Jaime Silva Postado Março 15, 2014 Compartilhar Postado Março 15, 2014 Tenho 2 servidor BR (Nginx) e US (Apache). Como o servidor BR tem menos recursos, gostaria de usá-lo apenas como servidor de conteúdo estático. Mas do que apenas dizer ao navegador para armazenar conteúdo localmente, queria que o Nginx salve arquivos .jpg,.png,.css,.html, etc no próprio servidor BR. Isto seria mesmo possível? Eu instalei o Ngnix e configurei no servidor BR, mas apareentemente nada está sendo salvo no diretório que deveria. Eis como está configurado: http { proxy_buffers 8 8k; proxy_temp_path /tmp/nginx_proxy/; proxy_cache_path /var/cache/nginx levels=1:2 keys_zone=microcache:100m max_size=1000m; .............. } location ~* .(jpg|jpeg|png|gif|ico|css|js)$ { proxy_pass http://servidor.us:80; proxy_set_header Host $http_host; proxy_cache microcache; expires 365d; } Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucasOliveira Postado Março 15, 2014 Compartilhar Postado Março 15, 2014 Sei que pode parecer meio idiota. Mas o server Br está a frente do apache? Respondendo as requisições? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Março 15, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 15, 2014 Sim, Lucas, está. A ideia é servir conteúdo do servidor BR e deve ser redirecionado para o servidor US somente se o conteúdo requisitado não estiver no cache. Não sei se tem sentido ou estou querendo reinventar a roda, já que o próprio navegador custuma ele mesmo salvar conteúdo no PC do usuário se o servidor retorna um cabeçalho adequado que diz que o conteúdo não sofreu alteração. Enfim, queria saber de algum usuário mais experiente, se usando o Nginx para manusear conteúdo estático faz ou não diferença se o conteúdo é cacheado em servidor BR. Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EuMarcos Postado Março 15, 2014 Compartilhar Postado Março 15, 2014 Vai uma dica mais interessante: http://blog.unixy.net/2010/07/how-to-build-your-own-cdn-using-bind-geoip-nginx-and-varnish/ Utilizo em produção aqui, seguindo a dica deles. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Março 15, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 15, 2014 Não me serve, já que vai ser usado em vários domínios já em produção. Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Março 16, 2014 Compartilhar Postado Março 16, 2014 O Nginx em servidor BR como proxy de US é tiro no pé Jaime. Se fosse Varnish nesse BR com conteúdo com alta TTL(> 15min), aí sim, mas do contrário você vai ter um aumento significativo na latência. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Março 16, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 16, 2014 O Nginx em servidor BR como proxy de US é tiro no pé Jaime. Se fosse Varnish nesse BR com conteúdo com alta TTL(> 15min), aí sim, mas do contrário você vai ter um aumento significativo na latência. Então acha que somente CDN seria uma solução? Sem falar que alguns sites estão não nos US, pior ainda: na Alemanha. Para meu caso CDN não é viável para muitos sites devido ao alto custo, mesmo com relativamente pouco tráfego. Além disso usar Nginx ou Varnish seria de configuração mais simples e fácil de implementar em vários domínios. Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Março 16, 2014 Compartilhar Postado Março 16, 2014 Então acha que somente CDN seria uma solução? Sem falar que alguns sites estão não nos US, pior ainda: na Alemanha. Para meu caso CDN não é viável para muitos sites devido ao alto custo, mesmo com relativamente pouco tráfego. Além disso usar Nginx ou Varnish seria de configuração mais simples e fácil de implementar em vários domínios. Com certeza. Vide os casos de sucesso do CloudFlare :) Eu tenho um hábito de em meus projetos por CSS/img/js em subdominios, tais como media-css.domain media-js.domain media-img.domain. Assim fica mais fácil de migra-los para servidores diferentes. Mas o servidor do webiste e do css é importante que fique o mais próximo possìvel do usuàrio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados