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Visitando uma empresa de hospedagem


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Bom Senhoras e Senhores, Eu acredito que profissionalismo, seriedade e honestidade são os requisitos para sucesso. Não adianta ter escritório todo enfeitado, monitores de LCD, ar-condicionado, servidores potentes, show-room para clientes, se a empresa não funciona direito. Conheci pessoalmente um grande datacenter no RJ, e bota grande nisso, com prédio próprio, seguranças armados, fosso anti-inundação, 6 rotas físicas de links diferentes, 6 sistemas de ar-condicionado e muito mais - mas ao abrir um chamado lá, levava de 24 a 48 horas para ser respondido. Empresa de hospedagem é um nicho muito singular no mercado: o serviço é barato, é prestado 24 horas por dia, o cliente exige atendimento rápido, e muito mais. Agora, só espero não ter que montar um teatro para atender clientes curiosos que querem ver a empresa. Se seguir esse caminho, vai ter cliente começando a exigir ver a documentação da empresa, para saber se está bem financeiramente, antes de hospedar um site lá. O engraçado é que não vejo clientes fazendo isso com outros prestadores de serviço. Exemplo: se o seu celular ficar 5 minutos fora do ar, você não vai ligar desesperado para a operadora, ameaçando processar por perdas e danos. Mas se o site fica fora do ar 5 minutos, mesmo aquele site que tem 23 visitas por mês, pronto... é ameaça de processo, pedido de indenização, o diabo-a-quatro. Os clientes de hospedagem, na sua maioria, estão mal-acostumados, pagam por um serviço muito barato, mas exigem atendimento de hotel 5 estrelas, não admitem falhas de espécie alguma - e estão sempre exigindo cada vez mais e mais. Pagam R$ 15,00 em um lanche no McDonalds, mas não pagam em dia R$ 10,00 de uma fatura de hospedagem, de uma empresa que trabalha 30 dias do mês, 24 horas do dia, para manter o site no ar. Desculpa aí o desabafo, mas tô de saco cheio dessa clientela abusada, só existe esse tipo no ramo de hospedagem. Se continuar nesse ritmo, preparem-se para no futuro: - Montar um show-room para seus clientes ficarem psicologicamente satisfeitos; - Contratar um gerente de contas exclusivo para cada cliente; (o salário de um gerente por volta de R$ 1.500,00 e você recebendo R$ 10,00 do cliente); - Manter uma central telefonica 24h x 7 x 365, atendendo em 2 minutos, nas mesmas regras das grandes empresas; - Aumentar a capacidade dos planos a cada 3 meses; - NUNCA aumentar o valor da mensalidade; (isso não existe na hospedagem, tudo sobe de preço no Brasil, da banana até gasolina, exceto hospedagem de sites) - Oferecer mega-prêmios mensais ao seus clientes, tipo carro, moto, computadores, casa, mansões, iates. Esse é o futuro senhores, empresas que tiverem capital de sobra para MIMAR cada vez mais os clientes, vão continuar no mercado. Você e eu, que trabalhamos na simplicidade, honestamente, ralando por cada cliente, seremos esquecidos, pois o nosso serviço "não presta".

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@Marcio Peçanha, De fato, concordo exatamente contigo. Mas não diria que falamos apenas de hosting... Se vermos direito, o cliente brasileiro é assim com a internet em geral. Pensa que, por ser "uma terra sem leis", não deve pagar um valor digno pelos serviços, cobrar se ficar 1 minuto fora do ar - na mesma situação citada por você, etc. Infelizmente o brasileiro é assim, hehehe... Preferem pagar US$ 9,00/ano para ter "600GB de espaço e banda ilimitada" num hosting do exterior - overselling descarado, obviamente - do que R$ 15,00 mensais em uma empresa nacional, que dá emprego para brasileiros, etc. Não vou me aprofundar, senão ficaremos horas aqui discutindo sem chegar a lugar nenhum - infelizmente.

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Já agendei visita na ALOG em São Paulo, conheçi de perto toda infraestrutura do datacenter, desde o geradores, area de atendimento, sala de contingencia, ups, e servidores dell. Fuii muito bem atendido, tomamos um café, recebi um brinde, e para o ano que vem fecharemos o contrato de um servidor dedicado.

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