Visitante Alejandro Postado Dezembro 23, 2010 Compartilhar Postado Dezembro 23, 2010 Hoje navegando na web entrei no Yahoo e vi essa materia muito interessante ate vou postar aqui para o pessoal... Sábado passado fui ver o filme “A Rede Social”, sobre a criação e os problemas iniciais do Facebook. Além das questões éticas exibidas, que não irei abordar aqui, o filme dá muitas dicas de como montar uma empresa, o que fazer e o que não fazer para ela dar certo. Começo pequeno Todas as grandes empresas de Internet começaram pequenas, com poucos recursos e foram crescendo graças ao talento e criatividade dos fundadores. Nenhum deles tiveram medo de inovar e ir onde nenhuma outra grande empresa tinha ido. Progresso se faz assim. O primeiro investimento do Facebook foi de mil dólares e o segundo, 18 mil. O filme fala também da criação da Victoria’s Secret, como ela nasceu pequena e a partir de uma necessidade individual e pouco investimento se tornou uma marca mundial. Se você acompanha o mercado de informática, vai ver que todas as grandes empresas e sites começaram assim. Escolha os sócios A escolha dos primeiros sócios é fundamental para o sucesso de uma empresa. No livro Hackers and Painters, Paul Graham aborda isso no artigo “What Startups Are Really Like” (O que são realmente empresas iniciantes de Internet) quando diz que prefere escolher como sócio amigos com caráter do que alguém com habilidades. Ele fala que no ambiente de uma empresa pequena (startup) a relação é quase um casamento. Escolha pessoas motivadas, inovadoras e com vontade de trabalhar, pois o começo não é fácil e requer muito esforço. Contatos Ter contatos é fundamental para vender a ideia. Quando o Facebook ficou no ar pela primeira vez, a lista de contatos das pessoas foram usadas para divulgar o projeto. Além da divulgação, contatos na área de investimentos e de outras empresas do mesmo setor ajudam bastante. Vide os conselhos do Sean Parker para Mark Zuckerberg mostrados no filme. Esteja no lugar certo Nos Estados Unidos, o lugar é o Vale do Silício. No Brasil infelizmente não há um lugar específico, mas São Paulo, por ser o centro financeiro e concentrar o maior tráfego de Internet do país (xxxlink do ptt-br) pode ser o lugar. O filme fala que para a empresa crescer, tem que estar no Vale. Já conheci empreendedores em Nova York que estavam em busca de investimentos e a primeira pergunta dos investidores era: “Você se mudaria para o Vale?”. Após a resposta, a negociação começava. Foco A famosa frase: “o seu foco determina sua realidade” não podia ser melhor demonstrada no filme. Mark estava totalmente imerso na programação do site, adicionando novos recursos e garantindo que o mesmo não saísse do ar com sobrecarga de acesso que o sucesso do projeto foi meteórico. Motivação A cena da corrida de Mark na neve de sandálias para adicionar uma funcionalidade ao Facebook após ouvir de um amigo que as pessoas não carregam crachás com seu status de relacionamento, mostrou o quão motivado ele estava para dar mais esse diferencial ao site. Ele não esperou para calçar uma bota de neve, mas foi correndo por em prática a ideia. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Mire alto O diálogo do filme de que ganhar um milhão de dólares é legal, mas o mais legal é ganhar 1 bilhão, mostra que quem mira alto e trabalha duro, consegue chegar lá. A famosa frase “você é do tamanho do seu sonho” também se encaixa aqui. Escolha o nome A escolha do nome de um produto é também importante para o sucesso. O filme mostra que o nome inicial era “The Facebook”, mas devido a um conselho do Sean Parker, o “The” foi removido, ficando apenas Facebook. Vejam que não existem “The Apple”, “The Yahoo!”, “The Google”. Um nome simples e fácil de ser lembrado vai ajudar na propagação da ideia. Use seu conhecimento Saber é importante, mas usar o que sabe para fazer coisas grandes é mais importante ainda. Uma pessoa vai ser lembrada pelos seus feitos e não pelo seu conhecimento puro. Ninguém foi contratado pelo que achava que podia fazer, mas pelo que já tinha feito. O filme mostra uma cena de um programador sendo contratado após burlar esquemas de segurança de uma rede. O filme possui também cenas em que são explicados com detalhes técnicos algumas funcionalidades do site e como ele foi criado e, além disso, é um filme divertido e que prende a atenção do espectador. Link da Materia: A Rede Social[url=http://colunistas.yahoo.net/colunistas/17/index.html] Link para o comentário
little_oak Postado Dezembro 23, 2010 Compartilhar Postado Dezembro 23, 2010 Me deu um empurrão... rsrsrsrs, sempre quis saber o que de fato faria a diferença em um empreendimento no estilo facebook. Esse spoiler veio em boa hora :P Bope2 eu não assisti pois em spoiler percebi que Não estava perdendo TAAAANTA coisa assim, mas este eu vou e soma e muito na vida de um empreendedor :P Link para o comentário
Tiffany Postado Dezembro 24, 2010 Compartilhar Postado Dezembro 24, 2010 eu sou viadinha e quase choro com textos sobre/de empreendedores de sucesso hahaha tô trabalhando no atendimento da apple e vez ou outra mostram vídeos do steve jobs no treinamento... foda segurar a emoção hahaha Link para o comentário
dragon Postado Janeiro 4, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 4, 2011 A parte dos SÓCIOS: pô, sei lá entende! Tenho 4 pés atrás quando o assunto é ter sócios, ainda mais brasileiro (desculpem.. aquele papo de "não desisto nunca" é para boi dormir). Negócios FAMILIARES já dão problema. Eh filho matando pai, é pai matando filho.. putz. Imagine entre "colegas" e desconhecidos. No mais, tem idéias legais, sim! Valeu! Link para o comentário
Posts Recomendados