Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É importante ter curso superior na área de computação?

Posts Recomendados

• Administração

Em geral, nos meses de dezembro e janeiro inicia-se o período de matrícula de escolas e faculdades. Lembro disso porque tenho dois filhos e também porque tenho um curso superior pendente. Depois de passar por outros cursos (Letras e Psicologia), encontrei a minha real vocação em um curso de Análise de sistemas. E com o nascimento do segundo filho, o curso foi trancado faltando apenas um ano para eu receber o meu canudo.

Esta semana estou efetuando minha matrícula e um fato me veio à mente: quando eu era Psi, muitos tinham o curso como uma alternativa/hobby/backup, pois cursavam direito, odontologia e administração. Não viam a psicologia como finalidade - o curioso é que a maioria agora está com empregos medianos na área. Já o curso de Análise era formado por gente de todas as áreas que quer se aprimorar no que já sabe.

Ok. Informática é algo que se pode aprender sozinho. Mas é preciso um diploma? Dentre os meus amigos que mexem com hospedagem, existem contadores, advogados, psicólogos e administradores. Poucos tem curso de Computação, Sistemas de informação e afins.

Vamos aos fatos: 75% de tudo o que eu sei é conhecimento adquirido via google. Na faculdade, aprendi a programar PHP, Java, C++, entender redes, cabeamento, arquitetura de sistemas operacionais, UML, a acessar orkut e meebo via 4proxy.de,etc (vai dizer que nunca fez isso?). Penso que serviu para consolidar ou dar uma base para o que já sabia. Não sei se um curso técnico me valeria do mesmo jeito - ou eu teria que fazer vários para poder compor algo igual à minha grade curricular.

Eu dei sorte de encontrar um curso com uma grade curricular muito boa, parece que foi feito pra mim (que sou web/software e nenhum pouco hardware), voltado direto para o mercado de trabalho atual. Meu único problema é a qualidade de alguns professores - a cidade ainda não tem muitos profissionais gabaritados. Mas o que falta lá, a gente compensa no Google, não é mesmo?

Quero muito saber a opinião de vocês:

• Você tem curso superior? É na área de informática?
  • Se não tem, pretende fazer algum?
  • É necessário ter um diploma?
  • Já perdeu algum serviço por não ser graduado?
  • E quanto a cursos técnicos?

[poll id=12]

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou formado em Analise de Sistemas, mas no meu trabalho hoje uso muito pouco do meu curso - mesmo porque foi a muito tempo. Todo o processo de atualização e upgrade de conhecimento (indispensável na área de TI) eu fiz por mim mesmo, de forma auto-didata ou da melhor forma possivel, que é aprender "no tapa". Aos que pensam em fazer uma faculdade eu sugiro que façam, mas não pensem que apenas um diploma vai lhes conceder um bom futuro pelo menos não no mercado de TI - tenham tb o "espírito" de auto-didata, invistam em certificações e principalmente algumas horas estudando durante a madrugada com o titio Google que sem dúvida é o melhor professor que existe, embora vc tenha que filtrar algumas coisas que ele ensina.

Link para o comentário

faça graduação normal em faculdade top e vc estara de boa - mas a questao eh por quanto tempo vc aguenta trabalhar em TI eu já estou pulando fora, muito monotono e acaba com vc fisicamente - ficar sentado o dia inteiro e ainda sofrendo stress de todos os lados te mata em poucos anos

Link para o comentário

Nossa, o stress... eu nem tenho como esquecer dele. O legal é intercalar atividades. Tipo se meter no administrativo para revezar as atividades técnicas. Ficar no computador o dia todo é problema de saúde na certa.

Link para o comentário

Stress há em qualquer ramo ou profissão. O segredo está em como você administra essa dor de cabeça! Eu sou da opinião que, fazendo faculdade ou não, o que importa é a capacidade de aprendizado da pessoa (ou interesse para/com determinados assuntos). Muitos acabam se formando e percebem que não nasceram para aquilo, muitas vezes por faltar experiência do dia-a-dia da área. Principalmente nos últimos tempos, em que cada vez mais os meios de informação mostram que é possível ganhar "trilhões" com a internet, mais e mais pessoas - muitas vezes desavidadas - começam a cair de páraquedas. Quanto eu fazia a seleção de funcionários de uma empresa de hospedagem, tinha muita gente que se candidatava para vagas de técnico de IDC, nó último ano da faculdade - ou até pessoas formadas em faculdades conceituadas - que não sabiam apertar um parafuso sequer - o que dirá configurar um RAID. Resultado: Acabamos contratando um profissional que não tinha curso superior (bem jovem) e que hoje administra toda a infraestrutura tecnológica da empresa. É bem relativo, mas eu sinceramente julgo que curso superior sem vontade não é nada, bem como vontade sem ação é menos ainda.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?