Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você pensa sobre a liberação de extensões?

Posts Recomendados

Eu acho uma questão bem complicada: Vendo por um lado seria muito bom: Acabaria com a falta de opção ao registrar um dominío, pois teria de várias extensões, sendo assim teriamos mais opções ao registrar. Mas por outro lado como foi sitado no post: Como seria para gravar? Não temos noção disso porque a maioria dos sites que estão em nosso dia-a-dia tem extenções .com.br e .com, imagina além de lembrar o endereço ter que lembrar a extensão. Além de parecer algo totalmente desorganizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Administração

A notícia não é exatamente recente. Há algum tempo atrás, ouvi que o ICANN (órgão que regula domínios) pensava em liberar a criação de novas extensões para domínios. Em suma: se eu fosse acreditada do ICANN, criar um endereço tipo meudominio.angel. É confuso e polêmico, não? Fazendo a minha leitura diária de feeds, um post do Daily Blog Tips, mostrou que o órgão aprovou o regulamento que será posto em prática no futuro, mais precisamente 2010. Vamos às minhas considerações:

Quem vai poder o quê?

A primeira coisa que me veio à mente foi a prioridade de registro de extensões de mesmo nome. E se houver um outra Angélica, Angel, Ângela que também queira registrar a extensão .angel? Em todos os artigos que leio sobre o assunto, a preocupação envolve domínios de mercados milionários como .sex ou .poker. Como garantir que grandes empresas não sejam beneficiadas e prejudiquem os pequenos? E a questão internacional? Os domínios .com há muito deixaram de ser exclusividade dos americanos. Todo o mundo, inclusive nós, registramos domínios .com. Quero saber se vamos ter o mesmo lugar na fila para registrar os domínios com extensões novas ou se será necessário um novo vínculo/cadastro para tal. Eu não tive tempo de ler toda a documentação. Tenho dúvidas quanto aos direitos que se adquire. Quem ganha o direito de uma extensão pode revender domínios com esta extensão? E se ela não quiser?

O Google vai pirar

SEO vai pras cucuias se levar em conta palavras-chave na url, incluindo a extensão. Hoje em dia, a extensão (ignorando os .com) podem dizer sobre a localização física (da empresa) de um site. Os .co.uk são ingleses, os .ca canadenses, os .ru russos e assim por diante. Mas o google é o Jedi dos mecanismos de busca e já deve ter algo previsto para isso, já que o Google é mestre em mudar o algoritmo de seu sistema. Na minha visão limitada e parca de SEO, penso que ao descartar a extensão regional perderíamos ou diminuiríamos a chance de ser encontrados localmente. Já pensou se um grande host, garantisse o extensão .host para si? Se eu fizesse isso, não ia querer que mais ninguém registrasse. Ia ser só eu http://angel.host

Como vai a sua memória?

Está provado, por alguma pesquisa de mercado (vago, né?), que as pessoas raramente digitam o endereço do seu site na barra de endereços. Isso mesmo, elas digitam o nome do seu site no google para clicar no link! Dá-lhe preguiça! Eu mesma faço isso. Não é à toa que a palavra-chave que mais traz visitantes ao nosso humilde blog é o "blog do host", conforme me avisa o Google Analytics. Já tá ficando chato lembrar se um site é .com ou .com.br. Imagine ter que advinhar a extensão do seu site.

Fontes e Links úteis

ICANN: Leia a notícia no site | Acesse a WIKI | Política de proteção a marca/direitos autorais| Relatório sobre proteção de marca (PDF) Outros (Português): iMasters | Outros (Inglês): Daily Blog Tips | CornWall SEO | Gandi Bar Bom, eu sou o tipo de pessoa que segue regras, leis, paro na faixa de pedestre, devolvo carteira com dinheiro, porque minha mãe me educou muito bem. Sinto uma necessidade de limite e organização que me irrita, senão posso prever o caos. Se é pra fazer isso, tem que ser tudo muito bem regulamentado e democrático. Todas as extensões tem de obrigatoriamente serem abertas a todos - independente de quem criar a extensão primeiro. Quanto aos direitos de revenda de cada um, cabe ao ICANN bolar uma estratégia do carvalho (eu disse carValho) para administrar isso. E vocês, o que pensam? Será que o registro.br pode fazer algo parecido, na medida do possível?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário

Acho pessima ideia liberar o registro de qualquer nome. Vai virar uma "zona" de nomes. "qual o endereço daquele blog mesmo? blog.do.host? blogdo.host.blog?" há, vai ficar uma bagunça geral

Link para o comentário

Angel, Só esqueceu de avisar que para ter o seu proprio TLD, é preciso desembolsar coisa de 180 mil dólares. Somente grandes empresas vão ter seus TLDs, é coisa de quase 400 mil reais dependendo da cotação do dólar. Sem contar que não dá para pagar isso pelo cartao de credito ou paypal 8-)) Empresa nacional que quiser, vai ter que fazer tudo no papel, transferindo dinheiro tributado para o exterior ou arrumar uma armação qualquer. Vamos ver coisas como .coke e .google, quem sabe até .globo e .uol - mas tenho minhas dúvidas se vai ter algo como .locaweb e similares. abraços.

Link para o comentário

Pois é, a zona ia, aliás, vai ser grande. Mas o fato de sacar 180k pra ter seu proprio tld pode compensar em alguns casos. Já imaginou poder revender as extensões: game, sex, host, web???

Link para o comentário

Pode ter dois lados esta moeda. De fato pode virar uma bagunça (pessoalmente, acho que vai virar mesmo), mas podemos ver isso como um paradigma. Já existem tantos TLDs que acho que ninguém conhece todos. Aumentar em uns 500 nessa conta, talvez não mude nada. Os TLDs que não são "clássicos" (.com, .org, .net, etc) não serão lembrados mesmo. Eu por exemplo não sou muito bom para lembrar de sites que não usam esses TLDs já evidentes. Eu acho que o que vai bombar, são os sites de live bookmarks.. hehehe

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?