Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, qual a sua ocupação?

Posts Recomendados

• Administração

cart-trabalhoFim de ano para mim é hora de fazer o check-up médico anual. Cada semana é uma especialidade médica diferente. Mas minhas visitas tem sido mais constantes ao gastro que detectou minha intolerância à lactose. E em cada médico que chego é um cadastro novo - eles deviam ter um cadastro unificado.

O meu prazer vem das respostas aleatórias dadas por mim quando me perguntam: "Qual a sua ocupação, senhora?"

A maioria das vezes, eu respondo "estudante", porque é mais fácil de entender e também porque é verdade - afinal eu vivo estudando qualquer coisa (atualmente eu estudo sobre aquarismo). Por vezes, eu respondo técnica de informática, o que não está tão longe da verdade. Não dá para especificar bem o que faço. Eu faço de tudo. Taí, na próxima vou responder "faz-tudo".

Dona de casa - Todo mundo que cuida de casa é dona de casa. Eu limpo, cozinho e faço outras coisas (só não lavo nem passo). Então, eu sou dona de casa.

Estudante - Apesar de estar concluindo meu curso superior, eu também tenho outras áreas de estudo. Afinal, quem disse que estudante é apenas aquele que vai à escola/faculdade?

Blogueira -Porque eu tenho um blog que me toma boa parte do meu tempo, oras.

WebHostess - Chique, né? Porque eu tenho uma empresa de hospedagem. Mas eu duvido muito que a recepcionista vá entender isso...

Empresária - Porque eu sou (ou queria ser) empreendedora, aliás, até empresa registrada eu tenho.

Autônoma - Essa é minha preferida. Normalmente, esse "setor" compreende desde free-lancers até vendedoras de avon. Então, eu poderia até vender flores de sabonete que ainda me encaixaria.

Perceba como a pergunta é normalmente atrelada à ocupação, que na verdade quer dizer: "então, você gasta a maior parte do seu tempo fazendo o quê?" Ninguém perguntou se você ganha dinheiro com isso ou se tem formação em alguma coisa.

Eu li há muito tempo atrás, um artigo similar, falando sobre essa mesma dificuldade. O autor preferia dizer que era jogador de handebol a explicar realmente o que fazia. Convenhamos, as pessoas não entendem o que a gente faz. Poucas tem o interesse de saber realmente. Então eu fiz assim para explicar para as pessoas ao meu redor:

Para as pessoas da minha casa - Eu hospedo sites, dou consultoria e presto serviços. Ocasionalmente, faço sites e sistemas/programas.

Para os amigos - Eu hospedo sites,  faço site (ou tenho parceria com que faça isso) e sistemas. Eu tenho que ampliar meu leque, pois assim todos me indicam, nem que seja para instalar uma impressora. Daí, eu explico pro cliente o que eu realmente faço.

Para colegas da área de informática - Eu hospedo, desenvolvo (sites e sistemas) e presto consultoria.

Para mim mesma - Eu passo o dia na frente do computador.

E você, qual a sua ocupação?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do texto Angélica. Já tinha lido o texto do "jogador de handebol". A parte do "faço programa" dá abertura aquela piadinha mais antiga que meu avô. Quando me perguntam o que faço, depende da cara da pessoa a minha resposta. Mais ultimamente a última coisa que falo é algo relacionado a computador, pois quando perguntam isso e tem uma resposta com algo/alguma coisa relacionado a informática, vem a sequência: "legal, minha impressora não tá imprimindo, você pode dar uma olhada"? Antigamente isso já me divertiu. Hoje em dia me irrita. Então também sou jogador de handebol para qualquer efeito rsrsrsrsrs.

Link para o comentário

No meu caso é mais fácil... Posso dizer que sou um trabalhador-padrão registrado sob a CLT como analista de negócios... :-) Mas nos tempos do meu host, dizia apenas que era autônomo. Primeiro: Não era empresário para ser considerado como tal e com certeza ririam da minha cara se dissesse: "Oi, sou um EUpresário!". Segundo: Em muitos casos, a pergunta de "Qual a sua ocupação" tem muito a ver com seus rendimentos mensais (cadastros em bancos, etc.), portanto, como não queria que ninguém soubesse (ou tivesse uma idéia de quanto eu ganhava) dizia ser autônomo. Quando meu sogro veio para São Paulo, era entregador de água, vulgo "Autônomo". Um freela designer é um... "Autônomo". Logo, nos cadastros bancários, um designer e um entregador de água são a mesma coisa! hahahah! Calma, calma amigos designers, não me matem! :-)

Link para o comentário

Sempre digo que sou Programador. Quando não há no cadastro essa modalidade, empurro um técnico de informática (fui, até me meter com web, em 2006) e por ultimo, Estudante, pois tb sou, de Marketing.

Link para o comentário

O tal do "mexe com computador" é complicado mesmo. Dependendo da pessoa que ouvir, qualquer coisa que tiver a palavra computador vira "mexe com computador" mesmo. Analista de sistema também já virou moda pra qualquer profissional de informática, seja ele graduado ou não. Mas esses cadastros que a gente encontra por aí chegam a ser engraçados até. Outro dia eu estava preenchendo um formulário do banco onde eu deveria colocar os meus dados e se fosse casado, na mesma folha, mais embaixo o nome da minha esposa e.....e...."estado civil dela". Outro foi melhor ainda, eu deveria colocar os meus dados, endereço e marcar se morava com alguém, em caso positivo, colocar os dados dessa pessoa embaixo, inclusive o "endereço dela". Ô meu pai do céu!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?