Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista com Filipe Mendes, CEO da Hostdime Brasil!

Posts Recomendados

• Administração

Exclusividade do ZamoraBlog.com. A reprodução desta entrevista é livre, desde que sua fonte e endereço sejam citados de forma clara!

Sejam bem-vindos leitores do ZamoraBlog.com.

Gostaria de apresentá-los ao Filipe Mendes, presidente das operações da Hostdime Brasil (uma das 15 maiores empresas de hosting do Brasil, segundo o Hostmapper.com.br) e membro do conselho administrativo da Hostdime global (homem importante!).

Ele, uma pessoa muita atarefada e exímio conhecedor do mercado de webhosting global, conseguiu algumas horas para dedicar à vocês, afinal a entrevista foi feita para que vocês possam ter uma pequena noção do que ele pensa sobre assuntos diversos: mercado de hosting, tecnologia, história da Hostdime, carreira, etc.

Dividi a entrevista em duas partes. Vocês acompanharão agora a primeira parte da entrevista, na íntegra e sem edições! Boa leitura :-).

Entrevista com Filipe Mendes, CEO Hostdime Brasil

Carlos Zamora: Olá Filipe. Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela oportunidade e desde já felicitá-lo pelo grande sucesso da Hostdime no mercado de Revendas nacional. Seja muito bem-vindo ao Zamora Blog, espero que fique tranqüilo com as perguntas e tenho certeza que irá engrandecer nosso acervo cultural com suas respostas!

Filipe Mendes: Zamora, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. Ele supre uma lacuna em nosso meio que carece de uma abordagem da qual você vem fazendo muito bem. Agradeço o convite para participar desta entrevista e espero que os leitores gostem.

CZ: Para que as pessoas possam te conhecer um pouco mais, dê-nos uma breve descrição de suas atividades profissionais. "Quem é você" hoje na Hostdime Brasil?

FM: Hoje presido as operações da HostDime no Brasil e participo do conselho de nossa sede, que fica em Orlando, USA.

CZ: Há quanto anos a Hostdime está no mercado e qual é o seu foco?

FM: No Brasil, estamos desde 15 de Setembro de 2006.

CZ: Como foi firmar esta parceria - se é que posso chamá-la assim - com a Hostdime EUA? Gostaria de saber o que você sentia antes de entrar neste mercado, tinha pelo menos uma vaga idéia de que estaria onde está hoje?

FM: Na verdade não existe uma parceria. Nos países que estamos com presença física, preferimos abrir filiais e ter diretores que ficam responsáveis em gerenciar as operações localmente. Meu modo de pensar sempre se pareceu bastante com os líderes da nossa organização, então sempre acreditei que poderíamos contar com a cooperação da nossa sede em nossas políticas que visassem adequar o modelo preconizado à nossa cultura. O início foi um pouco difícil, quebramos alguns tabus e fomos criticados por adotar estratégias que, com o tempo, passou de tendência duvidosa para prática por todos.

CZ: Sei que vocês migraram de escritório há pouco tempo. Como foi essa transição? Creio que todos os leitores queiram saber quais foram os sentimentos que percorreram sua mente quando a idéia de crescimento surgiu e a mudança foi necessária. Comente-nos um pouco.

FM: Começamos em um escritório com capacidade para 5 funcionários e que acabou não suportando a demanda em um tempo menor do que prevíamos. Há um ano triplicamos a quantidade de postos e recentemente tivemos que expandir em outro anexo, com capacidade total para 50 funcionários. Um novo escritório com capacidade para 150 postos está sendo projetado. Fotos do nosso escritório atual em http://www.hostdime.com.br/forum/fotos-do-nosso-escritorio-no-brasil-1605.html

CZ: Depois de tanto tempo de mercado, acho que não erro em dizer que você é um formador de opinião na área. Seguindo este preceito, qual a sua idéia sobre o rumo do mercado de webhosting nacional, após a entrada de grandes players, como o UOL Host, por exemplo, que já "absorveu" cinco empresas do mercado?

FM: Vivemos uma constante evolução das tecnologias e quebra de paradigmas. É muito difícil opinar sobre o futuro em um meio tão volátil. A única certeza que tenho é que o suporte será sempre a nota de maior peso na excelência dos serviços. Eles caminham rumo a perfeição, ao failover, HA, GeoDNS, etc. Tudo isso será perfeitamente gerenciado pelas máquinas. Nos últimos meses vimos enormes corporações sucumbirem, assim como assistimos pessoas simples se tornando milionárias da noite para o dia.

CZ: Cá entre nós (e todos os leitores), a Hostdime Brasil já recebeu algum tipo de proposta do UOL Host? :-)

FM: Sim, há um ano e alguns meses.

CZ: Não sei se compartilha a mesma opinião que eu, mas creio que muitas das pequenas "empresas" de hospedagem que vendiam planos à preço de banana (a banana está cara, temos que comparar com outras frutas a partir de agora) sairam do mercado. À que deve este fato?

FM: O maior problema é que as pessoas não investem em suporte, não profissionalizam seu site e atendimento. A credibilidade em nosso meio vale mais que ouro. O profissionalismo adotado em todas as áreas é fator determinante na confiança que o cliente deve sentir. Geralmente os que vendem a preço de banana estão apenas fazendo uma aventura, sem grandes pretensões. Acabam desistindo nos primeiros sinais de dificuldade.

CZ: Lembro-me de ter consultado no Hostmapper 2008 que a Hostdime estava com um crescimento superior à 1000%. Qual a tática ou a fórmula secreta para atingir tal nível?

FM: Nosso constante desafio é aliar suporte qualificado à preços acessíveis.

CZ: Agora você não me escapa: E o datacenter da Hostdime Brasil, quando sai? ;-)

FM: Atualmente estamos testando as operações em um anexo próximo ao nosso escritório com capacidade de 150 servidores, comercializando apenas para alguns clientes de fora ou pessoas que entram em contato. Estamos também com um piloto em outra cidade próxima.

CZ: Um ponto interessante das empresas de hosting é a questão do atendimento. Opinião pessoal, fui cliente Hostdime há um tempo e realmente gostei do que eu senti, um atendimento rápido e resoluto, o que é primordial. Num mercado tão carente, como vocês supriram esta necessidade de aliar Redução de Custos e Atendimento de Qualidade?

FM: Decidi que o lucro não seria tão importante inicialmente e que com o tempo a proposta de oferecer um bom serviço com um bom suporte seria aceita. Para isso também decidi que a automação seria fundamental em todos os processos possíveis.

CZ: Você que viaja bastante à sede da Hostdime global nos EUA com certeza tem maiores informações de como anda o mercado global de webhosting por lá. Teria alguma notícia ou novidade bombástica para nos trazer em primeira mão?

FM: Não creio que haja nada bombástico nos bastidores. O que percebo de relevante é que a verdadeira computação nas nuvens está abrindo um leque de oportunidades imenso e cabe a nós adotar a melhor tecnologia antes que nos tornemos obsoletos.

CZ: Apesar da diferença entre a cultura brasileira e a cultura americana, algum tipo de comando ou estratégia da Hostdime EUA é acoplada de forma hierárquica à Hostdime Brasil?

FM: Trabalhamos sempre em conjunto, mas temos autonomia em nossas decisões justamente por entender melhor nossa cultura.

Continua...

Deixe seu comentário!

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine Angélica, sou eu que agradeço pela sua visita e principalmente pelo seu comentário! A segunda parte da entrevista será postada em breve ;-)!! Realmente o Filipe passa do sentido de ser "gente fina". Não vou "rasgar-seda" aqui, mas realmente o cara (e a Hostdime) são feras! Teremos surpresas ainda ;)

Link para o comentário

Parabéns Zamora, pelo excelente trabalho! Não basta ter apenas conhecimento, é necessário ter atitude para conquistar espaços e posições! Voce irá muito longe! Grande abraço, Ricardo Aranha

Link para o comentário

Olá Ricardo, tudo bem? Sinceramente, do fundo do meu coração, agradeço imensamente a sua visita e seu comentário. Sempre acreditei muito em você, em suas palavras, em suas visões e principalmente em seu caráter e capacidade profissional. Você completa as necessidades essenciais de um excelente líder. Meus parabéns por ser quem é! Um agrande abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?