Administração AngelCosta Postado Agosto 17, 2009 Administração Compartilhar Postado Agosto 17, 2009 Muitos de vocês, além de hospedar site, também os desenvolve. E sempre que meu Windows é formatado (coisa de uma vez ao mês, rs), minha primeira instalação é meu servidor web local. Faço isso para poder testar scripts e outros recursos de servidor. Não há quem aguente ficar enviando arquivo via ftp a cada alteração. E uma vantagem de ter seu servidorzinho local é poder simular o mesmo ambiente do seu servidor online. Então, vamos lá! PS: Alguns de vocês podem me dizer que existem combos prontos para uso como o XAMPP, PHPTriad e outros. O objetivo aqui é fazer o passo-a-passo para você entender como as coisas funcionam. Testado e instalado em Windows XP com SP3. Apache Vamos instalar a versão mais recente de todos os softwares, por isso o link vai ser para a seção de downloads de arquivos binários do Apache. Procure a versão mais recente no formato: apache_x.x.xx-win32-x86-no_ssl.msi, onde x.x.xx indica a versão. Baixe e execute o arquivo. Instalando Testando a instalação Pronto. Apache instalado. Você vai notar ao lado do seu relógio um ícone . Se ele estiver verde, é sinal de que tudo correu bem (se houver um ponto vermelho, houve algum problema). Agora teste sua instalação, acesse: http://localhost. Deve aparecer uma tela simples com a frase “It works!” (Funciona!). Configurações Seu apache está pronto. Mas algumas funções que a maioria dos programas usa não está disponível. Vamos configurar algumas coisas: Vá para a pasta onde o apache foi instalado (o padrão é Arquivos de programasApache Software FoundationApache2.2) e abra a pasta CONF; Abra o arquivo HTTPD.CONF com o bloco de notas (clique com o botão direito do mouse e escolha abrir com… e depois escolha 0 bloco de notas); O apache carrega vários módulos ao iniciar. Ele vem com alguns módulos carregados automáticamente por padrão. Para habilitar um módulo basta “descomentar” (remover o # na frente da linha). Então descomente: LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so (Possibilita o uso de URLs amigáveis); Por padrão, o servidor procura sua raiz de documentos (os sites, por assim dizer) na pasta Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs. Mas eu gosto de apontar para outro lugar (meu HD é particionado), de modo que independente de apache, meus sites locais fiquem sempre acessíveis. Você pode criar uma pasta dentro de meus documentos ou apontar para qualquer lugar que desejar: Procure por: DocumentRoot “C:/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs” Troque pelo caminho da pasta que desejar. Mas lembre de usar caminhos inteiros e não atalhos: em vez de Meus documentos/www, use C:/Documents…. Agora, troque também mais embaixo onde tem <Directory “D:/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs”>. Onde tem o caminho antigo, coloque o novo, como fez na linha acima. Salve e feche o arquivo. NÃO ESQUEÇA DE USAR BARRAS NORMAIS (/) E NÃO INVERTIDAS (). Recomendo descomentar a linha Include conf/extra/httpd-autoindex.conf, para poder ter uma visão mais detalhada do índice de arquivos. Clique duas vezes no ícone do apache e clique em restart para reiniciar o servidor; O apache reiniciará e ícone voltará a ficar verde, se correr tudo certo. Se você alterou a localização da pasta de documentos do apache: Você pode baixar este arquivo e colocar na pasta criada para ver se a instalação funcionou. Nós voltaremos a fazer configurações no apache quando instalarmos o php e o phpmyadmin. Amanhã, instalaremos o php. Dúvidas? Postem os comentários. Atualização: Para permitir o uso de arquivos .htaccess, procure por: Options FollowSymLinks AllowOverride None Order deny,allow Deny from all Altere a linha AllowOverride None para AllowOverride ALL O post Instalando Apache, PHP, MySQL e PhpMyadmin no Windows – I apareceu primeiro em Portal do Host. 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados