PedroHenrique Postado Julho 9, 2016 Compartilhar Postado Julho 9, 2016 Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao armazenamento na núvem, pois estou configurando uma rede para um cliente. Por exemplo: Google Drive, Mega, Dropbox.... eu vou lá crio uma conta e instalo o cliente na máquina para sincronizar os arquivos, então eu envio os arquivos que desejo enviar para a nuvem dentro da pasta do programa no pc e os dados são sincronizados, correto? Enfim, isso vai fazer com que os dados sejam iguais dos dois lados. Agora vem a minha dúvida, suponhamos que aconteça algo no servidor da nuvem e todos os dados sejam perdidos, a conta lá fique vazia sem nenhum arquivo. Os dados no PC serão deletados? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelfasilva Postado Julho 9, 2016 Compartilhar Postado Julho 9, 2016 1 hora atrás, PedroHenrique disse: Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao armazenamento na núvem, pois estou configurando uma rede para um cliente. Por exemplo: Google Drive, Mega, Dropbox.... eu vou lá crio uma conta e instalo o cliente na máquina para sincronizar os arquivos, então eu envio os arquivos que desejo enviar para a nuvem dentro da pasta do programa no pc e os dados são sincronizados, correto? Enfim, isso vai fazer com que os dados sejam iguais dos dois lados. Agora vem a minha dúvida, suponhamos que aconteça algo no servidor da nuvem e todos os dados sejam perdidos, a conta lá fique vazia sem nenhum arquivo. Os dados no PC serão deletados? @PedroHenrique Boa Noite, Sim se o seu pc chegar a sincronizar com servidor cloud vai ser apagado sim,pois tudo que sincroniza num lado sincroniza no outro,recomendo usar a interface web ae nçao tem risco de isso acontecer,pois se você apagar acidentalmente um arquivo na maquina sincroniza ae apaga no cloud tb. Acredito que ao contrario e muito difícil de acontecer sumir coisa no cloud como você disse acima. Att. Raphael Silva 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PedroHenrique Postado Julho 9, 2016 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2016 13 horas atrás, raphaelfasilva disse: @PedroHenrique Boa Noite, Sim se o seu pc chegar a sincronizar com servidor cloud vai ser apagado sim,pois tudo que sincroniza num lado sincroniza no outro,recomendo usar a interface web ae nçao tem risco de isso acontecer,pois se você apagar acidentalmente um arquivo na maquina sincroniza ae apaga no cloud tb. Acredito que ao contrario e muito difícil de acontecer sumir coisa no cloud como você disse acima. Att. Raphael Silva Então eu fiz uns teste com o google drive e achei meio estranho. Criei uma conta, baixei e instalei o programa para sincronizar no PC. Logicamente que o drive estava sem nenhum arquivo e o diretório de sincronização do PC também, então coloquei alguns arquivos no diretório e eles foram enviados(sincronizado) para o google drive. Se olhar a lógica da primeira sincronização, o que manda é que está no PC, esses seriam os arquivos que servem de base para a sincronização e ao meu modo de ver tem que ser assim mesmo. Então para certificar o que tenho pensado, eu parei o programa no computador para que ele não sincronizasse nada, e em seguida deletei tudo no google drive. Então temos os arquivos no PC e nada no drive, exatamente igual como se fosse uma primeira sincronização, concorda? Em seguida ativai novamente a sincronização e o que aconteceu foi que o google drive, sincronizou considerando como "base" a nuvem e não o PC e deletou tudo do computador, ficando sem nenhum arquivo dos dois lados! Não sei se outras plataformas são assim, mas eu vejo isso como um grande erro, uma falha grave, pois obviamente que para qualquer usuário os seu dados principais são os que ele tem no seu PC e não o que está na nuvem, mas o google trata isso de outra forma, o correto seria alterar o que tem na nuvem de acordo com o que existe no PC e não o contrário. Enfim, eu abri esse post para ter informações, pois o propósito real é que estou configurando esse serviço para uma empresa para uso privado dela, na plataforma do owncloud. A empresa contratou o dedicado e vamos instalara o owncloud para que eles tenham a sua própria nuvem, ai surgiu essa dúvida pensando que se por acaso algo acontecer com o servidor(o datacenter desligar, formatar, deletar, problemas físicos etc) e tudo for perdido, então se tem o risco de perder os arquivos localmente. No google já está comprovado que isso acontece. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelfasilva Postado Julho 9, 2016 Compartilhar Postado Julho 9, 2016 4 minutos atrás, PedroHenrique disse: Então eu fiz uns teste com o google drive e achei meio estranho. Criei uma conta, baixei e instalei o programa para sincronizar no PC. Logicamente que o drive estava sem nenhum arquivo e o diretório de sincronização do PC também, então coloquei alguns arquivos no diretório e eles foram enviados(sincronizado) para o google drive. Se olhar a lógica da primeira sincronização, o que manda é que está no PC, esses seriam os arquivos que servem de base para a sincronização e ao meu modo de ver tem que ser assim mesmo. Então para certificar o que tenho pensado, eu parei o programa no computador para que ele não sincronizasse nada, e em seguida deletei tudo no google drive. Então temos os arquivos no PC e nada no drive, exatamente igual como se fosse uma primeira sincronização, concorda? Em seguida ativai novamente a sincronização e o que aconteceu foi que o google drive, sincronizou considerando como "base" a nuvem e não o PC e deletou tudo do computador, ficando sem nenhum arquivo dos dois lados! Não sei se outras plataformas são assim, mas eu vejo isso como um grande erro, uma falha grave, pois obviamente que para qualquer usuário os seu dados principais são os que ele tem no seu PC e não o que está na nuvem, mas o google trata isso de outra forma, o correto seria alterar o que tem na nuvem de acordo com o que existe no PC e não o contrário. Enfim, eu abri esse post para ter informações, pois o propósito real é que estou configurando esse serviço para uma empresa para uso privado dela, na plataforma do owncloud. A empresa contratou o dedicado e vamos instalara o owncloud para que eles tenham a sua própria nuvem, ai surgiu essa dúvida pensando que se por acaso algo acontecer com o servidor(o datacenter desligar, formatar, deletar, problemas físicos etc) e tudo for perdido, então se tem o risco de perder os arquivos localmente. No google já está comprovado que isso acontece. @PedroHenrique Boa tarde, O que acontece num lado acontece no outro como disse não uso a sincronização pelo pc para evitar esses tipo de problema,recomendo voce fazer mesmo é o download/upload pelo browser mesmo. Outro serviço cloud e mesma coisa não e só o google drive. Att. Raphael Silva 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PedroHenrique Postado Julho 9, 2016 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2016 3 minutos atrás, raphaelfasilva disse: @PedroHenrique Boa tarde, O que acontece num lado acontece no outro como disse não uso a sincronização pelo pc para evitar esses tipo de problema,recomendo voce fazer mesmo é o download/upload pelo browser mesmo. Outro serviço cloud e mesma coisa não e só o google drive. Att. Raphael Silva Pois é então podemos dizer que isso é uma falha grave, pois no meu modo de ver (e penso que é o correto) a matriz dos arquivos tem que ser a máquina local e não a remota. Pior que muito usuário se ferra por causa disso e da falta de informações, digo isso pois quando apareceu este serviço eu busquei informações a respeito e uma pessoa me indicou que conversasse com um cara lá de Brasiia que já trabalhou para a Microsoft. Pois bem falei com ele, e por sinal muito gente boa, me deu algumas informações e dicas sobre esse tipo serviço, apesar dele ter me falado que não atuava na área de desenvolvimento quando trabalhou na Microsoft, e a dica principal que ele me falou foi que eu tenho que entender e deixar claro para qualquer cliente que drive virtual (nuvem) não é backup, que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Então ele me disse que, se por exemplo acontecer um problema no Datacenter e todos os dados dos clientes que estão nos serviços na nuvem forem perdidos, é isso e ponto final. Que isso está explicado nos termos de utilização que ninguém lê. O drive virtual é serve como uma forma de transportar os arquivos de um lugar para o outro, como se fosse um pendrive ou HD externo, onde o correto é usar para ter cópias dos arquivos e se algo acontecer com eles, perda, roubo ou qualquer outro acidente, os originais estão em outro lugar. Então mesmo que a empresa tenha redundância dos seus servidores e isso seja difícil de acontecer, se acontecer não existe responsabilidade, a não ser que o serviço seja definido como "backup" ou específico para isso. Até surgiu o exemplo do mega upload que quando teve o problema lá e todos os servidores foram desligados, diversas empresas e pessoas no mundo reclamaram, processaram etc. E isso não vai dar em nada e realmente não deu, pois o mega upload disponibilizava um serviço de drive virtual e não de backup. Hoje por exemplo eu tenho uma conta no mega e todos os dados são criptografados, inclusive as senhas e nos termos fala que se por exemplo perder a senha não tem como acessar os dados novamente. Acho que no final vai ter que ser como você falou, usar interface web ou então FTP e já deixar claro para os usuários o que acontece em caso de sincronização, se perder os dados no drive tudo vai ser sincronizado no sentido drive > PC (errado ao meu modo de ver) e deletar tudo. Se o usuário fizer errado é problema dele. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelfasilva Postado Julho 9, 2016 Compartilhar Postado Julho 9, 2016 5 minutos atrás, PedroHenrique disse: Pois é então podemos dizer que isso é uma falha grave, pois no meu modo de ver (e penso que é o correto) a matriz dos arquivos tem que ser a máquina local e não a remota. Pior que muito usuário se ferra por causa disso e da falta de informações, digo isso pois quando apareceu este serviço eu busquei informações a respeito e uma pessoa me indicou que conversasse com um cara lá de Brasiia que já trabalhou para a Microsoft. Pois bem falei com ele, e por sinal muito gente boa, me deu algumas informações e dicas sobre esse tipo serviço, apesar dele ter me falado que não atuava na área de desenvolvimento quando trabalhou na Microsoft, e a dica principal que ele me falou foi que eu tenho que entender e deixar claro para qualquer cliente que drive virtual (nuvem) não é backup, que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Então ele me disse que, se por exemplo acontecer um problema no Datacenter e todos os dados dos clientes que estão nos serviços na nuvem forem perdidos, é isso e ponto final. Que isso está explicado nos termos de utilização que ninguém lê. O drive virtual é serve como uma forma de transportar os arquivos de um lugar para o outro, como se fosse um pendrive ou HD externo, onde o correto é usar para ter cópias dos arquivos e se algo acontecer com eles, perda, roubo ou qualquer outro acidente, os originais estão em outro lugar. Então mesmo que a empresa tenha redundância dos seus servidores e isso seja difícil de acontecer, se acontecer não existe responsabilidade, a não ser que o serviço seja definido como "backup" ou específico para isso. Até surgiu o exemplo do mega upload que quando teve o problema lá e todos os servidores foram desligados, diversas empresas e pessoas no mundo reclamaram, processaram etc. E isso não vai dar em nada e realmente não deu, pois o mega upload disponibilizava um serviço de drive virtual e não de backup. Hoje por exemplo eu tenho uma conta no mega e todos os dados são criptografados, inclusive as senhas e nos termos fala que se por exemplo perder a senha não tem como acessar os dados novamente. Acho que no final vai ter que ser como você falou, usar interface web ou então FTP e já deixar claro para os usuários o que acontece em caso de sincronização, se perder os dados no drive tudo vai ser sincronizado no sentido drive > PC (errado ao meu modo de ver) e deletar tudo. Se o usuário fizer errado é problema dele. @PedroHenrique Concordo realmente esses serviços cloud não serve como lugar de armazenar backup. Melhor coisa fazer backup dos nosso cliente no meu caso como empresa de hospedagem e colocar em varios lugares o backup,no meu caso está num storage e numa VPS,além de estar uma copia também em outro hd do próprio dedicado. Att. Raphael Silva 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tiddos Postado Julho 9, 2016 Compartilhar Postado Julho 9, 2016 Olha eu já usei Google Drive e Dropbox mas nenhum atende as minhas expectativas hoje uso o básico Hubic da OVH e além disso ele e barato e vale a pena. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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