Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando devo reiniciar um servidor dedicado?


Posts Recomendados

Bem pessoal antes de tudo sei que minha pergunta pode parecer "besteirinha" mas isso é uma coisa que deixa muito administrador e gerenciador de servidor dedicado com dados sensíveis  um pouco pensativo, a questão é quando reiniciar um servidor? e se existe alguma maneira de evitar a reinicialização de um servidor de forma 100%? todos sabemos que na teoria um servidor linux pode ficar ligado "pra sempre" mas em um ambiente de produção tudo pode mudar da noite para o dia ou de um minuto para o outro, hoje existem ferramentas como o kernel care que inclusive eu a utilizo que permitem o kernel atualizar sem o servidor precisar ser reiniciado, atualmente eu possuo 5 servidores dedicados 2 deles virtualizados todos tem as mesma características: processador  Dual Xeon E5-2670 com 32 núcleos, 64 GB de memoria RAM DDR3 e 1TB em disco SSD, com PLESK instalado e os  virtualizados com Virtualizador KVM, 2 deles estão ligados a mais de 400 dias e os outros com menos de 60 dias ligados e venho observando que os mesmos que estão ligados a mais de 400 dias vem perdendo o desempenho ao longo do tempo ou seja a qualidade e desempenho diminuiu um pouco, como hospedo dados ultra sensíveis evito a reinicialização do servidor pois uma vez tive o raro e tão temido e infeliz erro Kernel Panic e perdi um servidor inteiro, e como os servidores são usados para hospedagem de aplicações uma reinicialização poderia gerar dores de cabeça ou prejuizo como a morte de algum processo importante ou um processo inacabado no sistema  pois dia e noite 24 horas por dia existe algo sendo processado ou uma tarefa em execução. pois algumas das aplicações são globais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victor_develloper

Uma fatalidade vivida no passado não deve te levar a promover outra (postergando ações preditivas e preventivas - e a reinicialização do ambiente é uma delas). É isso que pode acontecer com a falta de manutenções planejadas. E sei bem da complexidade da coisa ao ponto de compreender o seu receio.

Eu poderia lançar uma série de perguntas levando você a questionar se o ambiente está ok na parte da manutenção lógica dos serviços, mas possivelmente você já deve ter satisfeito a todas.

Mesmo com o risco iminente do servidor entrar em modo de checagem do sistema de arquivos (por causa deste ótimo uptime), e demorar bem mais que o normal para voltar online por esta razão, eu faria a reinicialização.

- Comunique aos clientes desta manobra informando com vários dias de antecedência;
- Determine uma estratégia de backup onde o final do ciclo coincida com esta ação de reboot;
- Execute as checagens e otimizações e consulte os logs para tentar identificar o melhor momento para desligar os serviços;
- Efetive o reboot e esteja preparado para o pior. Isso será importante para que tudo ocorra bem.

 

Citar

Importante: É absurda a tentativa de um cliente em tentar jogar a responsabilidade de alta disponibilidade no fornecedor de infraestrutura. Os sistemas devem ser pensados e projetados para trabalhar em pontos distintos se desejarem minimizar chances de indisponibilidade. Por isso do aviso prévio de manutenções, para que o webmaster possa escalar isso e assegurar que as coisas do lado dele estão nos conformes.

 

Nos servidores que administro, e para os clientes que atendo, dou pouca ou nenhuma importância para o indicador de uptime do servidor (não menosprezo o uptime da rede, no entanto). Enfatizo que o negócio é não haver downtimes inesperados ou falhas na rede. Se for necessário reiniciar o servidor 4 vezes na semana em função de atualização de kernel ou outras questões de segurança e performance, faço sem qualquer receio.

 

Deixando a parte institucional de lado: Tenha backup. Também assegure que tenha backup do backup. Verifique constantemente o funcionamento do RAID 10 e suas variáveis. Mantenha os serviços internos atualizados (kernel é o menor dos problemas na maioria das vezes num servidor de hospedagem), e monitore os logs. E claro: não deixe de ter um contrato reservando o seu direito se passar por falhas e problemas técnicos. Afinal, nada é infalível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Eltern disse:

@victor_develloper

Uma fatalidade vivida no passado não deve te levar a promover outra (postergando ações preditivas e preventivas - e a reinicialização do ambiente é uma delas). É isso que pode acontecer com a falta de manutenções planejadas. E sei bem da complexidade da coisa ao ponto de compreender o seu receio.

Eu poderia lançar uma série de perguntas levando você a questionar se o ambiente está ok na parte da manutenção lógica dos serviços, mas possivelmente você já deve ter satisfeito a todas.

Mesmo com o risco iminente do servidor entrar em modo de checagem do sistema de arquivos (por causa deste ótimo uptime), e demorar bem mais que o normal para voltar online por esta razão, eu faria a reinicialização.

- Comunique aos clientes desta manobra informando com vários dias de antecedência;
- Determine uma estratégia de backup onde o final do ciclo coincida com esta ação de reboot;
- Execute as checagens e otimizações e consulte os logs para tentar identificar o melhor momento para desligar os serviços;
- Efetive o reboot e esteja preparado para o pior. Isso será importante para que tudo ocorra bem.

 

 

Nos servidores que administro, e para os clientes que atendo, dou pouca ou nenhuma importância para o indicador de uptime do servidor (não menosprezo o uptime da rede, no entanto). Enfatizo que o negócio é não haver downtimes inesperados ou falhas na rede. Se for necessário reiniciar o servidor 4 vezes na semana em função de atualização de kernel ou outras questões de segurança e performance, faço sem qualquer receio.

 

Deixando a parte institucional de lado: Tenha backup. Também assegure que tenha backup do backup. Verifique constantemente o funcionamento do RAID 10 e suas variáveis. Mantenha os serviços internos atualizados (kernel é o menor dos problemas na maioria das vezes num servidor de hospedagem), e monitore os logs. E claro: não deixe de ter um contrato reservando o seu direito se passar por falhas e problemas técnicos. Afinal, nada é infalível.

 

muito bons os pontos que você levou em consideração, então o meu medo principal é esse , a perda de dados. de qualquer forma irei ter que fazer esse reboot mas irei ser cauteloso totalmente vou planejar.

1 hora atrás, williantec disse:

É uma questão meio delicada de ser tomada, por isso muitas empresas de hospedagem nem se quer atualizam o painel delas, de medo do mesmo...

pois é, séria bom uma forma de não precisar reiniciar nunca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?