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  • Administração

O brasileiro é muito impulsivo, mas nem sempre o seu "feeling" mira o seu destino para o lugar certo, principalmente no quesito financeiro.

 

Nesta postagem darei algumas dicas próprias que funcionam tanto para suas finanças pessoais, como empresariais e com certeza te ajudarão a ter uma nova noção de seus gastos.

 

 

 

- Controlar... Como?

 

Creio que você tenha o Excel do Office ou o BrOffice instalados em seu computador. Abra uma nova planilha e coloque de um lado todos os valores que receberá em um determinado mês e no outro os seus gastos previstos. Este é o primeiro passo, você terá uma visão e controle sobre suas finanças. Simples por enquanto.

 

Se você não possui ou não sabe manusear estes softwares, não tem problema! Abra o bloco de notas do computador ou em alguma folha qualquer (não esqueça de guardá-la).

 

- Mas como poupar?

 

É simples! Agora que você consegue visualizar as suas finanças, você pode prospectar gastos maiores do que os que realmente você teria, por exemplo:

 

Se a sua média de gastos com fornecedores é de R$ 1.890,00 mensais, coloque uma projeção de gastos de R$ 2.000,00 (sempre arredonde para MAIS). No final das contas, de duas uma: 1- Se houver algum imprevisto, você estará preparado, pois já imaginou aquela situação subliminarmente; 2- Se o gasto for o normal mensal (neste caso, de R$ 1.890,00) você terá "economizado" R$ 110,00.

 

A mesma situação pode ser usada em suas finanças pessoais, por exemplo:

 

Suas compras mensais dão R$ 520,00. Projete R$ 600,00 e no final você terá a "economia" de R$ 80,00. Subliminarmente funciona como um incentivo motivacional infalível.

 

- O que sobrar, esqueça!

 

Se em suas finanças pessoais, abra uma poupança e guarde todo o valor que sobrar em um determinado mês. Se em sua empresa, abra uma conta secundária em algum outro banco e faça transações mensais para aquela conta. Você terá uma espécie de "caixa de segurança" e nunca sofrerá com imprevistos, como: demissão de funcionários, renovação de equipamentos, etc.

 

- Defina prioridades

 

Aconselho que você abra um novo documento ou escreva em um papel (e fixe em algum lugar que você olhe a todo momento no seu dia-a-dia) as suas metas e prioridades. Com isso, você poderá visualizar o caminho que você ainda tem a percorrer para alcançá-las. Exemplo:

 

- Empresa

Renovação do website (R$ 4.000,00) - Prioridade 1 - (Concluído: R$ 1.200,00 - Faltam R$ 2.800,00)

Renovação de equipamentos (R$ 6.000,00) - Prioridade 2 - (Concluído: R$ 0,00)

 

- Pessoal

Compra de uma TV LCD de 42" (R$ 3.500,00) - Prioridade 1 - (Concluído: R$ 2.500,00 - Faltam R$ 1.000,00)

Renovação do automóvel (R$ 10.000,00) - Prioridade 2 - (Concluído: R$ 0,00)

 

Com isso, o seu planejamento terá um sucesso maior, afinal sabendo que sua empresa junta uma média de R$ 1.500,00 mensais, poderá ter o novo website em dois meses.

 

É importante também (nos dois quesitos, pessoal e empresarial) nunca utilizar os 100% do que você tem em caixa. Recomendo que você estabeleça um limite em 50% se for algo de importância média e 75% de importância alta. Exemplo de importância alta: Demissão de funcionário, roubo de equipamentos - reposição dos mesmos, etc.

 

Como diria um antigo provérbio chinês:

"Uma jornada de 200km começa com o primeiro passo."

 

Sem ele, você não chega a lugar nenhum.

 

Agora, veja a vantagem: Estou te dando o mapa :-)!

 

Até a próxima postagem! Espero que o Filipe esteja nela!


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