Administração AngelCosta Postado Outubro 11, 2009 Administração Compartilhar Postado Outubro 11, 2009 O brasileiro é muito impulsivo, mas nem sempre o seu "feeling" mira o seu destino para o lugar certo, principalmente no quesito financeiro. Nesta postagem darei algumas dicas próprias que funcionam tanto para suas finanças pessoais, como empresariais e com certeza te ajudarão a ter uma nova noção de seus gastos. - Controlar... Como? Creio que você tenha o Excel do Office ou o BrOffice instalados em seu computador. Abra uma nova planilha e coloque de um lado todos os valores que receberá em um determinado mês e no outro os seus gastos previstos. Este é o primeiro passo, você terá uma visão e controle sobre suas finanças. Simples por enquanto. Se você não possui ou não sabe manusear estes softwares, não tem problema! Abra o bloco de notas do computador ou em alguma folha qualquer (não esqueça de guardá-la). - Mas como poupar? É simples! Agora que você consegue visualizar as suas finanças, você pode prospectar gastos maiores do que os que realmente você teria, por exemplo: Se a sua média de gastos com fornecedores é de R$ 1.890,00 mensais, coloque uma projeção de gastos de R$ 2.000,00 (sempre arredonde para MAIS). No final das contas, de duas uma: 1- Se houver algum imprevisto, você estará preparado, pois já imaginou aquela situação subliminarmente; 2- Se o gasto for o normal mensal (neste caso, de R$ 1.890,00) você terá "economizado" R$ 110,00. A mesma situação pode ser usada em suas finanças pessoais, por exemplo: Suas compras mensais dão R$ 520,00. Projete R$ 600,00 e no final você terá a "economia" de R$ 80,00. Subliminarmente funciona como um incentivo motivacional infalível. - O que sobrar, esqueça! Se em suas finanças pessoais, abra uma poupança e guarde todo o valor que sobrar em um determinado mês. Se em sua empresa, abra uma conta secundária em algum outro banco e faça transações mensais para aquela conta. Você terá uma espécie de "caixa de segurança" e nunca sofrerá com imprevistos, como: demissão de funcionários, renovação de equipamentos, etc. - Defina prioridades Aconselho que você abra um novo documento ou escreva em um papel (e fixe em algum lugar que você olhe a todo momento no seu dia-a-dia) as suas metas e prioridades. Com isso, você poderá visualizar o caminho que você ainda tem a percorrer para alcançá-las. Exemplo: - Empresa Renovação do website (R$ 4.000,00) - Prioridade 1 - (Concluído: R$ 1.200,00 - Faltam R$ 2.800,00) Renovação de equipamentos (R$ 6.000,00) - Prioridade 2 - (Concluído: R$ 0,00) - Pessoal Compra de uma TV LCD de 42" (R$ 3.500,00) - Prioridade 1 - (Concluído: R$ 2.500,00 - Faltam R$ 1.000,00) Renovação do automóvel (R$ 10.000,00) - Prioridade 2 - (Concluído: R$ 0,00) Com isso, o seu planejamento terá um sucesso maior, afinal sabendo que sua empresa junta uma média de R$ 1.500,00 mensais, poderá ter o novo website em dois meses. É importante também (nos dois quesitos, pessoal e empresarial) nunca utilizar os 100% do que você tem em caixa. Recomendo que você estabeleça um limite em 50% se for algo de importância média e 75% de importância alta. Exemplo de importância alta: Demissão de funcionário, roubo de equipamentos - reposição dos mesmos, etc. Como diria um antigo provérbio chinês: "Uma jornada de 200km começa com o primeiro passo." Sem ele, você não chega a lugar nenhum. Agora, veja a vantagem: Estou te dando o mapa :-)! Até a próxima postagem! Espero que o Filipe esteja nela! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.