Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nginx Como Proxy E Cache De Servidor Remoto

Posts Recomendados

Tenho 2 servidor BR (Nginx) e US (Apache). Como o servidor BR tem menos recursos, gostaria de usá-lo apenas como servidor de conteúdo estático. Mas do que apenas dizer ao navegador para armazenar conteúdo localmente, queria que o Nginx salve arquivos .jpg,.png,.css,.html, etc no próprio servidor BR. Isto seria mesmo possível?

Eu instalei o Ngnix e configurei no servidor BR, mas apareentemente nada está sendo salvo no diretório que deveria.

Eis como está configurado:

http {
         proxy_buffers 8 8k;
         proxy_temp_path  /tmp/nginx_proxy/;
         proxy_cache_path /var/cache/nginx levels=1:2 keys_zone=microcache:100m max_size=1000m;
         ..............
}

location ~* .(jpg|jpeg|png|gif|ico|css|js)$ {
          proxy_pass http://servidor.us:80;
          proxy_set_header Host $http_host;
          proxy_cache microcache;
          expires 365d;
}

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Lucas, está.

A ideia é servir conteúdo do servidor BR e deve ser redirecionado para o servidor US somente se o conteúdo requisitado não estiver no cache.

Não sei se tem sentido ou estou querendo reinventar a roda, já que o próprio navegador custuma ele mesmo salvar conteúdo no PC do usuário se o servidor retorna um cabeçalho adequado que diz que o conteúdo não sofreu alteração.

Enfim, queria saber de algum usuário mais experiente, se usando o Nginx para  manusear conteúdo estático faz ou não diferença se o conteúdo é cacheado em servidor BR.

Link para o comentário

O Nginx em servidor BR como proxy de US é tiro no pé Jaime.  Se fosse Varnish nesse BR com conteúdo com alta TTL(> 15min), aí sim, mas do contrário você vai ter um aumento significativo na latência.

Então acha que somente CDN seria uma solução? Sem falar que alguns sites estão não nos US, pior ainda: na Alemanha.

Para meu caso CDN não é viável para muitos sites devido ao alto custo, mesmo com relativamente pouco tráfego.

Além disso usar Nginx ou Varnish seria de configuração mais simples e fácil de implementar em vários domínios.

Link para o comentário

Então acha que somente CDN seria uma solução? Sem falar que alguns sites estão não nos US, pior ainda: na Alemanha.

Para meu caso CDN não é viável para muitos sites devido ao alto custo, mesmo com relativamente pouco tráfego.

Além disso usar Nginx ou Varnish seria de configuração mais simples e fácil de implementar em vários domínios.

Com certeza. Vide os casos de sucesso do CloudFlare :)

Eu tenho um hábito de em meus projetos por CSS/img/js em subdominios, tais como media-css.domain  media-js.domain media-img.domain. Assim fica mais fácil de migra-los para servidores diferentes.  Mas o servidor do webiste e do css é importante que fique o mais próximo possìvel do usuàrio.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?