partir do ponto de vista da responsabilidade que temos para com nossos clientes.

A ilusão do dinheiro fácil

Creio que a maior parte das "startups" do ramo de hospedagem de sites seja formada por pessoas que se deixam seduzir pela matemática superficial das páginas de vendas de planos de revenda.

Hoje mesmo alguém me disse --- num Português sofrível que me faz pensar no tipo de "profissional" que a pessoa é --- que pretendia contratar uma revenda de 100 Reais mensais, e botar 50 clientes a 35 Reais cada. Nessa conta o lucro é fabuloso:

50 x 35 - 100 = 1.650

Ou seja, um mil, seiscentos e cinquenta reais de lucro potencial para não ter de fazer nada, pois o provedor que fornece a revenda é que teria de fazer todo o trabalho sujo.

Claro que a pessoa não leva em consideração custos de cobrança, custos operacionais (como energia elétrica, conexão à Internet --- talvez porque esse seja o pai quem paga de qualquer jeito), carga tributária, e o que mais for.

O cliente é tudo menos burro

Em minha concepção existem duas razões para minha empresa existir, na ordem: eu mesmo e o cliente.

Não podemos em momento algum subestimar a inteligência do nosso cliente ou de nossos prospectos. Alguns podem até se deixar enganar em função de falta de conhecimento técnico ou mesmo de alguma ingenuidade, mas no geral eles sabem perceber quando estão tratando com alguém sério e competente ou quando estão tratando com alguém despreparado ou mal intencionado.

Se para cada problema que o cliente tiver você precisar abrir um chamado com seu fornecedor, você está perdido (para não usar um termo chulo com quase a mesma pronúncia). Grandes empresas (sendo que o tamanho da empresa se define pelo tamanho de sua carteira de clientes) não são tradicionalmente conhecidas pela excelência no suporte técnico.

É praxe que existam "níveis" de suporte: um técnico (ou uma equipe inteira) com menos qualificação que fica em contato direto com o cliente, e cuja função é tentar livrar-se da batata quente sem precisar incomodar os técnicos com qualificação mais alta, repassando para estes apenas os casos mais complicados. Normalmente são meros "garotos de recado", que copiam e colam as respostas do técnico realmente habilitado para cada chamado.

Se uma empresa de hospedagem baseada em revenda tiver ainda menos conhecimento do que este técnico, como fica o cliente quando precisar de suporte?

O cliente confia na gente, temos de honrar essa confiança

Quando um cliente entrega seu site para ser hospedado conosco ele está deixando nas nossas mãos, muitas vezes, ferramentas importantes para o funcionamento de seus próprios comércios (probloggers também são comerciantes, em última análise). Independente do que digam a Lei, o Código de Defesa do Consumidor, a Bíblia ou qualquer outro código escrito capaz de reger a maneira como uma pessoa trabalha, é óbvio que o cliente está entregando em nossas mãos o seu patrimônio, na forma de arquivos e scripts de computador.

É claro que quando contratamos um servidor, uma revenda, ou o que for, com nossos fornecedores, também estamos confiando e correndo os riscos.

Entretanto, seria leviano tentar repassar esses riscos para o cliente, e seria estupidez num momento de crise tentar eximir-se da responsabilidade culpando o verdadeiro fornecedor.

Não foi uma nem foram duas vezes que me aconteceu de clientes de clientes meus me procurarem para comprar hospedagem de mim. A justificativa sempre a mesma: "vi que quem realmente presta o serviço são vocês, o fulano é apenas intermediário, e não gosto dessa situação". Por uma questão de ética eu nunca aceitei esses casos como meus clientes, embora outros possam ter uma percepção diferente da minha.

Vender hospedagem não é vender perfume por catálogo

Vender hospedagem é algo sério, requer responsabilidade, habilidade técnica e constante atualização.

Quem pensa que vai entrar para este mercado encontrando um "esquema" de dinheiro fácil está muito enganado, e não digo isso para tentar "proteger" os já estabelecidos de nenhuma concorrência. Como eu sempre digo, tem espaço para todos, e quem for mais competente vai ganhar mais dinheiro e crescer mais; a cada um conforme seu esforço, dedicação e talento.

As revendas são uma maneira excelente de começar com custos reduzidos, mas isso não significa eximir-se da responsabilidade pelo trabalho que escolhemos fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Janio concordo contigo em "gênero, número e grau", inclusive em um post no forúm discuti esse mesmo ponto de vista com o Vicente Neto da Netrevenda. >> http://forum.portaldohost.com.br/topic/3851-crescimento-do-mercado-de-revenda/page__view__findpost__p__39024

Link para o comentário

Na verdade, a maioria dos clientes, considerando o fato de serem brasileiros e que, na cabeça de brasileiro em sua maioria todo profissional de informática é "careiro e enrolão", pensam que são muito inteligentes só que na realidade não são, e se não são inteligentes, só lhes sobram o adjetivo "burro". Já tive um cliente de host que provou essa estatística, isto é, todo mês atrasava mais de 20 dias o pagamento de meros 25 reais, reclamava com o financeiro sobre o porquê do seu lindo site estar fora do ar, queria discutir com o suporte sobre aspectos técnicos que ele não entendia nada, e pra completar achava que nós tínhamos que lhe atender por telefone na hora que ele bem entendesse nos ligar, e nos termos de serviço estava mais do que claro que nós não fornecíamos suporte por telefone. Então, a meu ver, e analisando o perfil da maioria, são burros sim, especialmente por atrasarem o pagamento de algo extremamente importante ao negócio ou empresa deles e ainda querer reclamar ao invés de aprender com quem entende, já que ele contratou um serviço ao invés de montar o seu próprio servidor e se virar sozinho. É bem relativa essa história.

Link para o comentário

João, leia o meu artigo anterior. Este é um tipo de cliente que não me serviria. Quando o cliente atrasa uma vez, entendo que todo mundo tem dificuldades. Quando vira vício, eu o convido a procurar outro fornecedor. Sim, é relativo, mas considerando o meu ponto de vista, não sobra espaço para cliente burro.

Link para o comentário

[...] O Jânio já ilustrou muito bem porque a área de hospedagem tem atraído tanta gente no artigo hospedagem de sites é coisa séria e deu dicas excelentes sobre o que você precisa ter e ser para poder ser levado à [...]

Link para o comentário

Oi angelica, por gentileza, poderia abrir um post para reclamações das empresas de host picaretas que estão no mercado para que não tenhamos mais surpresas desagradaveis e prejuizos danos morais e materiais pois ta cheio de empresinha brincando de revenda e hospedagem por sinal estou tendo um problema gravissimo de um host que esta ha 24 horas fora do ar e nem tem site proprio no ar para abrirmos o ticket de suporte, simplesmente o cara abandona o host

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?