Administração AngelCosta Postado Março 10, 2009 Administração Compartilhar Postado Março 10, 2009 Atualmente eu tenho um pouco mais de 100 clientes... só que eu trabalho em um escritorio de assessoria comercial, ou seja, tenho dois empregos (auxiliar de escritório e revendedor de hospedagem de sites), porém, conforme esta aumentando o número de clientes, estou sem tempo para dar a atenção que meus clientes precisam e que pagam por isso... entao, minha ideia é achar uma pessoa que queira entrar de sociedade comigo e cuidar da empresa até eu me decidir em sair daqui do escritorio para dar seguimento a minha empresa de hospedagens... Eu arrumei um colega, e estamos quase fechando o acordo... porem, como eu poderia passar as funções pra ele ??? como funciona pra abrir uma empresa de hospedagem de sites ??? como é a estrutura REAL de uma empresa de hospedagem, mesmo que seja em casa... Como é feita uma organização ??? Tem que guardar dados de clientes em papeis ou só na net e em backups ??? São muitas dúvidas, o que é normal, já que não existem muitas fontes para revendedores ou micro-empresas de hospedagem. Vamos por partes: Passando funções Bom, você tem que sentar com ele, de preferência via telefone ou pessoalmente, pois digitar tudo isso vai ser muito cansativo. Se ele vai ser seu sócio meio a meio, acho que o ideal é você repassar com ele algumas coisas: Fale da sua empresa, o que você pretende com ela e como você pretende atingir suas metas. Isto é essencial para que um não use uma abordagem/estratégia que o outro não goste, tipo overselling. Separe as funções: se você é a mente brilhante do marketing, deve ficar longe de painéis de controle. Assim, cada setor tem o melhor de cada um. Investimento: se ele está entrando agora, acho mais que justo entrar com um capital para investir na empresa, afinal, ele está encontrando tudo pronto e estruturado (vamos assumir que sua empresa está bem estruturalmente). Cotas: Vocês vão dividir meio a meio? Por produção? O dinheiro vai cair na conta de quem? Se usarem pagamentos online, como o pagseguro, sugiro o uso de vários emails para que cada um tenha o seu e vejam o histórico de quem fez o que na conta. Horários e demandas: Quem responde ticket e quem fica no telefone? Em que horários? Um cronograma vem bem a calhar nestas horas. Abrir uma empresa Estou fazendo uma pesquisa no site do sebrae e pretendo fazer uma visita presencial para colher mais informações para o tutorial sobre hospedagem. Estrutura Vou presumir que o que você chama de estrutura são os setores de uma empresa. Logo, temos: Vendas - A máquina da empresa, os vendedores são responsáveis pela captação de clientes e por tirar dúvidas pré-vendas. Eles podem estar no atendimento online, no telefone, e-mail ou na rua, quando solicitam visita; Suporte - O velho e manjado suporte técnico é composto por pessoas que ficam resolvendo problemas técnicos. Financeiro - Serve tanto para a sua administração como para resolver problemas e pendências de clientes; Domínios - Como os domínios exigem lidar com terceiros, acho crucial um setor só para eles; Gerência/Presidência/Diretoria - Você e todo mundo mais que tiver poder de decisão e influência. Este departamento resolve os pepinos que os outros não conseguiram e são os culpados pelo sucesso e fracasso da empresa; Marketing - A publicidade envolve a sua marca, logo, banners, anúncios, banners, tudo que coloque o nome da sua empresa lá fora; Dados de Clientes Quando você assina qualquer serviço, o que acontece? Você assina uma via e a empresa outra, correto? O mesmo deveria ocorrer com hospedagem, para maior segurança de ambas as partes. Eu tenho impresso todos os pedidos de clientes com dados pessoais e do pedido. Isto me assegura que se ocorrer algum problema com meu computador, meu servidor ou outro meio que eu ainda assim possa entrar em contato pois tenho os dados do cliente. A maioria dos gerenciadores tem a opção de fazer download de um arquivo com os clientes. Eu sugiro ter sempre estes dados em dois ou mais lugares para que ninguém seja prejudicado em caso de falha. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 11, 2009 Compartilhar Postado Março 11, 2009 Valeu pelo artigo! Só espero que haja informações relacionadas à meu País (Angola). Vou tentar recolher os links dos órgãos 'competentes' e envio. Até a próxima 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 11, 2009 Compartilhar Postado Março 11, 2009 Se você tiver um órgão de apoio a empresas, ou uma junta comercial, procure e se informe, vai ser MUITO útil. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.