Administração AngelCosta Postado Novembro 23, 2008 Administração Compartilhar Postado Novembro 23, 2008 Este guia é uma ajuda para ajudar os iniciantes a definir os preços dos seus planos. Ele se aplica aos planos de hospedagem e de revenda. Um dos aspectos mais importantes de criar um modelo de negócio sustentável e rentável através de seus planos é garantir que o lucro pro cliente seja o mais alto possível, dentro do que os seus planos oferecem. Quanto maior for o seu lucro por cliente, mais pessoal você pode contratar, mais servidores pode ter e mais dinheiro terá. Mas, o principal, se o seu negócio de baixo custo tem planos básicos de R$5, e a média de ganho por cliente é R$15 ou R$20, você pode oferecer um serviço de melhor nível para seus clientes base encorajando-os a fazer upgrade. Serviços que apresentam uma taxa menor de ganho por cliente tendem a ter um suporte fraco e taxas de rejeição altas, o que ocasionalmente, causa a falência. A quantidade de espaço que você oferece não tem nada a ver com o lucro por cliente. Grandes empresas que oferecem muito espaço geramente possuem um modelo de negócio bem planejado e definido (não apenas milhares de clientes) que os ajuda a ter sucesso. Pode ser até que ofereçam plano muito baratos e cheios de recuros, mas o lucro em cada plano permite fornecer um suporte satisfatório. Iniciantes que tentam copiar este modelo de negócio frequentemente falham pois não conseguem atingir taxas tão altas. Acontece muito de novatos pensarem que é um grande número de clientes que leva ao sucesso. Na vida real, acontece o oposto. As empresas de hospedagem começam bem mas tudo desanda quando ganham clientes em volume e seu modelo é posto à prova. E como atingir taxas de retorno pro cliente tão altas? Eis umas estratégias. Dê aos seus clientes um motivo para upgrade Planos básicos que oferecem tudo são o erro mais comum e pior que uma empresa de hospedagem pode cometer (não estamos tratando de planos únicos). O seu plano base deve ter limites razoáveis de domínios e banco de dados ou outros recursos. Hoje em dia, o mercado tem planos de gigas de espaço ou tera de transferência. Porém o plano base deve ser um meio de entrada para outros planos e deve cobrir apenas INCIALMENTE as necessidades do cliente. Então oferecer uma boa razão para upgrade na forma de limites de domínio, emails ou bancos de dados é uma boa idéia. Entretanto, cada empresa é única e se você encontrar outro meio de fazer isso, vá em frente! Diferença de preço entre os planos Eu quero dizer que você deve configurar seus planos de modo que haja uma diferença de preço razoável entre eles. Se o plano mais básico custa R$10 mensais, você pode estipular uma diferença de R$10 entre cada plano, assim o próximo seria R$20. Por que? Porque faz o cliente saltar para um nível mais alto, mesmo que ele não precise de mais recursos do novo plano. Se você tivesse um plano de R$15, o aumento de ganho por cliente seria muito menor. É importante que os adicionais oferecidos tenham um valor significativo, para estimular os cliente a fazer um upgrade maior em vez de adicionar pequenos recursos. Na hora de fazer a diferenciação de preço entre os planos, não coloque um valor muito alto, como um plano base de 10 reais e o seguinte de 50. Pode até ser lucrativo para você, mas desviaria o interesse do cliente, porque um upgrade pareceria muito mais caro do que uma mudança de empresa de hospedagem. O desafio é estabelecer uma diferença que seja vantajosa para você mas que não assuste o cliente. Evite a qualquer custo oferecer planos personalizados. Se um cliente solicitar um, ofereça um upgrade. Só considere planos personalizados se o que ele pedir for acima dos planos existentes. Vocês podem pensar que esta estratégia o faria perder clientes em potencial. Se feita corretamente a perda seria mínima. E os clientes sempre preferem um upgrade de plano (se viável) do que a dor de cabeça de mudar de empresa. Estratégia de preços para planos de revenda Ter um plano base competitivo é essencial dentro desse mercado. Uma estratégia exponencial é útil se seu plano base começa com poucos recursos. Se o menor plano oferece 500MB por R$10, o próximo deveria oferecer 1500 por R$20. Assim, entre os planos a um salto não proporcional e exponencial em recursos. Saltos assim fazem os seus planos mais caros parecerem mais atraentes. Ao contrário da revenda, o suporte e os recursos não aumentam exponencialmente conforme o upgrade. Isto acontece porque os clientes de hospedagem compartilhada não revendem o seu espaço, ou seja, o recurso e suporte é para seu próprio site. Normalmente, a demanda por recursos e suporte são o mesmo não importa o plano do cliente. Outro motivo para fazer isso é manter o plano mais caro de hospedagem mais atraente do que o plano de revenda mais barato. Acontece muito de um cliente mudar para um plano de revenda à procura de mais recursos. Planos de revenda são mais caros Esta é a estratégia mais simples para garantir o maior lucro por cliente. Se o plano base de hospedagem é 10 reais, o de revenda é 30, garante-se um bom lucro (se você tiver muitos clientes de revenda). Outro motivo para colocar o preço mais alto é porque os recursos são, em geral, maiores. Estratégia de preços para planos de revenda Baseado nas dicas acima, o valor do plano de revenda como mais alto que os de hospedagem compartilhada é importante. Já no modo de revenda, alica-se o aumento linear de preço. Se seu plano de revenda mais em conta é R$30 com 5GB, o seguinte deveria ser de R$60 com 10GB, ou seja, o dobro do valor e dos recursos. Esta estratégia não é tanto utilizadada, mas é permite maior estabilidade e mais lucro. Um cliente de revenda típico inicia no plano base e vai mudando de plano conforme cresce e ganha clientes. Tipicamente, seu plano base tem valor competitivo para permitir ao revendedor hospedar um certo número de domínios ou clientes. Um aumento exponencial na diferença dos preços gera preço menor por cliente sempre que o revendedor realizar um upgrade, enquanto o uso de recursos e suporte aumenta (por causa da base maior de clientes da revenda). Não é incomum uma revenda com o triplo de recursos do plano base necessitar de 3 vezes mais suporte. É o oposto do que acontece na hospedagem compartilhada. Mas oferecer um upgrade para os revendedores é necessário se quiser ser visto como parceiro a longo prazo. Torna-se essencial garantir sustentabilidade e níveis de lucro enquanto as revendas realizam upgrade. Combinar a estratégia linear e a exponencial é um modo eficaz de garantir o lucro de seus planos. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 19, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2008 Muito Boa a materia, muito obrigado angel 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 25, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 25, 2008 “Peru com Blog” Estou aqui comendo as sobras do Peru e lendo as matérias do Blog, acordei cedo para verificar se estava tudo bem com meus clientes de hospedagem, depois disso, fui relaxar “Peru com Blog” muito bom... Parabéns pelo Blog!!! Felizzz Natalllll 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 25, 2008 Compartilhar Postado Dezembro 25, 2008 @Erivan, adorei! Feliz natal para você! Aqui também vai se almoçar peru com blog! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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