nando Postado Março 7, 2012 Compartilhar Postado Março 7, 2012 Se você tem um blog ou site sem fins lucrativos, é melhor ficar de olho no conteúdo. Especialmente se forem clipes do YouTube, os "embedados", já que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) está cobrando uma taxa mensal para portais, blogs e sites feitos por colaboradores que utilizam os códigos de incorporação dos vídeos nas postagens. O motivo seria por violar os direitos autorais dos responsáveis pelo vídeo. O caso foi noticiado pelos rapazes do blog Caligraffiti, que receberam na última terça-feira (06/03) um e-mail da entidade arrecadadora avisando que teriam de pagar direitos autorais pelos vídeos do YouTube e do Vimeo que apareciam na página do grupo. O Caligraffiti é um blog sobre design, arte, tecnologia e cultura. Tem boa visibilidade (cerca de 1.000 a 1.500 acessos por dia), mas não rende lucro para nenhum de seus sete colaboradores. A chamada para anúncios no lado direito do blog é voltada apenas para troca de apoios, e cada um dos blogueiros tem seu próprio emprego. Para uma página sem fins lucrativos, como é o caso do Caligraffiti, o valor cobrado pelo Ecad é de R$ 352,59 mensais. O blog dos designers foi classificado na categoria de webcasting, ou seja, transmissão de programas originários da própria internet. Outros tópicos envolvem o podcasting (trechos de programas publicados na internet que podem ser baixados em mp3), simulcasting (transmissão simultânea inalterada) e ambientação de sites (uso de fundo musical no site). Todas essas informações foram enviadas pelo própro ECAD por e-mail a Uno de Oliveira, um dos responsáveis pelo blog que, sem saber da existência da cobrança, entrou em contato com o escritório do ECAD, em São Paulo. "Eles disseram que o YouTube paga [os direitos autorais], pois é um transmissor, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar. O Ecad está dentro da lei, não está cobrando indevidamente, mas essa lei é totalmente defasada. Eles se baseiam nela para criar alguma brecha e ganhar mais dinheiro e vão contra um princípio básico da internet: o de compartilhar e divulgar as coisas", criticou o designer. Por orientação de advogados, enquanto o caso é analisado, Uno tirou o Caligraffiti do ar na semana passada. O designer publicou na última sexta-feira (02/03) que voltou após conversar com "blogueiros, advogados especializados e formadores de opinião" e "todos concordam que esse tipo de atitude inibiria a blogosfera brasileira, que utiliza muito material compartilhado de grandes canais de vídeo online. Por opiniões unânimes decidimos recolocar o site no ar e encarar a briga, caso realmente eles queiram isso". Fonte: olhardigital Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Março 8, 2012 Compartilhar Postado Março 8, 2012 A empresa que faço estágio paga mais de 2 mil reais para o ECAD pra um evento de 5 dias... Se não pagar eles podem até tentar fechar o evento ou no caso o site. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Santos Postado Março 8, 2012 Compartilhar Postado Março 8, 2012 so faltava essa!, mais eles tem esse poder de retirar um site fora do ar? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados