Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4 rápidas dicas para fidelizar seus clientes


Posts Recomendados

  • Administração


Todo cliente tem uma necessidade especial, seja para sanar alguma indingência crítica ou simplesmente pelo fato de gostar dos seus serviços.

Muitas pessoas pensam que a fidelização de clientes é um monstro de 7 cabeças, mas com rápidas dicas provaremos que este paradigma inexiste.

1. Não faça a outorga de responsabilidades


Com certeza, em algumas situações, acusamos nosso fornecedor por ter um downtime maior do que o esperado, o fornecedor do sistema financeiro por ter determinado BUG que afetou nossos clientes, enfim sempre estamos culpando algo ou alguém. O que nos esquecemos, é que somos nós os(as) responsáveis pela contratação e/ou compra destes serviços e softwares. Por isso, nunca justifique ao seu cliente unica e exclusivamente delatando outrem. Assuma a culpa e tenha o compromisso de trabalhar para que aquilo não ocorra, seja com a mudança do software, mudança de iDC, ou qualquer tipo de atitude que faça alguma diferença na situação.

2. Saiba valorizar os bons clientes


Muitas vezes nos preocupamos apenas com os clientes devedores e acabamos deixando os que realmente nos dão lucro de lado. Muitos - com pensamento antigo, ao meu ver - podem dizer: "pagar em dia é mais do que obrigação" e de fato é mesmo, porém num mercado em que a inadimplência (devedores duvidosos) seguramente passa dos 30% de sua cartela, os 20% que nunca atrasaram uma fatura sequer, têm de ser agraciados. Promoções e condições especiais fazem parte do pacote. É maravilhoso ser um cliente ativo pagante e receber agrados por isso!

3. Não aplique uma mudança com 100% de base no que deu certo em outras empresas


Nunca baseie-se inteiramente em algo que deu certo. É importante ter em mente que o perfil de clientes de determinada empresa que teve sucesso com alguma atitude mirabolante é diferente do perfil do seu cliente. Em suma, o perfil de clientes de grandes empresas é totalmente diferente do perfil de clientes de micro, pequenas e EUpresas. Não vejo problemas em basear-se em quem deu certo - obviamente com mudanças que tragam melhorias aos seus clientes -, porém se espelhar, ou seja, apenas copiar uma idéia e implementá-la não lhe trará tão bons resultados assim.

4. Seja vendedor, não enrole, vá direto ao ponto!


Na web 2.0, mais do que interatividade, devemos levar em conta o foco que é dado às soluções de problemáticas. Ir direto ao ponto não é segredo. São três passos básicos que com certeza levarão o seu negócio ao sucesso:

1- Faça uma rápida análise da necessidade do seu cliente;
2- Pense ligeiramente em como ajudá-lo com base em seus produtos e soluções;
3- Rapidamente, o responda dizendo ter a solução para o problema que o acomete.

Não apenas foco, como também agilidade são peças fundamentais na estruturação de uma boa venda.

Ser objetivo e hábil fideliza os seus clientes!

E como deixa final


Deixe um comentário com a sua opinião. Realmente quero saber o que se passa pela sua cabeça!

Por ora é só.
Um grande abraço e muito obrigado pela leitura!

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roberta, tudo bem? Seja bem-vinda ao Zamora Blog. É do ramo de webhosting? Se sim, maior que a coincidência de você me encontrar aqui, é ver 2 Zamora's num mercado tão seleto. Responda-me via e-mail (carlos - at - zamorablog.com) de que cidade e país sua família veio ao Brasil? Novamente obrigado, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Zamora, seja bem-vindo novamente. Outras duas dicas que eu acho essenciais nesse caso são: 1. Identificar os clientes em potencial, creio que essa regra não seja tão valiosa para o mercado de hosts, pois, nesse ramo, na maioria das vezes o cliente vem até a empresa. No ramo do webdesign (o meu), identificando os clientes em potencial pode-se fidelizá-los mais rápido. 2. As pós-vendas são muito interessantes. Após o cliente ter adquirido o serviço, é sempre bom manter um contato. Seja através de newsletters, blog voltado para clientes, msn. Abraço, Fernando Guedes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fernando, veja só, consegui fidelizá-lo ao Blog, hein? hehehe Com relação à sua primeira ponderação, a definição de nichos faz toda a diferença no início do negócio. Não sei como empresas sobrevivem mesmo sem definição clara de um plano de negócios. Na segunda questão, concordo contigo e acho importante falar com o cliente mesmo quando nenhum problema ocorre. Aí que está o ponto chave, o seu cliente estranhará você entrar em contato com ele quando tudo está calmo e tranquilo, geralmente as empresas entram em contato quando a coisa passou do nível crítico! Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grande amigo Carlos Zamora, e ai como estão as coisas ? Li sobre o assunto e concordo com tudo que foi relatado acima, principalmente a questão de relacionamento com clientes, no pós venda, pois, ganhar um cliente a mais em seu portifólio é ótimo, mas mante-lo fedelizado a você é muito mais importante, é dali, daquele cliente que virão os novos cliente através de indicações dele, a famosa propaganda BOCA-A-BOCA, que sem dúvida é o melhor marketing para uma empresa. Parabéns e muito sucesso no seu blog ! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honorável Laerte, é um grande prazer vê-lo aqui no Blog! Devemos sempre lembrar que o maior "megafone" é a boca de um cliente satisfeito. Pela lógica, um cliente extremamente satisfeito pode trazer outros quatro clientes e assim por diante. Espero que possa contar com novas opiniões suas daqui em diante. Um grande abraço meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito das dicas,estou no momento trabalhando exatamente em cima disto;fidelizar clientes,mando  mensagens com promoções via internet e sms.Uma cliente até fez um comentário na segunda vez que foi ao meu salão,ela disse que ficou contente por eu ter lembrado dela mandando torpedos informando sobre pacotes e promoções,creio que estou no caminho certo! Jô Rosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas dicas, outra coisa que acho fundamental é a educação e paciência, pois muitas vezes tratamos com pessoas leigas, e para elas fazer um site parece coisa simples, não teem ideia de layout etc, e muitas vezes fazem pedidos que aparentemente simples, porém podem causar bastante transtorno principalmente para quem ainda faz sites em htm ao invez de php pois muitas vezes o simples fato de mudar um rodapé ou mesmo modificar lugar de links pode causar um grande trabalho e com isso muitos webmasters acabam ficando com raiva e tratando mal o cliente, acho que tudo tem que ser medido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?