Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avisando e não avisando o seu cliente de hospedagem

Posts Recomendados

• Administração

Vocês sabiam que eu tenho um blog pessoal? Acho que apenas umas duas pessoas saibam disso, dentre os leitores do PDH. E destas duas, apenas uma saiba o endereço de fato. Ele não é relevante aos assuntos tratados aqui. O google adora relevância e eu também. Tem coisas no blog que eu não julgo relevantes para serem compartilhadas com o mundo da hospedagem.

Falei há uns dias atrás sobre como eu acompanho o movimento das outras empresas pelo Twitter e via RSS. Tenho notado que a comunicação com o usuário - seja ela via blog, feed ou e-mail - às vezes é demais ou de menos. Pense no seu host como uma "moçinha comportada" (que nem eu), daquelas que já não se fazem mais:

Upgrades e melhorias

Não há necessidade de lançar um post, twitter ou disparar e-mails a cada pente de memória que você adiciona em seu servidor. Penso que notificações de upgrades devem ser feitas esporadicamente. Primeiro, seu cliente já espera um hardware bom - não era isso que você anunciava? Anunciando tanta melhoria vão pensar que você está construindo um servidor para curar câncer, diabetes e ainda achar vida fora da terra.

Porém, existem exceções. Atualizar o PHP, MySQL e outros softwares vitais para o seu servidor podem causar incompatibilidade com aplicativos utilizados pelos seus clientes. É preciso investigar isso a fundo antes de efetuar mudanças e sempre avisar antes.

Atualizações críticas e emergenciais

Mas, entretanto, contudo e todavia, notificações tipo "consertamos algo que todos achavam ruim", devem ser alardeado aos quatro cantos do mundo. Fez o upgrade do PHP 5.3 e viu que uma reca de software não é compatível com ele? Ponha o rabo entre as pernas, abaixe as orelhas, carinha de cachorro pidão e dê as opções possíveis aos usuários.

Afinal, o que notificar?

• Alterações de software: se importantes, comunique depois de finalizada com sucesso;
  • Inclusão de novos recursos que vão fazer a diferença - construtores de site, bônus de adwords;
  • Parcerias com desconto;
  • Novos serviços - lojas virtuais, blogs, fóruns...

A frequência fica à seu gosto. Em geral, problemas de rede e servidores são notificados via twitter ou blog - lembre que o whmcs tem algo só pra isso (Network Issues). O importante é manter um canal de comunicação aberto com seus clientes e usá-lo de maneira eficaz.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o cliente normalmente não gosta de receber e-mails que não são relevantes a ele. O difícil é saber o meio termo de avisos para seus clientes geeks e o dono de um escritório de contabilidade não-geek. hehehe

Link para o comentário

Uma sugestão para tentar resolver essa questão de relevância dos emails, é deixar que o cliente escolha o que ele quer receber, por exemplo no momento da assinatura (eu prefiro depois senão ficam muitos campos para o preenchimento) o cliente selecione as opções abaixo: Selecione quais informações você deseja receber sobre sua conta de hospedagem: [ ] Todos emails [ ] Promoções e Novidades [ ] Rede e Hardware [ ] Instabilidades em Geral (emails, sites e etc...) E a lista segue dependendo de cada empresa... Fica ai a sugestão.

Link para o comentário

Um microblog personalizado é o que toda empresa deveria ter para informar a situação atual dos seus serviços e possíveis manutenções. Acredito que por email, só manutenções de ultima hora(em horários de pico), e problemas a serem resolvidos e tratados com o cliente, sem esquecer de falhas na rede(em horários de pico). Quando digo em horário de pico, falo, fora da madrugada, porque o que acontece de madrugada, de madrugada mesmo se resolve. ;) '

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?