Administração AngelCosta Postado Janeiro 26, 2009 Administração Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Há algumas semanas atrás, o Arthur Beguet me enviou um e-mail falando que iria visitar uma empresa de hospedagem no Rio Grande do Sul e se ofereceu para nos fazer um relatório da visita. Vou logo avisando que alguns trechos foram editados/cortados para não prejudicar nenhum funcionário e o nome da empresa em questão não vai ser revelado, mas deve ser fácil advinhar - ela é do Rio grande do Sul... Então vamos ver o resultado desta "visita": Olá! Pois bem, digamos que absolutamente nada de interessante. Ao chegar no 6º andar de um edifício, bonito, encontro uma porta fechada a grades, toco a campainha, me identifico. Fecharam a Porta e me deixaram esperar por 2 vezes. Niguem tinha conhecimento da minha visita. Após a data e o horário marcados, o responsável pela área comercial (o meu contato) não compareceu, falei com ele no celular que me deram e ele deu a desculpa de que estava em uma reunião. Tive que me reunir com um novato da empresa, ja que niguém além do meu contato sabia que teríamos uma reunião para conhecer a empresa, tomar um café, darmos risadas, e ficarmos satisfeito etc.. O "novato" (do suporte técnico) não quis passar nenhuma informação da empresa (nem mesmo sobre a equipe), Entrei no escritório (bonito) e grande com uns 13 PC DELL até onde eu pude ver e umas 6 ou 7 pessoas, uma bela sala de reunião. Ali era a central de suporte, o comercial, o financeiro entre outros... Não me convidaram pra dar nem uma volta dentro do escritório. [...] Não quis afundar mais no assunto, pois a cara do novato não estva nada boa! Tudo que eu dizia sobre a empresa ele me respondia: - Sr, neste caso somente o Diego do Comercial. - Não tenho nenhuma autorização para passar esse tipo de informação, senhor. - Algo mais senhor? - Acho que isso é o suficiente senhor! (Odeio pessoas robôs, Suporte técnico robô!). [...] O cara do comercial quis marcar uma outra reunião, mas aí meu tempo já é curto! Já deu pra ver como é a empresa. Tentei a concorrente que é daqui de Porto Alegre, que por muiiita coincidência, ao eu ir na *****, encontrei uma funcionária da concorrência (suporte técnico) no ponto de ônibus (baaah!). Mas ela me informou que já existem muitas pessoas querendo ir visitar mas no momento não há possibilidades. Que é para eu entrar em contato por tal e-mail e tentar. Dito e feito, "não é possível no momento" - Por que? Não tem explicações! Abraços Arthur Antes disso, eu havia tentado uma entrevista com eles. Olha a resposta (de várias) que eu consegui: Boa tarde Sra. Angelica, Solicitamos maiores detalhes sobre as informacoes desejadas em relacao a entrevista, pois informacoes de carater reservado nao poderao ser disponibilizadas. Eu praticamente me senti sendo entrevistada para poder conseguir uma entrevista - que eu não consegui. Eu entendo que não se queira falar de números, ninguém está pedindo isso. Mas como o pessoal da HostGator falou na nossa entrevista, a relação com o cliente ou o público em geral tem que ser prioridade. Não tenha medo de falar da sua empresa, que ela é pequena ou grande. Se for pequena, fale em como ela tem soluções criativas e inovadoras. Seu data center é lá fora, fale de todos os recursos que ele tem - tecnologia americana ainda impressionam. Você ainda é uma revenda? Que se dane! Só você pode dar um toque pessoal no modo de vender hospedagem, e ainda tem chance de crescer e ser dono de vários dedicados. O que aprender com isso tudo? Se marcou algo com um cliente ou um parceiro, assuma o compromisso e compareça. O nome disso é educação, eu sei porque a minha mãe me ensinou. A sua também deve ter ensinado, vamos por em prática, então. Respeite o tempo dos outros. E se você não vai dar um pedaço não ofereça uma mordida. Um bom atendimento e um sorriso no rosto são capazes de fechar contratos e vendas. Pense nisso, (*). * Resolvi não colocar ainda o nome da empresa em questão. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Uma catástrofe, nada diferente do padrão! Bem, fico impressionado de ver que, no século XXI, amontoados de pessoas "trabalhando" juntas já se consideram uma empresa. Mas fica o recado para os novos empreendedores, lembre-se, de nada vale o lucro, o escritório bonitinho, desktops Dell, etc., se você não tem nem a capacidade de honrar os seus compromissos... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Fico feliz em saber que o profissionalismo das empresas de hospedagem aqui do Brasil ainda estão nesse estágio. Melhor para mim (a concorrência). 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Foi por essas e outras que eu resolvi, há muito tempo atrás (há 7 anos), dar o meu jeito e eu mesmo hospedar meus clientes. Hoje tenho uma revenda que vai muito bem, obrigado, e com todos os meus clientes muito satisfeitos. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 @Carlos Zamora, E depois quando falam mal de brasileiro, ninguém sabe o motivo... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 @Guilherme, E olha que a empresa é grande... A gente pensa ainda que as pequenas não são capazes de ter serviço de qualidade. Mas normalmente são elas que podem atender melhor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Não vejo nenhum problema em não receber o público. O serviço de hospedagem de sites é 100% virtual, o cliente contrata pela internet, paga muitas vezes pela internet, o serviço é prestado pela internet. As empresas deveriam investir em um escritório bonito, móveis etc, apenas para receber 1 ou 2 clientes por mês ou por ano? Já um datacenter as pessoas gostam de visitar, ou uma loja de móveis, ou um advogado. Mas uma empresa de hospedagem? Fala sério. Eu tenho escritório em sala comercial, e em 2008 somente 1 cliente quis nos visitar. Agora eu pergunto: o que há para se ver em uma empresa de hospedagem? Pessoas trabalhando? O problema é que o Brasileiro é todo desconfiado, mesmo recebendo o serviço de hospedagem, quer ir lá ver a empresa funcionando. Eu sinceramente acho ridiculo o cliente de hospedagem que cisma de ir ver a empresa. O único cliente que nos visitou, quebrou a cara: - ah mas cadê os servidores? - Senhor, fica tudo no datacenter. - ah tá. patético. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 @Marcio Peçanha, Acho que a questão aqui não é tanto a localização e sim o fato de não honrar o compromisso. O Arthur foi lá para fazer uma parceria - não como cliente. Acho que as empresas tem de ter uma preocupação bem maior do que tem atualmente com a sua imagem. Eu sou do tipo que reclama 50% da vezes que sou prejudicada. Se chega fralda com defeito, eu reclamo e recebo um pacote como restituição. A Kibon, Johnson's, Sadia, Pampers e outras empresas já me restituiram de produtos defeituosos. E ainda me ligam para saber como eu me sinto em relação dos produtos. Isto diz que uma empresa está interessada em sua imagem. Quem aí não ficou de tomar leite com água oxigenada (nem lembro mais o que era) durante aquela confusão? Vamos tomar o exemplo para hospedagem, gente! Honestidade, sinceridade e transparência. Não vacilem com os seus clientes/parceiros!!! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Pois é, Angélica. Falem o que quiser falar dos norte americanos ou europeus, mas a eficiência deles é inigualável. Empresas brasileiras (não só de hosting) ainda engatinham. Um dia chegamos lá (ou não). 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2009 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2009 Sou da mesma opinião... Por mais que sejamos prestadores de serviços virtuais, temos que sempre lembrar de que a relação cliente x empresa é antiga, e por isso, merece ser contemplada como tal. Em muitos casos, não só a relação cliente x empresa é ruim, como não há! Isso é patético... Muitos clientes sentem segurança em reuniões presenciais, principalmente empresas que estão situadas no mercado e farão um investimento para inserção de alguma nova função tecnológica, um ERP por exemplo. A questão não é levá-los à sua empresa ou ir à empresa deles fazer a reunião, mas sim, o compromisso com o qual você sustenta suas responsabilidades... Se estivéssemos na Inglaterra... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.