Administração AngelCosta Postado Novembro 25, 2009 Administração Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Todos nós que trabalhamos com hospedagem de sites já tivemos algum problema para transferir sites de clientes registrados em outras empresas, principalmente aqueles que ficaram insatisfeitos com os serviços prestados nesses provedores. Uma prática muito comum dessas empresas, algumas até muito conhecidas, é registrar o site no nome deles. Não estou falando dos provedores de serviços homologados pelo Registro.BR, mas sim aquelas que registram o domínio que seus clientes compraram em seu CNPJ ou CPF e somente eles podem realizar alterações de contato, dns etc. Assim, quando o cliente deseja mudar de host, não consegue trocar o DNS e fica eternamente amarrado a essa empresa de hospedagem e dependendo somente da má-vontade deles. Naturalmente existem provedores que oferecem o domínio grátis para o cliente assinar uma hospedagem por um ano ou mais. Essa prática é muito comum no exterior, mas fica bem claro nos contratos que se o cliente quiser ficar com o domínio para ele, terá que pagar a sua anuidade ou transferência. Não sou contra essa prática, pois o cliente nesse caso tem opção. Outro perigo dessa prática é o caso das “EUpresas”, que podem sumir do mapa da noite para o dia e os clientes que dependiam apenas do dono da tal empresa para gerenciar “seu” domínio ficam a ver navios. O Registro.BR tem um procedimento um pouco demorado para desativar e liberar o domínio novamente para registro. Fica impossível esperar isso acontecer para poder usar o mesmo domínio, correndo até o risco de perdê-lo para um concorrente. Recentemente tivemos um cliente que estava muito indignado com seu provedor de hospedagem e solicitou um plano conosco. Configuramos a conta e informamos os servidores de DNS que ele deveria utilizar. Como a empresa de hospedagem anterior, que também registrou o seu domínio, não disponibilizava um painel para ele fazer essas alterações, então ele solicitou ao suporte e este não deu resposta. Quando ele ligava para lá eles diziam que essa solicitação deveria ser feita pelo sistema de chamados, mas o sistema de chamados nunca respondia. O cliente estava desesperado, com o site parado e sem o que fazer. Eles não disseram, mas ficou claro que estavam colocando dificuldades para que o cliente desistisse da transferência. Somente depois de alguns dias resolvemos a questão expondo o problema num site de reclamações. Outro caso foi de uma EUpresa mesmo. O cliente estava com muitos problemas na hospedagem e resolveu abandonar esse provedor. O dono do provedor queria negociar a todo custo a permanência do cliente e não trocava e nem passava os dados do domínio. Para o cliente não tinha mais nada que eles pudessem fazer, pois ele não queria mais ficar lá nem de graça. Nesse caso, como eram domínios pessoais, o cliente resolveu criar os mesmos domínios com uma extensão diferente e abrir mão dos antigos. Lamentável, pois o cliente pagou separadamente pelos domínios quando contratou a hospedagem com eles. Fico pensando, qual é o objetivo dessas empresas em dificultar a saída do cliente? Seria para mantê-lo amarrado e totalmente insatisfeito? Toda empresa tem algum problema de vez em quando, mas se você sempre atende bem seus clientes, certamente eles serão mais compreensivos que aqueles insatisfeitos. Jag Sheth dizia: “Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos”. Contrariar a vontade do cliente é um erro muito grande e comprova o porquê do mesmo estar insatisfeito e tentando ir embora. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 O problema é que muitas das vezes isso está escrito no contrato e cliente não lê! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Ou às vezes por sacanagem as empresas fazem iso! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Pode ser, mas nos casos citados e em muitos outros eu mesmo estive tentando ajudar o cliente a fazer a transferência e tive o cuidado de verificar isso. Mesmo assim, se fosse esse o caso seria facilmente resolvido se o suporte técnico explicasse o motivo ao invés de ignorar os chamados do cliente. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Eu uso dominio integrado com o WHMCS pois o cliente tem total controle, mais mesmo assim muitos não sabem disso. Já peguei vários cliente que eu e o cliente tivemos que batalhar para pegar o dominio. Teve até alguns posts meu no forum. O que acontece é que a maioria são revendas e pegam dominio em outras empresas onde é mais barato ai o cliente depende dele para mudar o dns. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Ou... o edvan tá com toda a razão. É quase sempre má-fé mesmo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Estes exemplos mostram como o nível das "empresas" de hospedagem está cada vez mais baixo. Claro que não da para generalizar, pois em todos os segmentos existem profissionais bons e ruins, mas talvez pela facilidade de se montar um host (neste caso estou citando a forma informal de se "montar um host"), parece que nesta área as coisas estão ainda piores do que o "normal". Sem falar que tais fatos geram um stress que muitas vezes desanima quem se esforça e dá um duro danado para ser o mais correto e profissional possível, que um exemplo ? Eu tenho uma empresa de desenvolvimento web e uma empresa nos procurou no mês passado para reformular seu site, que havia sido desenvolvido inicialmente por uma concorrente com resultados nada satisfatórios, e como eles já haviam pago antecipadamente por 01 ano de hospedagem, nós iríamos desenvolver o site mas nos próximos 12 meses ele seria hospedado nesta concorrente. Nenhum problema para nós, uma vez que desenvolvimento e hospedagem são atividades diferentes que não precisam ser feitas pela mesma empresa. O problema foi que 15 após a entrega do projeto (cliente satisfeito com o resultado e tudo conforme o combinado) descobrimos que a "empresa" que estava hospedando o site deste cliente editou os arquivos colocando os créditos do desenvolvimento para ela, sem falar com o cliente ou conosco... Quando entramos em contato com eles, simplesmente disseram que era para procurarmos os nossos direitos e alteraram a senha de FTP. Vocês conseguem imaginar tal situação ??? Você assina um plano de hospedagem, seu provedor edita o conteúdo de seu site sem sua autorização e ainda altera a senha de FTP para você não poder atualizar os seus próprios arquivos !!! Mas se por um lado isso acaba denegrindo a imagem dos provedores de hospedagem, por outro dão a oportunidade de quem trabalha sério se sobressair... Com certeza estes clientes que você adquiriu agora (insatisfeitos com o antigo provedor) serão extremamente fiéis, caso você faça um bom trabalho. A verdade é que não podemos desanimar, temos que enxergar em cada problema uma oportunidade, nem que seja a de mostrar aos clientes quem trabalha sério e quem não tem o mínimo de ética e profissionalismo. Mais uma vez meus parabéns pelo nível dos posts deste portal / blog que virou leitura obrigatória para mim e para várias pessoas que realmente levam a sério o serviço de hospedagem e estão sempre em busca de novos conhecimentos e de até mesmo, trocar idéias sobre situações comuns a este segmento... Abraços a todos, Alexandre 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 26, 2009 Compartilhar Postado Novembro 26, 2009 No caso de dominios .com.br deve-se levar em conta o burocrático processo de transferencia de nome o que se torna complicado a transferencia de dominios quando nao está registrado em nome do cliente, o importante é primeiramente ler se existe algum impecilho previsto em contrato com a Empresa de hospedagem, o grande problema em alguns casos é que o cliente sequer ler o contrato de hospedagem e registro de dominios. O ideal é registrar diretamente no registro.br ou lá fora. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 26, 2009 Compartilhar Postado Novembro 26, 2009 Há uma situação crítica: Do que adianta um contrato quando você está lidando diretamente com uma pessoa física que julga-se ser uma empresa? Quando tinha meu host, todos os contratos de serviços eram firmados por mim como profissional liberal. Em nenhuma parte do contrato constava "nossa empresa", etc. Deixando isso um pouco de lado, a situação ajuda e atrapalha ao mesmo tempo os empresários corretos do mercado. Ajuda pelo fato de ter concorrentes fraquíssimos e sem profissionalismo, onde o cliente ficará muito mais atento numa nova contratação. Atrapalha, pois se a primeira experiência de uma empresa é hospedar seu site num host destes, o cliente pode criar um "pré-conceito" de que todas as empresas de hosting são assim e nunca mais irá ter um site na internet (principalmente quando são empresários mais antigos...). É complicado. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 26, 2009 Compartilhar Postado Novembro 26, 2009 Eu concordo com o Edvan e com a Angélica, muitas vezes a empresa age de má fé! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.