Administração AngelCosta Postado Março 17, 2009 Administração Compartilhar Postado Março 17, 2009 De vez em quando, aparece um cliente que não tem muita experiência com Internet ou hospedagem. São pessoas que chegam a você quase sempre por indicação de clientes. Elas me fazem lembrar meu filho no primeiro dia de aula, ansiosos e receosos. Elas são muito especiais e vou dar umas dicas de como tratá-las. Paciência Ponha-se no lugar do seu cliente: se você não entende uma coisa, faz o quê? Pergunta, não é mesmo? Seu cliente novato em hospedagem vai querer tirar todas as dúvidas possíveis em dezenas de tickets. Entenda que é todo um mundo de recursos que se abre diante dele, a Internet provê isso. Instruções desde o início O ideal é que no seu site tenha sempre um atendimento on-line para dúvidas ou problemas no formulário de assinatura, pois alguns termos ali podem ser técnicos demais para quem começa agora. Se o cliente estiver penando, por que não facilitar o trabalho dele? Peça que ele envie os dados necessários por e-mail e faça a assinatura para ele ou então assista-o via co-navegação (disponível no LiveZilla) ou via telefone. Seria bom que o formulário de contato tivesse descrição do que é cada etapa. E agora, o que eu faço? Depois que o cliente preencheu o formulário, assinou e já efetuou o pagamento, é hora dele receber as instruções de como configurar sua conta. Seja bem simples e claro no e-mail de instruções. Explique o que é a propagação de DNS, porque a primeira coisa que ele vai fazer é digitar o endereço no navegador e tentar acessar o site. E quando receber uma mensagem de erro, lá vem mais um ticket. Fale do acesso temporário antes da propagação se ele já quiser ir inserindo os dados do seu site. Tá, e a minha página? Depois que o seu cliente dominar a parte de envio via FTP (ou se ele não dominar de jeito nenhum), é chegado o momento de apresentar-lhe o construtor de site, que gera sites básicos de layouts simples, mas que quebram o galho. Se você não tem construtor de sites, disponibilize tutoriais ou templates para o cliente. Outra opção, como fazem alguns, é ter uma lista de desenvolvedores para indicação, caso o cliente queira fazer algo mais profissional. O resto é suporte... É difícil acertar de primeira, então com clientes novatos: Se vieram de pesquisa - Você foi o escolhido no meio de vários, provavelmente após muita pesquisa - muita mesmo. Se você o decepcionar, "por suas costas" ele vai entrar em contato como segundo da lista e se informar se é possível a transferência, se for (e vai ser), ele já está de malas prontas; Se vieram de indicação - Pior/melhor ainda: trate-o como realeza e ocliente novato vai comentar "bem que fulano disse que vocês eram bons" e ainda vai comentar isso com o amigo que indicou. Já no caso de decepção... ele não só vai sair do seu servidor, como vai reclamar no ouvido de quem indicou. E esta reclamação vai causar má impressão no seu atual cliente, que vai ficar desconfiado e com pé atrás. E se você pisar na bola, pode somar duas perdas. Resumindo: quando chegar cliente 0KM para você, trate-o muito bem (assim como você trata os outros), pois estes tendem a ser clientes para vida toda se não forem decepcionados. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 24, 2009 Compartilhar Postado Março 24, 2009 so essa dica no livezilla ai q nao conheço.... como usar? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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