Administração AngelCosta Postado Dezembro 4, 2008 Administração Compartilhar Postado Dezembro 4, 2008 É muito comum que antes de completarem o primeiro ano, algumas pessoas desistam do mercado de hospedagem. É neste momento que começam as dúvidas sobre quais os parâmetros para calcular o valor de venda do seu negócio. Vendendo o seu negócio Não há fórmula mágica e 100% constante para determinar quanto vale a sua empresa. Há muita (muita mesmo) diferença entre o valor que seu negócio tem para você e quanto, de fato, ele vale. Para ter uma idéia, o valor do seu "império" é proporcional à sua reputação online e a quantos clientes você tem. Então, se é para vender, faça com que o negócio seja atraente, arrume todos os erros do site ou de configurações, deixe em dia os pagamentos de clientes, etc. Algumas coisas quem podem aumentar o valor da sua empresa: Dados detalhados de vendas, relatórios de desempenho e estatísticas gerais e futuras; Ranking em mecanismos de busca (se este for bom); Sua média de venda por cliente (quanto mais alta, melhor); Departamento de afiliados ativo e trazendo vendas; Tempo de mercado; Marca própria (logotipo, slogan, mascote, etc); Reputação (boas avaliações em fóruns, blogs, sites...); A qualidade dos seus clientes (planos caros x planos baratos); Separar clientes por categorias e mostrar as vantagens de vender produtos relacionados; Qualidade do website; Qualquer coisa que o destaque no meio da multidão. Para procurar compradores, anuncie em fóruns especializados (como o nosso fórum ou o Fórum cPanel), mas não divulgue diretamente o nome da sua empresa (apenas por mensagens privadas). O motivo do sigilo é não causar pânico em clientes. Afinal, você pode simplesmente estar cansado deste ramo ou estressado, mas a sua clientela vai pensar que você está falido, causando a desistência de alguns, e logicamente, diminuindo o seu valor de venda. É importante apontar os aspectos legais. Se for uma empresa registrada com CNPJ, verifique a possibilidade de incluir no pacote a transferência de tudo, se o comprador desejar. Certifique-se de passar tudo para o nome do novo dono: domínios (ou revenda de domínios), revenda/dedicados, gerenciadores, etc. No geral, dizem por aí que o valor de venda é algo tipo: lucro mensal x (6 a 12). Explicando, o valor pode chegar ao lucro anual previsto, mas dependendo do estado da sua empresa pode ser o lucro semestral. Lembre-se que, ao anunciar a venda, as ofertas vão ser pertinentes ao lugar onde você anuncia. Oferecendo o seu negócio em lugar com gente de pouca experiência ou baixa renda, as propostas serão abaixo do esperado e muito menor que na fórmula acima. Mas isso não significa que a sua empresa valha tão pouco. Espere o momento certo para vender, a pressa de ganhar dinheiro e desfazer-se do site apenas atrapalha e diminui o seu lucro. Comprando clientes Comprar clientes de empresas à venda é um excelente negócio. Mesmo que o site não lhe apareça atraente, ou haja mais coisas inclusas no pacote que possam não interessar, pense nos clientes. Eles podem estar insatisfeitos e uma mudança deste tipo pode dar um ânimo novo a eles. Compra de clientes pode sair mais em conta do que anunciar. Neste caso, comunique oficialmente a mudança, trate-os com toda a atenção que merecem, pois certamente surigirão dúvidas na fusão/mudança quanto a meios de pagamento, suporte, etc. Faça o possível para minimizar os danos de mudança como downtime, perda de arquivos, incompatibilidade de sistemas ou linguagens de programação. Você não vai querer perder os clientes que acabou de comprar. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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