Administração AngelCosta Postado Fevereiro 8, 2010 Administração Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 É fato muito comum nas grandes empresas de hospedagem gringas estar tão seguro do serviço que oferece a ponto de garantir o seu dinheiro de volta em caso de insatisfação - quem dera a Oi tivesse essa política. Em geral, funciona assim: você contrata a revenda/hospedagem, paga e vai usando. Se, em dentro dos X dias cobertos pela garantia (em geral de 30 a 90), você decidir que não gosta do ícone do mysql do cpanel por exemplo, você solicita o cancelamento e, consequentemente, suas pesetas de volta. Pegadinhas? Mais ou menos. Não vale para registro de domínio, já que eles tem de repassar taxas ao NIC (o registro.br deles) e eles não vão ver esse dinheiro de volta, logo alguém tem que arcar com o custo - ou seja, você. Mas não é de todo mal, pois o domínio continua sendo seu e você é livre para apontar seu dns para onde achar mais confortável. O que eu acho mais interessante nestas empresas é a frase "no questions asked" - que em bom e claro português quer dizer: "Nem quero saber porque você me deixou, tome seu dinheiro, saia daqui que a fila anda". Minha experiência Isso aconteceu comigo na HostNine. Como eu era/sou dependente/viciada do WHMCS, na época a H9 não oferecia o tão popular cPanel, e sim um painel muito estiloso, onde você até escolhia em que data center queria hospedar cada site. Muito bonito, muito interessante, mas não obrigada. Nada pagava o custo de ter de fazer tudo manualmente. Como era uma revenda secundária, eu precisava de um domínio extra e por sorte eles ofereciam um com a revenda em uma promoção temporária. E lá estava euzinha... Com uma revenda que não me servia por causa da incompatibilidade com o whmcs - que ironicamente agora eles oferecem junto com suas revendas ilimitadas (assunto para outro post). Resolvi ver se essa política funcionava e questão de uma ou duas horas após a solicitação lá estava o estorno em meu cartão de crédito. E claro, minha conta automaticamente cancelada. Foi assim que eu fui parar no pântano. Sabe o que é curioso? O valor não é proporcional ao seu tempo de uso. É o valor integral. E a empresa sempre sai ganhando, pois o cliente insatisfeito fica satisfeito de ver seu dinheiro de volta, isto é, teve perdas apenas de tempo e não financeiras. Entenda a lição: O cliente solicitou cancelamento - se ele está solicitando o cancelamento e o reembolso, não há porquê ficar perguntando os motivos da ida. Se é apenas o cancelamento, eles não mencionam o dinheiro de volta; Dinheiro já - o estorno deve ser o mais rápido possível para demonstrar boa situação financeira e administrativa. Sem falar que mostra que você honra seus compromissos; Boa relação custoxbenefício - alguma pesquisa aí deve comprovar que tais clientes não saem falando mal da empresa que deixaram. Então você evita má-publicidade. O que é melhor? Um ex-cliente feliz ou um cliente atual falando mal de você? Caso você queira entrar nessa onda... Se você decidir seguir esta política, esteja preparado financeiramente. Não há como saber quando o cliente vai solicitar o reembolso. Mas a política deve ser extramente simples e sem letras miúdas para que tenha peso e validade perante o cliente. Boa sorte! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Parabéns pelo POST. Cliente insatisfeito é bronca, melhor devolver o R$ ou conforme for o caso um upgrade/permuta caso ele tenha interesse. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Nem sempre isso é possivel, primeiro o cliente tem que saber se voce oferece o serviço de reembolso, imagine isso em aluguel de servidores dedicados, vps, clientes que abrem contas pra fazer Spam? Ofereça periodo de testes em alguns planos que é bem melhor. Se voce nao oferece periodo de testes nao se aborreça em não devolver valor pago. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Oferecer reembolso no Brasil na maioria das vezes é furada, pois são aqueles spammers que pegam a conta pra enviar spam e depois ainda pedem a grana de volta. Período de teste é a mesma coisa, eles enviam spam, Na nossa realidade, temos que ver caso a caso e ver se o cliente realmente era um cliente sério ou um 'fanfarrão'. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Verdade, Ed, tem que deixar satisfeito mesmo que ex-cliente. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Acho em casos de mau uso deve haver uma cláusula na política. Mas em geral ela se aplica melhor a plano de revenda e hospedagem, Cesar. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 8, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Bom lembrete: um substitui o outro. Ou se usa período de teste ou o reembolso. Cabe à empresa ver qual o mais vantajoso, Luciano. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 9, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2010 Ei Angel e Edvan, Melhor um ex cliente satisfeito e de bico fechado, do que um insatisfeito que ainda lhe afaste possíveis clientes. Abraços. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 9, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2010 É complicado, tanto um quanto o outro. Infelizmente estamos no Brasil, onde o que prevalece é o 'jeitinho brasileiro'. O que vai prevalecer na verdade será nossa 'primeira impressão' sobre o cliente. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 9, 2010 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2010 Vale lembra que existe a Lei, e para serviços contratados a distancia, existe regras específicas. Independente da sua empresa oferecer ou não reembolso, o cliente tem um prazo para desistir e pedir o reembolso - se informem antes de negar - pois o cliente pode ir para a justiça e ganhar fácil. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.