Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o que é o Ubuntu?

Posts Recomendados

Achei interessante este artigo no vivaolinux e estou aqui a compartilhar com todos.

Parte 1:

Indiscutivelmente o Ubuntu é a distribuição mais comentada, a mais usada, a que mais cresce anualmente e a que abre as portas para o mundo do software livre que muitos estão descobrindo e se encantando. A palavra Ubuntu significa uma ideologia ética sul-africana focada no compromisso e relações entre as pessoas.

A palavra vem das línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é visto como um conceito tradicional africano, é tratado como um dos princípios fundamentais da nova república sul-africana e é conectado à ideia de um renascimento africano. Essa ideia foi primeiramente difundida pelo arcebispo Desmond Tutu:

"Uma pessoa com Ubuntu é aberta e disponível aos outros, assistente aos outros, não se sente ameaçada por outros que são capazes ou bons, uma vez que ele ou ela tem uma autoconfiança que vem do saber que ele ou ela pertence a um conjunto maior e é diminuído quando outros são humilhados ou diminuídos, quando outros são torturados ou oprimidos."

Todo esse profundo sentimento esta sintetizado nesta palavra que dá nome a esta distribuição que alguns insistem em classificá-la como sendo qualquer outra coisa mas jamais um sistema operacional Linux genuíno.

Poder-se-ia imaginar esse tipo de comentário vindo dos irredutíveis e ardorosos fãs e usuários do outro sistema operacional muito famoso por possuir a preferencia mundial no desktop. Mas surpreendentemente isso é dito por pessoas que utilizam o mesmíssimo kernel que é o âmago ou o cerne de qualquer uma das 100 principais distribuições que constam na lista da "Distrowatch", cujo primeiro lugar cabe curiosamente ao Ubuntu.

Essas pessoas ficam chateadas pela facilidade que a distro apresenta, principalmente para os iniciantes que veem nesta última uma certa familiaridade com aquele sistema operacional supracitado. E devido a isto ele é mal visto e há quem se expresse da seguinte forma:

"Concordo com os que separam Linux e Ubuntu. Linux é uma coisa, Ubuntu é outra. Linux é personalizar, criar, hackear (no sentido original da palavra), modificar, estender, entender. Ubuntu é usar Desktop, usar um Gnome in-the-box, aplicativos "novos" em uma plataforma diferente, coisa de quem já usa outro Desktop gráfico." (13/07/2010 - Revista info)

Há uma matéria curricular excepcional chamada "Raciocínio Lógico" no qual ajuda a não nos deixarmos enganar por raciocínios ambivalentes como o mencionado acima. Quer um exemplo?

O brasileiro é bom de bola e tem o maior jogador de todos os tempos cujo nome é Pelé. Logo, isso significa que todo brasileiro é bom de bola?

A começar por mim essa afirmativa é totalmente falsa. Pra quem tem acima de 30 anos deve se lembrar de uma propaganda veiculada no final dos anos 80 de uma marca de shampoo que tinha como slogan: Denorex tem cheiro de remédio, tem cor de remédio, parece remédio, mas não é.

Simples assim! O nosso colega do comentário equivocou-se achando que por ser "fácil" não é Linux. Por ter muitos usuários não é Linux. Por ter um ambiente gráfico não é Linux. Por ser mencionado inúmeras vezes em revistas especializadas não é Linux. Por se rivalizar com o outro S.O não é Linux.

Enfim, o nosso colega parece não saber que se não gostar do Gnome tem o KDE. Se nenhum dos dois agradar, temos o XFCE. E caso também não gostar temos o LXDE e alguns outros e se não tiver jeito; o que acho pouco provável, pode-se usar somente o modo texto. Ufa! Se este também não agradar, o melhor a fazer é desistir e ficar mesmo com o S.O. do Bill Gates.

Seja o Fedora, openSUSE, Slackware, Poseidon, Puppy o que for, o ambiente gráfico será um destes mencionados, e em breve teremos o Unity que será lançado em Abril de 2011 e é a nova aposta da Canonical e se vai agradar ou não, só o tempo irá dizer. Acho que isso vem ao encontro das palavras (modificar, estender, entender) da visão do nosso querido colega do que seja Linux.

A Ford fabrica carros, a Fiat também. Embora tenham modelos e características diferentes uma da outra, o fato é que o produto individual deles não é algo diferente (no sentido original da palavra). Ou seja, se tem forma retangular com quatro rodas, motor e portas é carro, não adianta querer chamar de carroça, pois não é.

O nosso colega também esqueceu ou não sabe que não foi a Microsoft que inventou a GUI pra PC doméstico, e sim a Xerox. E ainda por cima esta comparando o terceiro com o primeiro, esquecendo de mencionar o Mac tão aclamado pela elite e segundo certas estatísticas é o segundo sistema operacional mais usado no mundo e sequer foi mencionado. Que indelicadeza!

Mas se o nosso colega quer mesmo "hackear" eu sugiro primeiro ler o livro "Universidade Hacker" pra entender certos conceitos e desmitificar certas idiotices do imaginário popular onde reina o estereótipo do nerd num quarto escuro e com uma tela preta e uns comandos e basta um enter e o mundo inteiro então fica em suas mãos. Ou seria dedos?

Enfim, muito legal no cinema, mas na vida real isso está muito longe de ser verdade e nem vou entrar no mérito da questão, pois é chover no molhado e quem conhece o assunto sabe muito bem do que estou falando.

Com exceção dos administradores de rede em que o servidor seja Linux, a ideia de ficar somente em modo texto é algo que até o Linus Torvalds torce o nariz. Ele usa o Fedora e pelo muito pouco que sei utiliza o Gnome como ambiente principal, embora a distro também disponibilize um release com o KDE, algo muito democrático e a cara do Linux: pluralidade, liberdade de escolha e por que não facilidade?

Parte 2:

Que todos nós temos a necessidade de nos sentirmos diferentes e apreciados pelas nossas habilidades, isso é totalmente natural e compreensível. Algo inerente a qualquer ser humano. Mas quando intencionalmente dificultamos as coisas só para parecer ser mais inteligente e diferente que os outros soa como mesquinharia e autoafirmação desmedida.

Eu sou um usuário avançado de Linux e utilizo Ubuntu, embora tenha usado Slackware (que é o Ubuntu pelo avesso), durante um tempo e de certa forma tenha domado a fera. Não vi vantagem nenhuma em ficar garimpando codecs, plugins e afins, só pra ficar com o ar de que "eu sou o cara"!

Crio shell script pra automatizar; da maneira que quero, certas rotinas no Ubuntu da mesma forma que criei shell pra subir minha configuração wireless no Slack. O conhecimento, a aplicabilidade e a linguagem e os comandos são praticamente os mesmos, com raras exceções! Estudo Linux independente de distribuição, mas isto não significa que eu não deva ter minha distro preferida. E aí vem um cara num site de informática de uma revista conceituada nacionalmente, expressar essa bobagem de que Ubuntu não é Linux? "Hackear" o que? Isso nem é verbo!

E na realidade o Ubuntu só é fácil pra quem tem uma certa familiaridade com o pinguim. Falar em particionamento pra usuário 100% M$ é o mesmo que convidá-lo para um salto livre de 'Base Jump' em um avião a 4.500 metros de altura e cair em queda livre a uma velocidade de 160 km/h. O cara treme na base! (Nunca fiz isso mas se tiver oportunidade e alguém me convidar eu tô dentro! :). Não são eles os primeiros a dizerem que 98% do planeta usa o MS, pela lógica isso significa que a imensa e esmagadora maioria vão dizer que kernel é um cantor sertanejo do Usbequistão em turnê no Afeganistão. E ainda querem que o Linux seja uma caixa preta pra usuário final?

O muro de Berlim e a URSS já não existem mais, será que esqueceram de dizer a essas pessoas que a boa comunicação é aquela em que todos se entendem ou que se faz entender? Facilidade é bem vinda mesmo para aqueles que sabem fazer do jeito difícil. O tempo que se perde com coisas que podem e devem ser automatizadas, se ganha em produtividade e ampliação em conhecimento em outras áreas. Ninguém perde! Na verdade todos ganham. E convenhamos o Ubuntu é a prova de que simplificar dá muito mais retorno do que complicar, pois afinal quem vive de pose é modelo!

E agora a resposta óbvia: Sim, o Ubuntu é um legítimo Linux! É o que atestam nomes como Mark G. Sobell, Linus Torvalds, Jon "Maddog" Hall e a comunidade o trata e o considera assim. Eles testificam isso e não é a opinião de meia dúzia de "puristas" descontentes que vai mudar isso. Esse detalhe com certeza não vai mudar a sua vida e muito menos a minha. No entanto, diante de afirmações estúpidas um esclarecimento se faz necessário nessa ou em qualquer outra área, pois a verdade precisa e deve sempre prevalecer.

Por: Lúcio M.V.Silva

Link: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Afinal-o-que-e-o-Ubuntu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tem uma noção básica de linux, da pra usar o Ubuntu, mas se não tiver já sabe desiste em 30 dias.

Apenas que muita gente vem migrando agora que sabem que tem como instalar produtos da MS e outro .exe graças ao wine.

Um exemplo Word 2007 sendo instalando no Ubuntu.

http://www.totalsimage.com/images/390Captura_de_tela.png

Link para o comentário

Pra quem tem uma noção básica de linux, da pra usar o Ubuntu, mas se não tiver já sabe desiste em 30 dias.

Apenas que muita gente vem migrando agora que sabem que tem como instalar produtos da MS e outro .exe graças ao wine.

Um exemplo Word 2007 sendo instalando no Ubuntu.

http://www.totalsimage.com/images/390Captura_de_tela.png

Discordo!!!

Não tinha noção de linux, comecei a usar o Ubuntu e usei o mesmo mais de uma ano. Hoje utilizo o Linux Mint que é derivado do Ubuntu.

Link para o comentário

Eu utilizei o Ubuntu por 1 ano e meio sem dual boot.

Só voltei pro windows quando voltei a jogar, Dirt 2. Infelizmente não rodou muito bem com o wini, pois minha placa de vídeo é onboard.

Sei que ainda poderia usar o ubuntu e só usar o windows na hora de jogar, mas isso torra a paciencia.

Vale a pena mudar para Linux se você conseguir levar suas ferramentas ou achar alternativas boas, o que é bem fácil.

Sobre o Ubuntu, não achei o Unity muito legal, vai ser uma boa briga Gnome x Unity.

Mas ainda sou fan do Ubuntu, principalmente por ser a porta de entrada para os usuários do windows.

Link para o comentário

Redirect, eu uso o Photoshop aqui só pra editar projetos existentes, o resto faço tudo no Gimp, mesmo sendo windows e podendo usar outros, uhdauda..

No início achei ruim também, mas depois vai acostumando!

Link para o comentário

Eu estou pensando em migrar para o Ubuntu, ainda mais depois dessa nova versão 11.04. Só falta achar algum substituto/clone para o Fireworks MX, já experimentei o Gimp e não gostei dele.

Existe um programa chamado Pixel (http://www.kanzelsberger.com) que tem bastante ferramentas. Poderia testa-lo. O preço do mesmo não é caro.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?