Administração AngelCosta Postado Dezembro 9, 2008 Administração Compartilhar Postado Dezembro 9, 2008 Eu gostaria de agradecer a HostGator, em especial a Brent Oxley e Douglas Hanna, por gentilmente ceder esta entrevista. Como vocês sabem, entrei em contato com várias empresas brasileiras de hospedagem, mas recebi resposta apenas do meu próprio provedor. O mais importante foi que do e-mail inicial ao resultado final, houve comunicação e eu nunca me senti esquecida ou ignorada (como aconteceu com as outras empresas). Na minha opinião, este é o diferencial deles adicionando a excelente qualidade de serviços prestados. O que mais eu poderia querer? Esta entrevista está disponível em inglês e português | This interview is available in English and Portuguese Entrevistadora: Angélica Costa / [email protected] Mídia: Blog, http://blogdohost.com Entrevista com Douglas Hanna, Gerente de suporte ao cliente da HostGatorQual seu nome e o que você faz na HostGator? Meu nome é Douglas Hanna e eu sou gerente de suporte ao cliente na HostGator. Eu também estou por trás da conta do Twitter (hostgatordotcom) e algumas das nossas outras presenças em sites de mídia social.Você poderia nos falar sobre a HostGator: seu começo, tamanho e localização? Eu já ouvi rumores de que tudo iniciou com uma revenda, é verdade? A HostGator tem sede em Houston, Texas, nos Estados Unidos. A empresa foi fundada em 2002 pelo nosso atual CEO Brent Oxley. Na verdade, ele fundou a empresa do seu dormitório na Universidade Florida Atlantic. O "iniciou como revenda" não passa de um mito. Brent era um webmaster antes de começar a HostGator e tinha alguns servidores dedicados que não estava usando e decidiu começar a monetizá-los oferecendo serviços de hospedagem. Nós crescemos muito desde então. Em novembro de 2008, HostGator hospedava mais de 1,3 milhões de domínios e possui cerca de 175 funcionários.Em termos de servidores e programação, que tipo de tecnlogia a HostGator usa? A HostGator oferece inicialmente hospedagem linux rodando com CentOS. A maioria dos servidores suporta PHP, MySQL, Python, Perl e uma variedade de outras linguagens de programação. Internamente, a HostGator usa Perl, PHP e MySQL. Os servidores possuem cPanel e os clientes podem usar SiteBuilder ou SiteStudo se desejarem. Todos os nossos servidores são RAID10, têm 8 gigabytes de memória e processadores 5405 Harpertown.O que faz a HostGator se destacar em um ramo de atividade tão cheio como o de hospedagem? Esta indústria é definitivamente cheia de competição e competição muito dura. Nós temos algumas vantagens competitivas. Antes de tudo, a disponibilidade da equipe de suporte é uma enorme diferença perante a concorrência. Posso falar disso, pois é a minha área, mas eu sei que muitos dos nossos clientes sentem-se confortados pelo fato de poderem, literalmente, nos ligar a qualquer hora do dia ou da noite e falar com alguém. Podem também usar o atendimento online (chat) e e-mail 24/7/365 e sempre estaremos disponíveis. Este aspecto da nossa empresa a faz única do ponto de vista do ambiente de trabalho. Nosso departamento de recursos humanos acabou de enviar um e-mail pedindo funcionários voluntários para trabalhar durante o natal. Este não é um problema que empresas tradicionais tenham, mas porque a Internet nunca fecha, nós também não. Nosso comprometimento com o cliente é mais acentuado ainda pelo fato do nosso CEO prestar suporte ele mesmo se o cliente pedir especificamente. Clientes que se sentem frustrados pedem para falar com Brent e nós encaminhamos o ticket a ele e ele é sempre bom em responder ao cliente em tempo hábil, e claro, resolvendo o assunto. Quando começei na HostGator, me oferecia para resolver algumas atribuições por ele, mas Brent quase sempre cuida de todas pessoalmente. Seu nível de envolvimento direto é um exemplo mais puro do compromisso com o suporte ao cliente. Além do suporte, oferecemos várias outras vantagens. Somos muito competitivos em números - preço, espaço, transferência, etc. Nós oferecemos uma grande variedade de adicionais e valor agregado em características que nossos clientes consideram valiosas e das quais dependem. Tecnologicamente, somos também competitivos. Com cPanel, somos capazes de oferecer vários extras e adicionais interessantes como o Fantastico, que facilita a instalação de scripts. Muitos clientes gostam destes serviços e também se sentem à vontade com o cPanel, o que nos dá uma vantagem contra empresas que usam painéis próprios.Você diz que oferece muitos extras para os clientes. Qual o papel deles nas novas assinaturas? Eu não tenho dúvidas de que os extras influenciam muito nas assinaturas. Até onde sabemos, a HostGator foi a primeira empresa a oferecer um sistema de cobrança grátis com a contas de revenda e nós realmente achamos que isto nos fez um competidor melhor no mercado de revendas e contribuiu significativamente para que nos tornássemos o maior provedor de revendas do mundo. Apesar de nunca termos feito um teste para determinar exatamente o papel deles na nossas vendas, as conversas que temos com clientes confirmam que eles acham os "extras" e o demais adicionais que oferecemos um diferencial de muito valor."Fazer marketing" de uma empresa de hospedagem é um passo essencial para o sucesso. Em quais tipos de mídia vocês anunciam? Nós anunciamos muito. A maioria do nosso orçamento de publicidade é gasto em mecanismos de busca e websites, mas também temos anúncios impressos. Mesmo quando não estou trabalhando ou fazendo nada relacionado a trabalho, ao navegar a web vejo anúncios da HostGator. Em termos de marketing em geral, nosso programa de afiliados é imenso. Temos muitos afiliados e gastamos muito mais dinheiro mensalmente pagando suas indicações do que gastamos com campanhas de marketing tradicionais.Notei que vocês tem uma filial no Brasil. Como isso aconteceu, que tipo de negócio é e vocês planejam expandir em outros países? HostGator.com.br é completamente gerenciada e pertence a Hostgator. Começou quando percebemos que tinhamos milhares de clientes do Brasil e não estávamos servindo o mercado da maneira que deveríamos. Como resultado disto, HostGator.com.br foi inaugurada em agosto de 2007. É unica, se comparada ao resto da HostGator, pois o suporte oferecido é em português e os meios de pagamento locais como o boleto são aceitos do mesmo modo que aceitamos tradicionalmente o paypal ou cartão de crédito. Agora que nos estabelecemos e temos uma base para ser um competidor de verdade no mercado brasileiro, HostGator vai ter um ótimo 2009. O plano é abordar o mercado mais agressivamente e continuar a desenvolver e melhorar os serviços. Enquanto não temos planos de outra expansão internacional, estamos sempre procurando pro oportunidades. Ter pessoas que são administradores capazes, conhecedores da cultura do país e da atmosfera de negócios e confiáveis é importante para expansão internacional e disponibilidade de pessoas assim é um fator importante que determina aonde vamos e como vamos.Então, a HostGator tem milhares de clientes internacionais, como eu. Quais outros países, além dos EUA, escolhem os planos da HostGator? Temos muitos clientes internacionais. Até a última contagem, a HostGator provê serviço a clientes em mais de 170 países ao redor do mundo. Cerca de 1/3 de nossos clientes vive fora da América do Norte.Vocês investem em SEO? Sim. Nosso webmaster principal gasta muito tempo pensando em SEO e o quanto o nosso website está otimizado para os mecanismos de busca. Nosso programa de afilaidos trouxe muito tráfego para o site e nos dá muitos links. Muitos de nossos clientes fazem link para nosso site sem que precisemos pedir, o que ajuda nossos esforços de SEO. Em junho de 2007, lançamos a hospedagem SEO, que é uma divisão da HostGator especializada em hospedar sites para aqueles que realmente prezam otimização para buscas. Cada plano vem com um ip classe C e o acesso à ferramentas de SEO. A divisão tem sido um sucesso e eu acho que ajuda a demonstrar a importância do SEO.A HostGator oferece da hospedagem compartilhada ao dedicado. Quando você diria que é hora de mudar da revenda para um servidor próprio? Eu recomendaria pensar em mudar quando os limites da sua revenda estão acabando. Se você hospeda muitos sites estáticos, você pode ficar num plano de revenda para sempre. Mas se você usa hospedagem complexa com banco de dados, vídeos e assim por diante, você precisará de um dedicado em breve. Usar um servidor dedicado é ótimo porque lhe dá controle total e remove as váriaveis de ter outras revendas no mesmo servidor que você.Quais as novas tendências da hospedagem? Hospedar é uma tecnologia, então tende a se desenvolver rápido. HostGator não é obcecada com modas - nosso modelo de negócio não mudou muito desde o começo - mas isso não quer dizer que não estamos prestando atenção ou inovando. Nós recentemente alteramos nosso plano mais alto (chamado de Business Plan) para que incluísse um IP dedicado grátis e um certificado SSL. Não é comum no mercado, mas veio porque percebemos que muitos clientes precisavam disto para seus sites de comércio eletrônico e estavam demonstrando interesse de que isso fosse associado às suas contas. Hospedagem em nuvem é um tópico popular agora. Ainda não exploramos muito em detalhes, mas é algo que temos em vista. Ainda pensamos que ela está longe de competir com o modelo tradicional de hospedagem que fornecemos, mas é uma tecnologia que vale a pena acompanhar. Estamos sempre de olho na indústria, e sempre pensando nos meios que o desenvolvimento da indústria pode ajudar nossos clientes e a nossa empresa.Qual seria a dica da HostGator para as pessoas que querem começar sua própria empresa de hospedagem? Seja dedicado aos seus clientes e demonstre isto. Atenda o telefone a qualquer hora do dia, seja educado, construa uma relação com os clientes. Há tantas empresas pequenas que tentam agir como grandes, e isto não é uma fórmula para o sucesso. Se você é pequeno, enfatize o serviço personalizado. Se for grande, enfatize os benefícios e de ter um vasto time de profissionais de tecnologia por trás do seu site. A chave do marketing é promover o que você faz melhor e o que pode fornecer. Muitas empresas de hospedagem erram e tentam passar uma grande imagem corporativa. Levando em conta muitos padrões, a HostGator é anti-corporativista. Como alguém que já trabalhou em grandes empresas no passado, a fata de aspectos corporativos como reuniões, propostas formais, etc, me surpreendeu. Mas eu abraçei esta imagem. Nos apresentamos como uma empresa inovadora e genuína, que é o que fazemos desde o primeiro dia. As empresas que forem genuínas, inovad oras e dedicadas são as que obterão sucesso no mundo da hospedagem.Quantas mulheres trabalham na HostGator? Destas, quantas lidam diretamente com tecnologia? De um total de 173 funcionários, 32 são mulheres, o que é cerca de 18% da força de trabalho. Exceto pela nossa diretora de recursos humanos, todas trabalham diretamente com tecnologia. Obrigada, Brent, Douglas e todo mundo na HostGator! Para ofertas de revenda e dedicados: http://www.hostgator.com.br Para planos de revenda http://www.hostgator.com Use o cupom: BLOGDOHOST ($9.94 de desconto) 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 10, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 10, 2008 Poxa, infelizmente a entrevista foi com uma empresa americana, e que começou as atividades apenas recentemente no Brasil, provavelmente através de um atravessador e não com um escritório local com americanos trabalhando aqui. Existem tantas empresas de hospedagem! Mas eu sei como é, aqui no Brasil tudo que se faz é para ser atacado. Eu tenho empresa de hospedagem, legalizada, médio porte, mas não daria a entrevista. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 10, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 10, 2008 Tentei com umas 15 nacionais e só a HG de internacional. Advinha quem respondeu e aceitou? O resto ficou me jogando de ticket pra ticket. É ridículo uma empresa grande se recusar a dar entrevista, que é o reconhecimento do sucesso, sem falar na publicidade grátis. Se alguém quiser me entrevistar, tô aí! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 21, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 21, 2008 Gostei muito da entrevista, me motivou a entrar nessa briga "REVENDA". 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 21, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 21, 2008 Janaê, tenho que perguntar. Como o nome é diferente... Você é menino ou menina?? Se for menina... Gente que bom ver outra mulher por aqui! rs 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 30, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 30, 2008 Cuidado com a publicidade enganosa deles "Bandwidth ILIMITADO", ngm consegue tal façanha... eu poderia hospedar todo portal do UOL então por 16 reais ao mês?? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 30, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 30, 2008 No contrato diz que é proibido: -- Usar 25% ou mais dos recursos de processamento do servidor por períodos iguais ou superiores a 90 segundos. -- ou seja, se o seu site não tem visitas, é bem vindo e pode usar tudo ilimitado... cuidado pro blogdohost não crescer viu! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 30, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 30, 2008 @Pedro, Eu uso o hostgator.com, não tenho do que reclamar. Mas meu plano não tem nada de ilimitado. O BDH é hospedado em um plano de revenda. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 31, 2009 Compartilhar Postado Março 31, 2009 Eu hospedo o meu site www.melhoresbaresdorio.com.br na HostGator Brasil e só tenho elogios! Eles são hiper prestativos e o serviço ótimo. Bem diferente de outros hosts que já hospedei, e o melhor é que o suporte é em portugês e eu pago em Reais. O que sei é que eles tem um escritório próprio aqui e fica na Barra da Tijuca, não começou através de um atravessador não, como o Marcio Peçanha está achando. Inclusive na entrevista aí em cima fica claro isso, que toda a administração é da HostGator mesmo. Bom, eu recomendo com certeza! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 8, 2009 Compartilhar Postado Abril 8, 2009 Angélica, creio que há um erro na frase 'Nosso comprometimento com o cliente é mais acentuado ainda pelo fato do nosso SEO prestar suporte ele mesmo se o cliente pedir especificamente.'. Repare que está SEO ao invéz de CEO. Também neste mesmo parágrafo está escrito começei, e é sem cedilha. Fica a dica, fique a vontade para apagar este comentário! :) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.