Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Administração

Existem atualmente, no meu msn, 165 contatos. São eles:

• 32% amigos, familiares e conhecidos "reais";
  • 10% clientes e potenciais clientes;
  • 58% pessoas da web, TI's, hosts, programadores.

Resumindo, cerca de 90% das mensagens de saída do meu msn são de ajuda, não aos meus clientes, mas a amigos. Apesar de uma conversa não interferir na outra (esta é a beleza do mundo multi-tarefa), desvia completamente a sua atenção e capacidade de produção para algo do tipo "ajudar um amigo a achar uma variável em um código". Sem falar que você fica escravo, com o perdão da palavra, dos outros, em troca de nada. São horas no computador para ajudar pessoas que tem preguiça de aprender a usar o google. Hoje em dia, todos querem tudo mastigado e pronto. Ninguém quer mais pegar um livro ou apostila para aprender. O conhecimento que eu tenho vem sido juntado há 10 anos! Mas voltemos ao ponto. Vamos fazer um balanço do uso dos IM (Instant Messengers): Pontos bons:

• Facilidade de acesso: muita gente tem msn, basta adicionar o seu email e pronto, o possível cliente está lá tirando suas dúvidas com você;
  • O contato fica: ele pode não assinar com você na mesma hora, mas quem sabe no futuro indica você pros amigos.
  • Propaganda: Você pode selecionar um grupo e jogar lá todos os que entraram em contato mas não adquiriram nenhum serviço. Mandar uma mensagem falando de promoções pode ser interessante;
  • Filtro: Separe os contatos por área de interesse (lembre da conversa que tiveram), assim você pode abordar cada um de acordo com a necessidade.

Pontos ruins:

• Facilidade de acesso: gente sem interesse nenhum em conversar algo útil pode adicionar você e fazer você perder tempo;
  • O contato fica: aquele carinha que te adicionou e achou teus planos caros demais fica pedindo dica, patrocínio, ajuda. E se você recusa pode ser difamado por aí e você não quer o seu nome sujo, não é?
  • Intimidade: nada contra um relacionamento amigável com os clientes. Simpatia é tudo na hora de cativar o cliente. Mas alguns ficam batendo papo, tornam-se íntimos e esquecem das suas obrigações financeiras. Não confunda amizade com atenção.

E as soluções? Para sair dos msn's da vida, sugiro a instalação de sistemas de atendimento online pelo site. Mas por que? Porque você tem um registro mais apurado de quem te visita como localização e quais páginas foram visitadas, clientes tem um momento certo para tratar de negócios (se o chat tiver horário), possibilidade de integrar o sistema online a algum helpdesk e por aí vai...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?