Janio Sarmento Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Tenho um amigo que trabalha numa grande empresa de hospedagem, que tem mostrado ter o objetivo de tornar-se maior que a atualmente maior empresa de hospedagem web do Brasil. Para isso eles têm confiado no próprio poder de crescimento orgânico e na possibilidade de comprar outras empresas concorrentes de menor porte. Um trecho de uma conversa nossa: --- Minha empresa está comprando empresas de hospedagem, quer vender a sua? --- Diga ao seu patrão que também estou comprando, mande ele fazer preço na dele. É claro que eu não estou comprando empresa nenhuma, muito menos uma megaempresa. Entretanto, a minha disposição de vender minha empresa nem digo que seja igual à dele, mas sim extremamente menor: nula. Explico. Quando abri minha empresa de hospedagem, há mais de sete anos, fi-lo porque não encontrava no mercado uma empresa que oferecesse, além da qualidade técnica e do preço justo, outros valores como transparência e honestidade. No começo, não foi fácil. Era usuário de uma revenda, então parti para meu primeiro dedicado. Os custos eram mais altos do que eu conseguia arrecadar com os clientes, eu era obrigado a manter um outro emprego formal para poder me sustentar. Nunca quis trabalhar com VPSs até conhecer a tecnologia Xen --- que hoje é a base de 80% dos meus negócios --- porque eu não acreditava que VPSs que não fossem comparáveis a hardware físico não poderiam ser bons para meu cliente. No decorrer destes quase oito anos construí um relacionamento bastante sólido com meus clientes, que acima de tudo tornaram-se meus amigos. São verdadeiros fãs do meu serviço de hospedagem, porque sabem que quem está cuidando dos servidores deles é alguém que já demonstrou que mais importante que o dinheiro que recebo mensalmente pelos serviços prestados é a satisfação de meus clientes. Esta semana alguns de meus clientes foram afetados por um problema de conectividade no datacenter que deixou alguns servidores inacessíveis. Foi uma downtime relativamente longa, bem mais do que seria normalmente aceitável. Durante a crise, havia clientes recomendando meus serviços no Twitter, e ante a nota de que seus sites estavam offline eles respondiam: "é pontual, acontece muito raramente e eu recomendo muito essa empresa". Se eu vendesse minha empresa agora estaria botando preço em dinheiro nessa confiança que os clientes têm em mim. Eu estaria traindo tanto a confiança do cliente quanto esses anos todos de trabalho. Eu não vou vender nunca minha empresa de hospedagem porque não trabalho só por dinheiro. Mais importante do que ele são os valores construídos nesses anos de relacionamento com os clientes. E isso não tem preço. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Post muito bom Janio. Concordo com seu pensamento. Se você criou uma empresa, dedicou seu tempo, dinheiro e esforço para fazê-la crescer, não pode vendê-la assim para outra empresa maior. Vejo isso como um incentivo ainda maior para se dedicar cada vez mais a melhorar e fazer sua empresa crescer mais ainda. Isso demonstra que sua empresa está representando um risco de grande concorrência a empresa que está tentando comprar a sua. Eles querem comprar sua empresa para não terem a sua como concorrente, pois eles talvez não possuam a qualidade que a sua empresa possui. Portanto, não venda sua empresa. Ao invès disso, dedique-se ainda mais no crescimento de sua empresa e torne-a tão grande quanto a empresa que tentou comprar a sua. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Excelente post. Gostei da imagem http://portaldohost.com.br/wp-content/themes/port... Você sabe a origem? Se não sabe vou te dizer, essa é uma grande casa localizada perto de um shopping em salvador em uma área nobre da cidade. Ao cruzar por essa placa ficamos supreso com o título que realmente chama a atenção. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Olha concordo com voce Angle... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Gente, o post é do Jânio Sarmento! http://portaldohost.com.br/author/janio/ 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 1, 2010 Compartilhar Postado Outubro 1, 2010 Rubens. Na verdade, eu nem quero me tornar uma empresa "do nível" (melhor seria dizer do porte) destas arrasa-quarteirão. Quanto maior a empresa fica, mais impessoal, menos se levam em conta valores como relacionamento pessoal. Mas concordo integralmente com você, que esses golias se sentem bastante ameaçados por davis como a gente. :-) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 2, 2010 Compartilhar Postado Outubro 2, 2010 Excelente Post... Parabens. Concordo plenamente com a opnião de nunca vender aquilo que é conseguido com muito sacrificio. No meu caso, só pra ter uma idéia eu até fiquei sem comer, mas não desisti da minha empresa. Graças a Deus apareceu pessoas enviadas por Ele creio eu que me ajudaram nos momentos mais difíceis. Por isso não vendo minha empresa nunca, e também por isso tenho cuidado com tudo, com cada conta de cliente, com cada fornecedor, com cada solicitação de suporte, pois também não quero deixar que o crescimento constante diminua. Luto pela minha empresa com unhas e dentes. Parabéns para quem segue essa mesma linha de pensamento. Abraços a todos. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 8, 2010 Compartilhar Postado Outubro 8, 2010 Pensamento pequeno... Eu tenho pena dos seus clientes. O dia que você ficar doente ou então desistir, vai causar um mal gigante para os seus tão "queridos" clientes. Eu moro nos EUA e aqui não tem nenhum problema em se vender uma empresa. Muito pelo contrario, é visto como sucesso. Voce vende e parte para a proxima. Logico que tem que ter certeza que quem está comprando vai cuidar bem dos clientes (e é obvio que se o cara quer gastar dinheiro, ele vai procurar cuidar bem...). Ficar com um negocio de fundo de garagem é coisa de loser. Com a grana que ganharia, poderia construir outra coisa maior. Brasileiro é muito terceiro mundo... até em negócios...impressionante... Sorry pelo desabafo, mas você quer parecer o "bonzinho" e está sendo vacilando se o valor oferecido for bom... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 11, 2010 Compartilhar Postado Outubro 11, 2010 João. Muito obrigado pela sua opinião. Abraço! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 12, 2010 Compartilhar Postado Outubro 12, 2010 Eu por alguns meses usei os serviços do Janio e ele não deixou a desejar em nenhum estante, sempre me ajudando quanto precisava. Infelizmente sai por questões financeiras + recomendo os serviços dele. Abs Janio e me desculpe se ficou algum ressentimento. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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