Administração AngelCosta Postado Maio 27, 2013 Administração Compartilhar Postado Maio 27, 2013 Encontrei uma lista interessante: coisas que você deve evitar dizer ao seu cliente quando em um atendimento. A lista foi compilada pelo Service Untitled e conta com alguns contribuidores. É válida para qualquer mercado que trate cotidianamente com clientes. Serve para nós também: Sou novo nisto Diga: Absolutamente nada. Desculpe-se pela espera se for o caso. O cliente pode fingir ser educado e compreensivo, mas ele quer mesmo é alguém que saiba o que está fazendo e resolva o problema. Isto nunca tinha ocorrido antes Diga: Não diga nada. Nenhum cliente quer ouvir ou saber de um erro que você cometeu. Silêncio Diga: Explique o que está acontecendo. Você tem apenas um pouco de tempo antes que o cliente passe a imaginar o pior. O silêncio é sempre a pior saída. Você tem que/Me dê Diga: "Você poderia me informar"; "Eu irei precisar"; "Por favor, me passe..." Clientes gostam de permanecer no controle, ninguém gosta de receber ordens. Você está errado Diga: "Não acredito que isto esteja correto"; "Isto pode ser um mal-entendido"; "Isto pode não ser 100% correto" Em casos de situações sérias, afirmar que o cliente está errado pode piorar as coisas. Não sei / Ninguém nunca perguntou isso Diga: "Boa pergunta, deixe-me verificar"; "Não tenho a resposta agora, mas retorno em breve" Todo cliente presume que o atendimento ao cliente saiba de tudo pertinente a empresa. Dizer o contrário faz com que ele perca a confiança. Não posso / É política da empresa / Não Diga: "Infelizmente, isto não é possível, mas posso fazer x e y"; "Vou encaminhá-lo para alguém do setor" Ninguém quer saber o que você não pode fazer e sim o que você pode fazer. Esta não é minha função Diga: "Não posso lhe ajudar, passarei para o departamento adequado" Pode não ser o seu trabalho, mas o cliente só quer uma resposta. Eles Diga: Nós ou nosso Eles quem? Você não está com eles? Assegure o cliente de que você é parte da empresa e que eles estão falando com a pessoa certa. Não tem ninguém acima de mim Diga: "Infelizmente, sou o gerente disponível no momento, mas posso encaminhar uma solicitação para meu chefe" O cliente já está irritado o suficiente para pedir por alguém mais importante. Não o irrite ainda mais. Acalme-se Diga: "Fulano, deixe-me explicar"; "Não há motivos para se alterar" É apenas esperar que o cliente se acalme para que você possa se explicar. Você deve ainda se desculpar e procurar resolver o problema. Desculpe Diga: Perdão Desculpe parece impessoal, perdão soa mais formal e sincero. Mas Diga: E ou entretanto Dizer "mas" prepara o cliente para um contratempo ou um prejuízo, procure sinônimos. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 27, 2013 Compartilhar Postado Maio 27, 2013 Muito interessante esse post Angélica, como sempre. No caso das "eumpresas", dizer que vai informar ao chefe ou transferir para o departamento responsável não cola. Vou imprimir esse post e colocar no meu quadro de recados, rs. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Junho 8, 2013 Compartilhar Postado Junho 8, 2013 Show! Dicas fundamentais para o negócio. Obrigado. =) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 23, 2013 Compartilhar Postado Agosto 23, 2013 Ótimas dicas!! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 24, 2013 Compartilhar Postado Setembro 24, 2013 Amei as dicas, me ajudou bastante, ainda mais agora que quero abrir uma loja virtual Parabéns pelo blog! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 8, 2016 Compartilhar Postado Maio 8, 2016 Muito interessante este POST, acho que é o erro de muitas empresas... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.